quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

É da Paraíba! Litoral Sul e Costa do Conde


Um cantinho do nosso litoral que é reconhecido como um dos mais pelos de todo o nordeste, este é o litoral sul da Paraíba, formado pelas praias da Costa do Conde e Pitimbu - com cerca de 70 km de águas mornas e paisagens diferentes que encantam todos os turistas que as visitam. O isolamento de praias como Arapuca a badalação diurna da Praia Bela e Coqueirinho; do naturismo de Tambaba a mansidão da Praia do Amor; certamente você irá escolher a seu lugar preferido dentre as tantas opções para curtir o sol e o mar do verão.

+++Curta nossa fanpage no facebook
Nosso passeio pelas praias do litoral sul paraibano começa pela rodovia Min. Abelardo Jurema, ou  PB-008, principal via de acesso do turista que está em João Pessoa. A PB-008 tem início nas proximidades da Estação Ciência Cultura e Artes em, João Pessoa, e passa por belos cenários verdes contratados pelo azul do mar visto de longe, passando pelas entradas de praias como Seixas, Penha, Aratu, Jacarapé e do Sol, ainda na capital paraibana, até chegarmos no município do Conde, nas praias da Barra de Gramame, Amor e Jacumã, onde foi construído um binário (binário de Jacumã) que dá a opção do turista seguir para a referida praia, distrito e centro comercial e turístico da região, ou partir para outros destinos, como Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho, seguindo por Arapuca e Tambaba, que pertencem a Costa do Conde e praia Bela, praia Azul e as demais do município de Pitimbu.

1- Entrada da praia de Jacumã; 2- Barcos de pescadores na praia do Amor; 3- Descida para acesso à praia de Carapibus; 4- Vista panorâmica do litoral sul paraibano.

Já falamos aqui no blog sobre várias das praias do litoral sul paraibano e suas opções de lazer e estada. Nem por isso, deixaremos de informar algumas dicas de passeios e programações que envolvem nosso belo litoral sul. Planejando sua viagem é importante dizer que as hospedagens da região seguem o padrão rústico praiano, muitas delas possuem um padrão mais econômico de atendimento, como a Pousada dos Arcos em Jacumã, que oferece ambiente mais simples, nem por isso deixa a desejar em limpeza e cordialidade dos proprietários; há também opções de maior conforto e sofisticação, como a Pousada bem-te-vi, praia de Tabatinga, uma das mais bem avaliadas no portal tripAdvisor, que mesmo estando mais longe da praia, possui ótimos serviços e infraestrutura para recebê-los.
Em relação a programação local há muito para curtir e aproveitar. Percorrer as principais praias da região é possível em um passeio de buggy que acomoda até dois casais (4 pax) ou jeep - o encontro do rio com o mar na barra de Gramame; passar embaixo da pedra furada em praia do Amor faz com que casais se apaixonem eternamente; convite a um belo banho de mar em Carabipus e Tabatinga; ou deliciar as maravilhas gastronômicas em Coqueirinho; quem sabe vivenciar o naturismo na conhecida Tambaba?; ou simplesmente descansar com os pés na água do maceió da praia Bela são exemplos de atividades únicas que o litoral paraibano pode propiciar.


1- Falésias da praia de Coqueirinho; 2- Vista da praia de Arapuca/Tambaba na Costa do Conde 3- Beira-mar de Praia bela; 4 - Formação rochosa no litoral paraibano.

Mas não para por aí, visitando essas praias dá para escolher a preferida e voltar no dia seguinte ou, quem sabe, conhecer outros lugares do litoral sul. O Haras do Mar oferece passeios a cavalo a beira-mar; aos aventureiros percorrer o litoral em trilhas e caminhadas pela Área de Proteção Ambiental de Tambaba é possível contratando os serviços  no Restaurante A Arca de Bilú na entrada da praia de Tambaba; na Casa do Doce, no Assentamento Tambaba o turista pode degustar e comprar doces dos mais variados sabores feitos com tradição e carinho; fazer um rápido passeio de canoa pelo maceió de praia Bela, ou; quem sabe passar por uma experiência vivencial na Aldeia Macuxi, no vale do rio Gurugi em Jacumã, o lugar é conhecido também como pantanal paraibano e recebe visitantes que buscam maior contato com os elementos da natureza.

Não deixe de ver também as resenhas relacionadas aos lugares citados aqui na postagem:

51. Praia Bela, Pitimbu.

Em cima das falésias da praia de Tambaba/Arapuca, contemplando as belezas do litoral sul paraibano

Placa na comunidade rural sítio Tambaba - Casa do Doce e Roteiro Rural.
Praia Bela, Pitimbu-PB.

Coqueiro símbolo da praia de Tambaba, Costa do Conde.

0 comentários:

Postar um comentário