terça-feira, 8 de maio de 2012

28. Parque Zoobotânico Arruda Câmara


O Parque Zoobotânico Arruda Câmara ... ou, simplesmente 'Bica'. É uma área verde situada no coração de João Pessoa, entre os bairro do Róger e Tambiá. O Parque é amplamente visitado principalmente nos finais de semana quando muitas famílias e casais procuram um espaço verde onde é possível respirar um ar puro, escutar o canto dos pássaros e ver o voo das borboletas mesmo na região central da capital.

Entre várias trilhas e ambientes diferentes o visitante é convidado a contemplar espécies da fauna e da flora do nosso país e de fora dele também. O Recinto das Aves é um espaço bastante amplo exclusivo para as aves de pequeno porte onde os visitantes é convidado a entrar e fazer uma pequena trilha guiada no local. Logo após o Recinto das Aves o visitante verá uma imponente (escultura) cobra,  trata-se da Casa dos Répteis, neste espaço encotram-se várias espécies de cobras e lagartos em pequenos aquários que imitam seus habitats na natureza. Na área dos grandes felinos muita agitação do leão e das leoas ao se prepararem para o delicioso almoço, enquanto as onças estavam reclusas e tímidas em suas jaulas. Na ala dos pequenos mamíferos muita preguiça no início da tarde das raposas e dos macacos - mas em geral não é assim, cães selvagens, gatos do mato, primatas e outros mamíferos até gostam de se exibir para os frequentadores.  Não esqueça de visitar o belo orquidário e a estufa com grande variedade de plantas.
Mapa do Parque Arruda Câmara - Bica. Fonte: Administração do Parque.

 
Pensa que acaba por ai? Não deixe de conhecer a Fonte Tambiá (bica) - que além de batizar popularmente a área ela é alvo de uma bela e trágica lenda sobre o amor entre a índia Aipó e o índio Tambiá de tribos rivais. Conta a estória que após a morte de seu amado a bela índia chorou durante 50 luas dando origem a inesgotável fonte. E para quem quer caminhar um pouco mais não saia do parque sem antes ir até o lago das Cinco Fontes, onde é possível andar no pedalinho e ter um momento romântico ou em família.
 
Mesmo aqueles que não gostam de zoológicos deveriam visitar o Parque, nele não há apenas espécies trancadas em gaiolas e minúsculos espaços. Os que estão presos podem contribuir para fins científicos e a educação ambiental dos visitantes - auxiliando na conservação dessas espécies na natureza. Além disso, algumas espécies caminham livremente nas trilhas e isto foi o que mais me chamou atenção durante meus passeios na Bica -  as medrosas cutias, os tranquilos e imponentes pavões e, até mesmo, alguns pequenos primatas soltos no parque.

+ Informações:
- A entrada na Bica custa o valor simbólico de R$1,00.
- Horário de visitas: 07h30 às 17horas de terça-feira à domingo (bilheteria aberta até as 16h00).
- Não é permitida a entrada de pessoas sem camisa, com bebida alcoolicas, fora do horário, equipamentos de som, portando animais domésticos ou silvestres.
- Em 2012 a Bica completou 90 anos de existência, por isso, já faz alguns anos que ele vem recebendo investimentos em estrutura e no conforto de seus ''moradores''. Recentemente foi anunciado mais um animal que irá residir neste belo lugar - trata-se da Elefanta Lady - doada pelo Circo Europeu em passagem por João Pessoa.








1- Área dos macacos. 2- Cotias passeiam livres no parque. 3- Salamandra no espaço reptéis (Serpentário).

0 comentários:

Postar um comentário