domingo, 1 de dezembro de 2013

Calendário de Eventos da Paraíba 2014



Calendário de Eventos da Paraíba - trazemos para nossos leitores a agenda dos principais eventos artísticos, religiosos, esportivos e gastronômicos da Paraíba. Como, muitas vezes, a programação dos eventos são divulgadas próximo a data de sua realização, traremos, sempre que possível, a atualização deste calendário.

Fique ligado, convide os amigos e programe sua agenda!
Janeiro      

O ano já começa com muito agito e diversão com festivais e shows de verão, é tempo do Salão de Artesanato da Paraíba (João Pessoa), das atrações nacionais do Extremo Cultural, do Fest Verão, além das tradicionais festas populares como a Festa da Luz em Guarabira.

- Festival Extremo Cultural
Categoria: Festival de rua. Entrada: Gratuito.
Quando: 4, 10, 11, 17, 18, 24, 25, 31 de janeiro e 1º de fevereiro.
Local: Ponto de Cem Réis e Praia de Tambaú (Busto de Tamandaré), João Pessoa.
Descrição: O verão de João Pessoa tem programação gratuita para todos os gostos, é o projeto Extremo Cultural, realizado pela prefeitura com programação nos finais de semana de janeiro. Então fique ligado pois a programação vai do samba, sertanejo, MPB até o rock e pop nacional.
 
- Fest Verão, Cabedelo
Categoria: Festival/Show. Entrada: Pago.
Quando: 5, 12 e 19 de janeiro.
Local: Praia de Ponta de Campina/Intermares - Cabedelo.
Descrição: evento que aquece ainda mais o verão com sons de vários estilos como axé, pop, rock e forró. Atrações como  Lulu Santos, Asa de Águia, Babado Novo  (05/01) Claudia Leitte, Ivete Sangalo e Capital Inicial (12/01) e, encerrando o festival, Chiclete com Banana, Saulo Fernandes, Bruno & Marrone (19/01) prometem levar animação a milhares de pessoas na praia de Intermares em Cabedelo. Informações em http://www.facebook.com/FestVerao.

- Festa de Reis/ Nossa Senhora do Livramento, Bananeiras
Categoria: Evento Religioso/ Festa de rua. Entrada: Gratuito.
Quando: 05 e 06 de janeiro.
Local: centro, Bananeiras.
Descrição: Dia 05/01 (domingo) Yegor Gomez, Ranniery Gomes, Forro de Montão. Dia 06/01(segunda-feira) Guto e Forró Universitário, Lucy Alves & Clã Brasil, Niedson Lua.

- Salão de Artesanato da Paraíba,  João Pessoa
Categoria: Exposição/Feira. Entrada: Gratuito.
Quando: 19 de dezembro até 26 de janeiro.
Horário das 15h às 22h.
Local: Jangada Clube, Praia do Cabo Branco, João Pessoa.
Descrição: espaço que divulga o artesanato paraibano. Exposição de artistas locais e artes em cerâmica, barro, madeira, tecido, fibra, dentre outros materiais. Não deixe de visitar e conhecer as belezas do artesanato paraibano.

- Festa Nosso Senhor do Bonfim, Pitimbu
Categoria: Evento Religioso/ Festa de rua. Entrada: Gratuito
Quando: 26 de janeiro.
Local: Pitimbu
Programação da Festa Nosso Senhor do Bonfim 2014:
- Dia 24/01/14 - sexta-feira:Forró da Massa, Banda Grafith e Musa do Calypso.
- Dia 25/01/14 – Sábado: Bicho do Mato, Companhia do Calypso e Forró dos Balas.

- Festa da Luz, Guarabira
Categoria: Evento Religioso/ Festa de rua.
Quando: 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2014.
Local: Igreja de Nossa Senhora da Luz/ Praça Novo Milênio.
Descrição: Procissão, novena, missa são alguns do momentos da programação religiosa da festa. Shows com artistas nacionais estão e entre as principais atrações da programação profana que é conhecida como uma das principais festas do brejo paraibano. Em 2014 alguns nomes confirmados são:  29/01 - Leo Santana e Parangolé // Bonde do Brasil.  30/01 - Aviões do Forró.  31/01 -Saulo Fernandes // Banda Magnificos.  01/02 - Solteirões do Forró // Forró de Griff // Lucy Alves .
Veja abaixo a programação da festa:


Fevereir
Fevereiro inicia já com a prévia do carnaval. Em João Pessoa acontece uma das prévias carnavalescas mais conhecidas do país - o Folia de Rua, com a saída de blocos como Cafuçú, Picolé de Manga, Muriçocas do Miramar, Virgens de Tambaú, dentre outros.

- Folia de Rua 2014, João Pessoa
Categoria: Evento de rua/ Prévia carnavalesca. Entrada: gratuito (alguns blocos cobram o abadá).
Quando: abertura dia 20 de fevereiro de 2014 (quinta-feira). A programação segue nos bairros da cidade com o desfiles dos blocos na semana que antecede os festejos carnavalescos. 
Local: bairros de João Pessoa.
Descrição: Em João Pessoa o carnaval chega mais cedo com o Folia de Rua, dezenas de blocos, dos mais variados tamanhos e públicos, saem pelas ruas da cidade antecipando os festejos carnavalescos. Blocos como Picolé de Manga, Virgens de Tambaú, dos Atletas, Baratas dos Bancários, Anjo Azul e Cafuçú são alguns que participam deste movimento. Um dos primeiros blocos a sair as ruas, no dia 21 de fevereiro, é o Picolé de Manga, que este ano será contagiado pelo Aviões do Forró - o Avião Elétrico e percorrerá a Av. Epitácio Pessoa. Acompanhe a programação oficial do Carnaval de João Pessoa.

- Encontro da Nova Consciência, Campina Grande
Categoria: Encontro Holístico.
Quando: período do carnaval.
Local: Campina Grande
Descrição: Anualmente, durante o período de carnaval, a cidade de Campina Grande se transforma em um espaço para a ciência, a cultura, a arte, as tradições religiosas do mundo. Conta com oficinas, momentos holísticos e shows.


Muriçocas do Miramar 2014 - Alegria campeã do mundo!
- Muriçocas do Miramar 2014- "Alegria campeã do mundo!"
Categoria: Bloco Carnavalesco. Entrada: gratuito.
Quando: 26 de fevereiro "quarta-feira de fogo" (uma semana antes da quarta-feira de cinzas)
Local: concentração na Praça das Muriçocas, Av. Tito Silva, Miramar descida pela Av. Epitácio Pessoa com chegada no Busto de Tamandaré, Tambaú.
Descrição: É o bloco mais tradicional da prévia carnavalesca de João Pessoa e um dos maiores blocos do país - perdendo apenas para o Galo da Madrugada (Recife) e o Cordão da Bola Preta (Rio de Janeiro) em número de foliões. Orquestras de frevo, grupos de maracatu e os estandartes abrem o desfile; O cantor Fuba canta o hino das muriçocas e pede passagem para as outras atrações do bloco se apresentarem; mais de 10 trios elétricos animam a multidão na Epitácio Pessoa; Elba Ramalho, Diana Miranda, Renata Arruda e outros artistas consagrados já se apresentaram no bloco. Em 2014 o bloco trará a cantora participante do 'The Voice Brasil', Lucy Alves como uma das atrações principais; Em clima de Copa do Mundo, o paraibano e jogador de futebol da seleção brasileira, Hulk será o homenageado, com o tema "Alegria campeã do mundo". A expectativa da organização do bloco é atrair cerca de 400 mil pessoas que descerão a Av. Epitácio Pessoa ao som de 12 atrações.  
Março        

- Carnaval Tradição

Abril           

- 6º CINEPORT - Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa.
Categoria: Festival Cultural.
Quando: 04 a 13 de abril/2014.
Local: Usina Cultural Energisa - Av. Juarez Távora , 243 – João Pessoa.
Descrição: um dos principais eventos de cinema do eixo formado por países de língua portuguesa, o Festival Cineport vem sendo realizado a cada duas edições na cidade de João Pessoa. A programação cinematográfica é o grande centro das atividades do evento, como mostras competitivas de longa e curta metragens, em diversas categorias; mas há espaço para reconhecer e premiar obras e artistas, além de espaços para apresentações artísticas.

- Paixão de Cristo, João Pessoa


Maio           

- Festa da Padroeira Santa Rita de Cássia, Santa Rita
Categoria: Evento Religioso/ Festa de rua. Entrada: Gratuito.
Quando: 22 de maio.
Local: Praça principal e Igreja de Santa Rita de Cássia.
Descrição: evento religioso e profano em homenagem a padroeira da cidade. O ponto principal da cidade acontece com a procissão de Santa Rita de Cássia no dia 22/05. A noite, há shows musicais e um parque instalado na área central da cidade.

- Forró Fest
Categoria: Festival/ Festa de rua. Entrada: Gratuito.
Quando: meses de maio e junho.
Local: itinerante. cidades da Paraíba como Cabedelo, Conde, Guarabira, Monteiro, Campina Grande, dentre outras.
Descrição: Maior festival de música regional do nordeste, com eliminatórias em várias cidades da Paraíba e com a final durante o 'Maior São João do Mundo', Campina Grande. É promovido pelas redes Cabo Branco e Paraíba de Televisão.

Junho         

- Festa do Bode Rei, Cabaceiras
Categoria: Festival/ Festa de Rua.  Entrada: Gratuito.
Quando: início do mês de junho.
Local: município de Cabaceiras.
Descrição: um dos principais eventos do cariri paraibano, a festa do Bode Rei reverencia o seu personagem principal. Da gastronomia ao artesanato, o bode é o  tema central da festa, com exposições, gincanas e concurso Cabra Leiteira, além da tradicional escolha do Bode Rei da festa. http://festadoboderei.com/.

- Salão de Artesanato da Paraíba - Campina Grande
Categoria: Exposição/Feira. Entrada: Gratuito.
Quando: mês de junho.
Local: a definir.
Descrição: espaço que divulga o artesanato paraibano durante o maior São João do Mundo. Exposição de artistas locais e artes em cerâmica, barro, madeira, tecido, fibra, dentre outros materiais.

- Vila São João, Campina Grande
Categoria: Festa. Entrada: Pago.
Quando: mês de junho.
Local: Campina Grande. Av. Manoel Tavares, Alto Branco.
Descrição: Espaço que resgata a cultura do interior e os festejos juninos, sendo possível sua visitação apenas no período de São João. A vila é uma representação histórica da cidade de Campina Grande, ou como era conhecida anteriormente "Vila Nova da Rainha" e traz para turistas e visitantes um pouco do cotidiano e das construções da época, como a igreja, a bodega, a casa de Mangaio, a Casa de Farinha, dentre outros espaços.

- Barqueata de São Pedro, João Pessoa
Categoria: Evento religioso. Entrada: gratuito.
Quando: 29 de junho.
Local: Praia da Penha à Tambaú de barco.
Descrição: Tradicional procissão de barcos com a imagem de São Pedro. Os pescadores com a imagem do santo saem em barqueata da praia da Penha em direção à praia de Tambaú, são cerca de 300 barcos. Depois que a imagem do santo chegar à praia de Tambaú será realizada uma procissão até igreja de São Pedro Pescador e por volta das 17h, será celebrada uma missa.



Julho          

- Festival de Inverno de Campina Grande
Categoria: Festival. Entrada: pago/gratuito.
Quando: mês de julho.
Local: área de eventos, praças, teatros da cidade.
Descrição: evento artístico e cultural que ocorre anualmente no mês de julho reunindo grandes nomes da cultura nacional marcado por grandes shows, espetáculos de dança, teatro e artes plásticas.

- Caminhos do Frio Rota Cultural, Brejo Paraibano
Categoria: Festival. Entrada: Gratuito.
Quando: último final de semana de julho e finais de semana de agosto.
Local: municípios do brejo paraibano.
Descrição: evento itinerante que passa pelas cidades do brejo paraibano enaltecendo a arte e cultura locais; com shows, oficinas, exposições, trilhas ecológicas, entre outras ações. A novidade em 2014 é a entrada do município de Solânea na programação do evento, que passa também por cidades como Bananeiras, Areias, Alagoa Grande, Pilões, entre outros.

- Festival de Artes de Areia, Areia
Categoria: Festival. Entrada: Gratuito.
Quando: Julho.
Local: vários polos divididos na cidade de Areia.
Descrição: Festival que congrega artes plásticas, audiovisual, dança, circo, música, literatura, teatro no município de Areia.
Agosto        

 - Festa das Neves 05/06, João Pessoa
Categoria: Evento de Rua/ Evento Religioso.  Entrada: Gratuito.
Quando: Semana do dia 05/06.
Local: Centro - Ponto de Cem Réis, Praça do Bispo - João Pessoa.
Descrição: uma semana de festejos profanos e religiosos na área central da cidade para comemorar o aniversário de João Pessoa e homenagear Nossa Senhora das Neves, a padroeira da capital paraibana.

Setembro  


Outubro    


Novembro

- Festival Paraibano de Coros, João Pessoa
Categoria: Festival de música. Entrada: pago.
Quando: mês de novembro.
Local: Sala Radegundis Feitosa - Universidade Federal da Paraíba.
Descrição: Corais da Paraíba e de todo o Brasil se apresentam neste que é o maior evento do gênero no estado.

- Festival de Sons e Sabores do Brejo
Categoria: Festival. Entrada: Gratuito.
Quando: Finais de Semana de novembro e dezembro.
Local: cidades do brejo paraibano.
Descrição: festival gastronômico e cultural que acontece nos finais de semana de novembro e dezembro e envolve as cidades de Bananeiras, Alagoa Grande, Areia, Guarabira, Solânea, Serraria, Remígio e Pilões.

- Romaria da Penha, João Pessoa 
Categoria: Evento Religioso. Entrada: Gratuito.
Quando: penúltimo sábado do mês de novembro.
Local: saída da igreja de Lourdes até o Santuário de N. S. da Penha.
Descrição: acontece no último sábado do mês o tradicional evento religioso de João Pessoa que percorre 14km entre o centro até o Santuário da Penha, na praia de mesmo nome, num trajeto de muita comoção e religiosidade.

- Festa do Abacaxi, Sapé
Categoria: Festa Popular. Entrada: Gratuito.
Quando: a definir.
Local: Sapé/ Clube Atlético Sapeense.

- Festival da Carne de Sol, Picuí
Categoria: Festa Popular. Entrada: Gratuito.
Quando: a definir.
Local: Picuí.
Descrição: apresentações artísticas, concurso para a escolha da rainha da carne de sol, corrida de garçons, dentre outras atividades.

- Festa da Laranja, Matinhas
Categoria: Festa Popular. Entrada: Gratuito.
Quando: 30/novembro e 01/dezembro.
Local: Parque da Laranja, Matinhas.
Descrição: A festa acontece no pequeno município que se destaca por sua considerável produção de laranja.


Dezembro

- Festa de Santa Luzia, Santa Luzia.
Categoria: Evento Religioso / Festa Popular. Entrada: Gratuito.
Quando: 04 a 13/dezembro.
Local: Paróquia Santa Luzia.


- Auto de Natal Colégio Marista Pio X, João Pessoa

- Festival Música do Mundo, João Pessoa



Contribua para aumentar nossa lista de eventos da Paraíba. Eventos tradicionais, turísticos e culturais podem fazer parte do nosso calendário de eventos, para isto, encaminhe um e-mail para turis.rafael@gmail.com e peça a inclusão de eventos que se enquadrem na proposta.

0 comentários:

Postar um comentário