quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Romaria da Penha 2013



 A Romaria de Nossa Senhora da Penha é, sem dúvida, o principal evento religioso da Paraíba e um dos maiores do Nordeste. Anualmente milhares de fiéis, cerca de 300 mil, se reúnem em uma caminhada de aproximadamente 14km, que vai do centro da cidade (Igreja de Nossa Senhora de Lourdes - Jaguaribe), percorrendo as principais avenidas da cidade como João Machado, Dom Pedro II, principal dos Bancários e a av. Hilton Souto Maior, conhecida também como estrada da Penha até a chegada no santuário que simboliza toda devoção do povo pessoense e paraibano a Nossa Senhora.

Conheça mais do Santuário de Nossa Senhora da Penha em João Pessoa.


Realizada na madrugada do último sábado/domingo do mês de novembro, a romaria atrai pessoas de todo o estado, assim como romeiros de estados vizinhos. Durante o trajeto é possível observar pessoas carregadas pela fé e a esperança depositada na virgem da Penha, seja trajando roupas brancas e azuis, ou levando consigo os ex-votos, objetos que representam as graças alcançadas por intermédio da santa.

Este ano a arquidiocese da Paraíba, organizadora do evento religioso, comemora a 250ª edição com o tema, "Dede a minha juventude, com fé, eu sigo com Maria no Caminho que é Jesus".  A festa em homenagem a santa vai de 20 a 24 de novembro, a saída da romaria acontece no sábado (23) com concentração na Igreja de N. Sra. de Lourdes, às 22h. Certamente, um dos momentos de maior emoção será parada na tradicional santinha localizada na av. D. Pedro II, com o monumento restaurado após a colisão de um veículo que destruiu a pequena construção.

 


Capela de Nossa Senhora da Penha - João Pessoa

Sobre a história do Santuário:

Construído no alto de uma falésia, em cima de um pequeno resquício de mata atlântica e com vista privilegiada para o mar está localizado o Santuário de Nossa Senhora da Penha. Conta a história que um navegador, ao passar por uma tormenta em alto mar, realizou uma promessa que se conseguisse salvar a sua vida e a da sua tripulação iria construir uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora. Ao aportar em segurança no mar calmo de uma praia ao sul de João Pessoa o navegador cumpriu sua promessa e edificou o Santuário em homenagem a Nossa Senhora da Penha.
Desde então, a pequena capela recebe muitos fiéis da cidade e de todo o Brasil com o objetivo de pedir graças ou agradecer por milagres e curas. Para 'pagar as promessas' alguns fiéis chegam a subir a escadaria da Penha ajoelhados, esta escadaria dá acesso a área de cima do santuário a praia e é muito utilizada pela comunidade que ali se fixou.
Em homenagem a esta santa é tradição, a mais de 200 anos, a realização da Procissão de Nossa Senhora da Penha, que sai da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, corta grande parte de João Pessoa, até chegar ao santuário em uma manifestação de fé e agradecimento.

Programação completa da Romaria de Nossa Senhora da Penha

Dia 20/11 (quarta-feira)
19h: abertura da programação religiosa com o Tríduo.
Procissão e Celebração Eucarística “Viver a fé na família”.
20h30: abertura da programação festiva.

Dia 21/11 (quinta-feira)
19h: Celebração Eucarística “Viver a fé na comunidade eclesial”.
20h30: apresentação de grupos culturais.
22h: show com bandas de artistas regionais.

Dia 22/11 (sexta-feira)
19h30: encerramento do Tríduo. Celebração Eucarística “Viver a fé na sociedade (mundo)”.
21h30: apresentação de show musical com Padre João Carlos e Banda.

Romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Penha
Dia 23 (sábado)
16h: Momento de Oração no Santuário de Nossa Senhora da Penha.
17h: Carreata com a imagem de Nossa Senhora da Penha para a igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa.
22h: Noite de Louvor no campo de futebol na Praia da Penha.
Romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Penha, saindo da igreja de Nossa Senhora de Lourdes.

Dia 24 (Domingo)
5h: previsão de chegada ao Santuário de Nossa Senhora da Penha. Encerramento do Ano da Fé na Arquidiocese da Paraíba. Celebração da Santa Missa presidida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto.

0 comentários:

Postar um comentário