sábado, 2 de novembro de 2013

É da Paraíba! Praias Litoral Norte


Não tem jeito, falar da Paraíba é falar das suas belas praias, das tonalidades verde-azul de suas águas, da temperatura que beira os 30ºC e do convite ao descanso, ainda mais agora, quando o verão já se aproxima. Reunir um pouco das belezas do nosso litoral de norte a sul até aqui registradas no PB em 1000 lugares não é tarefa fácil. Registrar cada detalhe da Barra de Camaratuba, no encontro da Paraíba com o Rio Grande do Norte, até Acaú, já na região limítrofe com o litoral Pernambucano em um único post seria praticamente impossível. Tanto é que dividimos este post em outros dois: Praias de João Pessoa e Praias do Litoral Sul, que em breve divulgaremos para vocês.

Aqui nos propomos a te levar as principais praias e atrativos do litoral norte paraibano, cada um com um detalhe especial. Neste passeio pelo litoral norte, não irão faltar belos cenários naturais, gastronomia, personagens, histórias e curiosidades, pois esta é a Paraíba, a Paraíba dos 1000 lugares.

Barra de Camaratuba, Mataraca - O encanto na divisa com o RN
A primeira praia do litoral norte paraibano partindo no sentido Natal-João Pessoa, é também a mais distante da capital paraibana. Leva este nome devido ao rio Camaratuba, que chega ao oceano nas divisas desta praia. De difícil acesso, é bastante preservada, com poucas e pequenas pousadas. Devido ao seu mar agitado, é bastante frequentada por surfistas em busca de boas ondas, mas também atrai famílias e amantes da natureza. continue lendo.
  

APA da Barra do Rio Mamanguape - O Projeto Peixe-Boi



Unidade de Conservação Ambiental Federal que abrange cerca de 14.000 hectares dos municípios de Rio Tinto, Marcação e Lucena. Nela é desenvolvido o Projeto Peixe Boi, através do Centro Nacional de Mamíferos Aquáticos, que visa recuperar e proteger a espécie Peixe-Boi Marinho, um dos animais aquáticos mais ameaçados de extinção no país, que tem a Barra do Mamanguape um de seus últimos refúgios. É possível fazer a visita a unidade, conhecer mais sobre o trabalho de preservação ambiental e conhecer os habitantes mais famosos deste local. continue lendo

 
Praia de Oiteiro, Rio Tinto-PB - Praticamente intocada
  É uma praia do litoral norte da Paraíba, de paisagem (semi) deserta, pertencente ao município de Rio Tinto e inserida dentro da APA da Barra do Rio Mamanguape, fazendo divisa com as praias de Miriri (ao sul) e Campina (ao norte). Muito verde rodeia esta praia, mas há também a presença de poucas habitações de moradores locais. É também utilizada para área de camping e está próxima a área de atuação do Projeto Peixe-Boi. continue lendo.

  
Ruínas de Bonsucesso, Lucena - Verde, histórias e mistérios
Sem dúvida, uma obra de arte formada pelo homem e finalizada pela natureza, numa sinergia entre a histórica edificação e a grande árvore que a sustenta. As ruínas estão próximas a foz do rio Miriri e para conhece-las é preciso atravessar o rio a nado (trecho raso) e seguir em trilhas de nível moderado abertas nos resquícios de mata Atlântica existentes em cima das falésias. Após a subida vale a pena parar e observar o mirante natural que é a vista do local, uma visão privilegiada do litoral paraibano, é possível ver, até mesmo, alguns prédios de João Pessoa e Cabedelo. continue lendo.

Praia de Forte Velho - Santa Rita
O braço de mar que adentra ao rio Paraíba forma um local de rara beleza cênica, com belos lugares para se visitar, como a famosa praia do Jacaré, a ilha da Restinga e a praia fluvial de Forte Velho. O acesso principal se dá através do próprio rio, em um belo passeio pelas águas turvas do velho Paraíba. Partindo de Cabedelo, chega-se em menos de 30 minutos a praia, a dica é curtir o melhor da gastronomia local, com o camarão no espeto e os deliciosos a base de peixe. continue lendo.
  
 
Praia de Formosa, Cabedelo - O azul que impressiona

Formosa possui muitas casas, principalmente de veraneio, bares e algumas pousadas. A hospedagem nas pequenas pousadas da praia é uma ótima alternativa para quem quer aproveitar as férias ou o verão em um ambiente mais tranquilo, mesmo em área urbana, estando próximo de vários atrativos como o pôr-do-sol na praia do Jacaré, Areia Vermelha, a Fortaleza de Santa Catarina e distante cerca de 15km da capital, João Pessoa. Também fica a poucos quilômetros do porto de Cabedelo e da balsa que faz o trajeto Cabedelo-Lucena pelo rio Paraíba. continue lendo.
 
Praia de Campina, Cabedelo - Águas calmas e céu colorido. 
 
Partindo de João Pessoa, esta é a  segunda praia do município de Cabedelo. Diferentemente da vizinha, Intermares, a Praia de Campina nos mostra um cenário um pouco menos urbano, mas não menos bela e movimentada. De mar calmo e azul turquesa, Ponta de Campina apresenta parte de sua vegetação preservada e escolhida por famílias, grupos de amigos e kite e windsurfistas para a prática destes esportes. Também há bares famosos a beira-mar que oferecem, além da gastronomia, shows ao entardecer. continue lendo.
 
 

0 comentários:

Postar um comentário