quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

16. APA da Barra do Rio Mamanguape






A Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra do Rio Mamanguape é uma Unidade de Conservação Ambiental Federal que abrange cerca de 14.000 hectares dos municípios de Rio Tinto, Marcação e Lucena. Nela é desenvolvido o Projeto Peixe Boi, através do Centro Nacional de Mamíferos Aquáticos, que visa recuperar e proteger a espécie Peixe-Boi Marinho, um dos animais aquáticos mais ameaçados de extinção no país, que tem a Barra do Mamanguape um de seus últimos refúgios.


Para chegar até o local o visitante deverá seguir pela BR-101 de João Pessoa em direção ao Rio Grande do Norte. No km 51-PB há uma sinalização indicando o caminho a ser seguido. A estrada de terra de aproximadamente 35 km margeia resquícios de mata atlântica, mangues, canaviais e comunidades tradicionais. Como o caminho não é totalmente sinalizado é aconselhável o acompanhamento por uma pessoa que conheça a região ou a contratação de um guia ou passeio em um receptivo em João Pessoa.
Chegando a APA, o visitante é encaminhado ao centro de apoio, onde o turista é recebido por um condutor local e fará o pagamento de R$5,00 por pessoa, que inclui a palestra de sensibilização e o passeio até o viveiro onde o visitante poderá conhecer os exemplares do morador mais ilustre da área - o Peixe-Boi.

Caso queira, o visitante poderá assistir a um vídeo sobre o animal (cerca de 20 minutos) e, logo após, será encaminhado para a área da embarcação, uma canoa com capacidade para 05 pessoas fará o trajeto. O passeio até os animais dura cerca de 10 minutos e é feito pelos moradores da região. Chegando ao viveiro é possível observar de perto os mamíferos aquáticos que estão em tratamento, eles podem chegar a 4 metros de comprimento e pesar meia tonelada e, apesar das dimensões 'monstruosas', são dóceis e de fácil captura por caçadores. Na minha primeira visita observamos dois indivíduos, na segunda eram três

O contato com os animais dura cerca de 10 minutos para não estressar os animais, retornando para a sede da unidade logo em seguida. É possível, ainda, contratar um passeio em um barco a motor para conhecer  pedras e corais existentes já na área marinha, assim como toda a área da Barra, que inclui mangues e áreas de propriedade indígena.

Infraestrutura:

São poucas as opções de hospedagem e alimentação na região, uma delas é o Restaurante Luar nas Duas, que se mostrou uma boa alternativa para quem quer pernoitar ou almoçar na região. Entre os pratos mais pedidos estão a "Moqueca de Marisco", o "Empadão de Marisco", "Empadão de Camarão" e a "Peixada da Barra". A diária da pousada fica em torno de R$120,00 em quartos duplos com café-da-manhã.

Esta é uma das poucas pousadas da região - também funciona como restaurante.



Exibir mapa ampliado

0 comentários:

Postar um comentário