Ruinas de Bonsucesso: história e natureza. |
Sim, nós já falamos sobre o município de Lucena por aqui. A cidade sempre é lembrada por suas praias e pelo carnaval, mas desta vez trazemos algo diferente, que nem todos os paraibanos e turistas conhecem - as ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso. As ruínas estão próximas a foz do rio Miriri e para conhece-las é preciso atravessar o rio a nado (trecho raso) e seguir em trilhas de nível moderado abertas nos resquícios de mata Atlântica existentes em cima das falésias. Após a subida vale a pena parar e observar o mirante natural que é a vista do local, uma visão privilegiada do litoral paraibano, é possível ver, até mesmo, alguns prédios de João Pessoa e Cabedelo.
Ao andar pelas trilhas seja prudente, a presença de pedras pontiagudas, áreas escorregadias e ingrimes alerta para o maior cuidado ao seguir este percurso até o encontro das ruínas. Vale lembrar da necessidade de ter um guia ou condutor local conduzindo o grupo, para que o passeio não se transforme em um problema!
O fato mais curioso das ruínas de Bonsucesso é a presença de uma imponente gameleira que sustenta parte da estrutura da igreja. É através de seu caule e de suas raízes que as paredes da antiga edificação insistem em permanecer de pé, em uma bela sinergia entre homem e natureza que causa estranhamento e admiração por parte daqueles que a visitam.
Mesmo em ruínas a igreja ainda recebe fiéis, principalmente moradores da região, que são devotos de Nossa Senhora de Bonsucesso, tal fato é comprovado com a presença de uma imagem atual de uma santa próximo ao antigo altar.
Ao voltar o trilheiro pode seguir o mesmo caminho ou optar por outro mais distante que irá passar por rios, mangues e outras paisgens, caminhando em direção a praia.
Exibir mapa ampliado
0 comentários:
Postar um comentário