quinta-feira, 14 de novembro de 2013

50. Museu Pedro Américo, Areia


O Museu Pedro Américo é um dos pontos turísticos mais relevantes da cidade de Areia. Nele estão contidos alguns objetos, obras e prints de um dos mais conhecidos filhos de Areia e entre os mais renomados artistas paraibanos, consagrado nacionalmente pelo seu principal quadro 'O Grito do Ipiranga' encomendado por Dom Pedro II. 

Mesmo não tendo um acervo vasto sobre a vida e obra do pintor, vale uma visita ao local e conhecer um pouco deste paraibano notável que vez seu nome no Brasil e na Europa.

Um pouco da história

Nascido em uma família de músicos, a vida artística de Pedro Américo começou bem cedo, já aos 10 anos ele foi convidado pelo naturalista francês Jean Brunet a compor uma expedição científica que passava pelo  Nordeste do Brasil, em 1852, na condição de desenhista. Muito habilidoso, Américo muda-se para o Rio de Janeiro, onde estuda no Colégio Pedro II e no ano seguinte matricula-se na Academia Imperial de Belas Artes. Após passagem por vários países europeus, como França, Bélgica, Itália, estudando arquitetura, teologia, literatura e filosofia, ciências naturais, dentre outras disciplinas. Sua tela mais conhecida, sem dúvidas, é 'Proclamação da Independência', também chamada de "Grito do Ipiranga". Em 1890, elege-se deputado pela Paraíba. Morre aos 62 anos na cidade de Valência na Itália em 1905.



0 comentários:

Postar um comentário