segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

18. Centro Cultural São Francisco

A arte barroca e a religiosidade de um povo.

 Localizado no centro histórico de João Pessoa, é um complexo arquitetônico de predominância do estilo barroco.
Formado pela Igreja de São Francisco e o antigo Convento de Santo Antônio, há registros que a sua construção foi iniciada ainda no século XVI - anos após a chegada da ordem religiosa franciscana em terras paraibanas, ficando pronta em meados do século XVIII. Devido a sua importância histórica todo o conjunto foi tompado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).


Painel de azulejo português


 A edificação se destaca pelo acervo preservado de peças sacras, pela arquitetura barroca e pelas pinturas em azulejos e no teto central da igreja. Devido a sua grandeza, tanto em termos estruturais, como em relação aos seus detalhes, é considerada um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitandos de João Pessoa.

O Centro abriga ainda uma área para realização de exposições ligadas a arte sacra, contemporânea e popular e uma grande área verde externa com a existência de jardins, relógio do sol e fonte de Santo Antonio (em breve faremos um post exclusivo sobre esta área que, por si só, será mais um lugar da Paraíba a ser retratado aqui neste blog).

Visitar o complexo é voltar ao passado e reconhecer a importância religiosa e cultural de todo o acervo existente neste lugar. Não deixe de conhecer!


INFORMAÇÕES:

- Visitação é guiada.
- É cobrada uma taxa de visitação. Estudantes pagam meia entrada.
- Não é permitido fotografar com flash dentro da igreja.
- Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado 09h ao 12h e das 14h as 17h. É sempre bom ligar para mais informações, pois os dias de funciomanento podem variar.


Exibir mapa ampliado

0 comentários:

Postar um comentário