quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

22. Santuário de Nossa Senhora da Penha


A história do Santuário de Nossa Senhora da Penha tem início no século XVIII, mais precisamente em 1763, quando um navegador português, ao passar pelo litoral paraibano, enfrentou uma grande tormenta em alto mar. Foi, então, que ele, ao observar as dificuldades, entregou sua vida e a da sua tripulação a Nossa Senhora da Penha, prometendo edificar uma pequena capela em homenagem a mesma caso saísse daquela situação. A embarcação conseguiu aportar em uma praia distante do centro de João Pessoa, onde foi construída a pequena capela e a praia recebeu o nome de Penha.
  Uma comunidade de pescadores e a própria população pessoense começou a frequentar o local para pedir graças e agradecer os pedidos realizados. A fama do local se espalhou a partir da fé e devoção a santa. É tradição, há quase 250 anos, a realização de uma romaria dedicada à santa, que para muitos se trata da maior manifestação religiosa da Paraíba. Conhecida como Procissão (ou Romaria) de Nossa Senhora da Penha é realizada anualmente no último sábado do mês de novembro, com um percurso de aproximadamente 14km até o santuário.

A antiga capela de traço simples e modestas dimensões está localizada em cima de uma falésia, sobre um resquício pequeno de mata atlântica. Além do verde da mata, do alto é possível ver as pequenas casas dos pescadores locais, em frente para um mar de cor ora azulado, ora em tons de marrom. Servindo de passagem entre a encosta e praia foi construída uma antiga escada, que faz parte do conjunto do Santuário, e é utilizada pelos fiéis para pagar suas promessas - subindo-a de joelhos quando a graça é alcançada.

 Também há uma pequena sala onde são depositados os chamados "ex-votos", figuras e objetos que representam o pedido concedido - de bens materiais, como casas e carros, a figuras curas de doenças com peças em gêsso de perna, braços e outras partes do corpo. Completa o santuário uma nova igreja em anexo a construção original, com maior capacidade para receber mais fiéis, e uma estátua na entrada do santuário referenciando a imagem de Nossa Senhora.


O Santuário está localizado não muito distante de áreas turísticas como Tambaú e Cabo Branco, mas o acesso por transporte coletivo é difícil, a dica é contratar um táxi ou se tiver um carro alugado melhor ainda. É possível também fazer algumas compras de lembranças como imagens, camisetas e artesanato na única lojinha do local.

Edição 2012:

Este ano a Romaria da Penha deve reunir aproximadamente de 300 mil fiéis percorrendo cerca de 14 km entre a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes até o Santuário em reverência à santa.  A Romaria de Nossa Senhora da Penha começará pontualmente às 22h sob a orientação do arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto.

0 comentários:

Postar um comentário