quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

21. Praça Rio Branco, João Pessoa

Histórias, memórias e Chorinho na Praça Rio Branco, no centro antigo de João Pessoa

 Construída entre os séculos XVI e XVII, a Praça Barão de Rio Branco foi por muito tempo um espaço nobre e importante para a sociedade e o governo da Paraíba, sendo centro administrativo e sede da capitania. Com o crescimento da cidade para a região da praia e o surgimento de novos bairros a área central de João Pessoa, incluindo esta praça, passou a se desvalorizar.


A praça passou por um período de degradação e marginalização. De um passado glorioso, passou a ser um local obscuro e pouco frequentado. Entre 2009 e 2010 o IPHAN, juntamente com a prefeitura municipal, realizou uma obra de grande importância para a revitalização de todo o patrimônio desta área.


Após as intervenções urbanísticas necessárias, a praça ganhou nova vida e a população voltou a frequentar os os seus bancos e  contemplar o verde das antigas árvores e os casarios e monumentos que a circundam. A praça foi incluída no roteiro de pedestres, assim, há placas indicativas deste monumento e um grande painel abordado a história e memória deste espaço, o que é ótimo para quem a visita e quer conhecer um pouco mais do lugar.   


Como forma de aproximar ainda mais a população da cidade e atrair os olhares de visitantes, aos sábados é realizado o projeto "Sabadinho Bom" com a apresentação de grupos de chorinho a partir das 12h00.
Este belo espaço no centro da cidade é mais um que vale a pena ser visitado.








0 comentários:

Postar um comentário