sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

19. Rio Guajú (Divisa PB / RN)


A divisa entre PB e RN não poderia ser mais bela.


 Na linguagem indígena, Guajú significa rio dos carangueijos. Apesar de pequeno, o rio possui relevância pois é o marco geográfico que divide os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.
Área conhecida como Vale dos Ventos.
Do lado paraibano o Guajú encontra-se próximo a localidade da Barra de Camaratuba (município de Mataraca, enquanto que do lado potiguar fica próximo a Baia formosa. Em ambos os lados há opções de hospedagem próximas, caso o turista tenha a intenção de conhecer outros atrativos da região, como a própria Barra de Camaratura. A opção de restaurantes também é diversificada e os pratos a base de peixe e frutos do mar são, claro, os mais procurados pelos turistas e visitantes.
Agências de receptivo tanto da Paraíba, como do Rio Grande do Norte vendem passeios para a região. O principal veículo utilizado para o trajeto é o buggy, além de carros 4x4. As principais atividades realizadas são os passeios de canoa pelos manguezais do rio, onde muitas pessoas utilizam a argila na pele, o mergulho nas aguas do rio e do mar e, do lado paraibano, o skibunda, ou seja, a descida de uma duna com auxílio de uma prancha proprícia para a atividade.

Moradores locais improvisaram uma balsa para aqueles que querem cruzar a Paraiba para o Rio Grande do Norte (e vice-versa) em seus carros em periodos de alta.

 É ainda próximo a este local que está localizado o chamado 'Vale dos Ventos', um parque eólico capaz de gerar 48MW de energia e apresenta cerca de 60 aerogeradores. A presença dos aerogeradores, ou desses grandes cata-ventos, propicia uma bela e diferente paisagem, que une ao aspecto natural da área para formar um local singular.

É possível observar a presença de vários turistas ao fundo


0 comentários:

Postar um comentário