quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

É da Paraíba! Litoral Sul e Costa do Conde


Um cantinho do nosso litoral que é reconhecido como um dos mais pelos de todo o nordeste, este é o litoral sul da Paraíba, formado pelas praias da Costa do Conde e Pitimbu - com cerca de 70 km de águas mornas e paisagens diferentes que encantam todos os turistas que as visitam. O isolamento de praias como Arapuca a badalação diurna da Praia Bela e Coqueirinho; do naturismo de Tambaba a mansidão da Praia do Amor; certamente você irá escolher a seu lugar preferido dentre as tantas opções para curtir o sol e o mar do verão.

+++Curta nossa fanpage no facebook
Nosso passeio pelas praias do litoral sul paraibano começa pela rodovia Min. Abelardo Jurema, ou  PB-008, principal via de acesso do turista que está em João Pessoa. A PB-008 tem início nas proximidades da Estação Ciência Cultura e Artes em, João Pessoa, e passa por belos cenários verdes contratados pelo azul do mar visto de longe, passando pelas entradas de praias como Seixas, Penha, Aratu, Jacarapé e do Sol, ainda na capital paraibana, até chegarmos no município do Conde, nas praias da Barra de Gramame, Amor e Jacumã, onde foi construído um binário (binário de Jacumã) que dá a opção do turista seguir para a referida praia, distrito e centro comercial e turístico da região, ou partir para outros destinos, como Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho, seguindo por Arapuca e Tambaba, que pertencem a Costa do Conde e praia Bela, praia Azul e as demais do município de Pitimbu.

1- Entrada da praia de Jacumã; 2- Barcos de pescadores na praia do Amor; 3- Descida para acesso à praia de Carapibus; 4- Vista panorâmica do litoral sul paraibano.

Já falamos aqui no blog sobre várias das praias do litoral sul paraibano e suas opções de lazer e estada. Nem por isso, deixaremos de informar algumas dicas de passeios e programações que envolvem nosso belo litoral sul. Planejando sua viagem é importante dizer que as hospedagens da região seguem o padrão rústico praiano, muitas delas possuem um padrão mais econômico de atendimento, como a Pousada dos Arcos em Jacumã, que oferece ambiente mais simples, nem por isso deixa a desejar em limpeza e cordialidade dos proprietários; há também opções de maior conforto e sofisticação, como a Pousada bem-te-vi, praia de Tabatinga, uma das mais bem avaliadas no portal tripAdvisor, que mesmo estando mais longe da praia, possui ótimos serviços e infraestrutura para recebê-los.
Em relação a programação local há muito para curtir e aproveitar. Percorrer as principais praias da região é possível em um passeio de buggy que acomoda até dois casais (4 pax) ou jeep - o encontro do rio com o mar na barra de Gramame; passar embaixo da pedra furada em praia do Amor faz com que casais se apaixonem eternamente; convite a um belo banho de mar em Carabipus e Tabatinga; ou deliciar as maravilhas gastronômicas em Coqueirinho; quem sabe vivenciar o naturismo na conhecida Tambaba?; ou simplesmente descansar com os pés na água do maceió da praia Bela são exemplos de atividades únicas que o litoral paraibano pode propiciar.


1- Falésias da praia de Coqueirinho; 2- Vista da praia de Arapuca/Tambaba na Costa do Conde 3- Beira-mar de Praia bela; 4 - Formação rochosa no litoral paraibano.

Mas não para por aí, visitando essas praias dá para escolher a preferida e voltar no dia seguinte ou, quem sabe, conhecer outros lugares do litoral sul. O Haras do Mar oferece passeios a cavalo a beira-mar; aos aventureiros percorrer o litoral em trilhas e caminhadas pela Área de Proteção Ambiental de Tambaba é possível contratando os serviços  no Restaurante A Arca de Bilú na entrada da praia de Tambaba; na Casa do Doce, no Assentamento Tambaba o turista pode degustar e comprar doces dos mais variados sabores feitos com tradição e carinho; fazer um rápido passeio de canoa pelo maceió de praia Bela, ou; quem sabe passar por uma experiência vivencial na Aldeia Macuxi, no vale do rio Gurugi em Jacumã, o lugar é conhecido também como pantanal paraibano e recebe visitantes que buscam maior contato com os elementos da natureza.

Não deixe de ver também as resenhas relacionadas aos lugares citados aqui na postagem:

51. Praia Bela, Pitimbu.

Em cima das falésias da praia de Tambaba/Arapuca, contemplando as belezas do litoral sul paraibano

Placa na comunidade rural sítio Tambaba - Casa do Doce e Roteiro Rural.
Praia Bela, Pitimbu-PB.

Coqueiro símbolo da praia de Tambaba, Costa do Conde.
continue reading É da Paraíba! Litoral Sul e Costa do Conde

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

É Natal em João Pessoa [fotos]

Os moradores de João Pessoa e os turistas que a visitam neste mês de dezembro certamente já observaram uma cidade diferente - João Pessoa espera a chegada do Natal vestida de muitas luzes, as principais ruas da cidade foram tomadas pelo brilho de milhares de lâmpadas, que juntas, criam formas e encantam e emocionam quem aqui está.

Na entrada da cidade, nas proximidades da passarela do Centro Administrativo Municipal, foi instalado um grande letreiro com a mensagem 'Feliz Natal', que recepciona com carinho que chega à cidade.  A avenida Epitácio Pessoa recebeu uma decoração singela - seus postes foram decorados com 'penduricalhos' natalinos, principalmente estrelas iluminadas em várias cores.

Mais uma vez, a Lagoa (Parque Solon de Lucena) recebeu atenção especial - além das tracionais árvores iluminadas, este ano a área recebe arranjos iluminados que percorrem todo anel interno da lagoa, além da tradicional árvore. Mas não é só isso, em bairros receberam de presente uma árvore de natal de luzes de LED com cerca de 20 metros de altura, cada uma delas com um detalhe diferente - cores, brilhos, tipos de lâmpadas.
A tradicional árvore de natal da Energisa já está brilhando nos céus da cidade e é vista de vários locais de Jampa (atualizando... a notícia parece fake, mas não é... a árvore da energisa tombou na madrugada do dia 19 para o dia 20/12 devido a fortes ventos... ficamos então sem este ícone do natal da cidade).

E ainda não acabou. Dentro da programação natalina da prefeitura - o Simplesmente Natal - ainda há concertos no Ponto de Cem Réis (18h) nos dias 13, 18 e 20 de dezembro e no Busto de Tamandaré-Tambaú (20h) nos dias 15, 22 e 25 de dezembro.

Veja aqui o Natal de João Pessoa em fotos.


 Decoração natalina no Parque Solon de Lucena (Lagoa), ao fundo a bela fonte iluminada.

 Várias famílias e turistas conhecem e fotografam a decoração natalina da lagoa. Além da bela paisagem formada, ainda é possível escutar músicas natalinas.
Árvore de Natal e decoração natalina da Lagoa em João Pessoa- PB.



O Palácio da Redenção, no centro de João Pessoa, e sua iluminação especial de natal.

É Natal em João Pessoa.
 
Árvore de Natal nas proximidades do contorno do bairro de Mangabeira, uma das árvores mais belas do natal de João Pessoa.
 
 
Decoração de natal nos Bancários, Praça da Paz.
continue reading É Natal em João Pessoa [fotos]

domingo, 8 de dezembro de 2013

Praia Bela, Pitimbu #51



Conhecer as belezas do litoral paraibano é, sem dúvida, sempre surpreendente. Há sempre um cantinho que merece ser mostrado aos nossos leitores, há sempre uma nova história a ser contada, há sempre uma dica a ser compartilhada.

Chegou a hora da bela praia Bela. A praia mais conhecida do município de Pitimbu, no litoral sul paraibano é lugar do encontro perfeito entre a tranquilidade das águas do rio e a inquietude das ondas do mar. Neste cenário de encontros você pode aproveitar uma boa gastronomia em pequenas palhoças que emergem do espelho d’água natural ou da areia branquinha da praia. Além do charme, essas protegem os visitantes do forte sol que por lá se faz presente quase todo ano e faz do lugar ainda mais especial.


Com os pés na água você pode saborear uma deliciosa peixada de um dos bares da região ou quem sabe um peixe frito. Uma delícia!!! Um convite ao mergulho no maceió de águas escuras também é irresistível. E que tal um passeio de caiaque? Vários equipamentos estão disponíveis para serem alugados por hora e também há a opção de fazer um passeio a bordo de uma pequena jangada local. (Recomendadíssimo!) Aos esportistas de plantão saibam que a praia também é muito propícia para a prática do surf.  Ou seja, há diversão para todos que queiram a visitar!

E como chegar nesse paraíso? Seguindo de João Pessoa pela Rodovia Ministro Abelardo Jurema (PB-008) até o litoral sul da Paraíba, cerca de 40 km da capital paraibana e 40 minutos de um caminho de belas paisagens passando pelas entradas de praias como Gramame, Jacumã, Carapibus e Coqueirinho. Nas proximidades de Tambaba, ao avistar a placa indicativa das praias do município de  Pitimbu e das praias do estado vizinho de Pernambuco, o motorista deve dobrar à direita, seguindo por mais 08 km aproximadamente, uma das partes mais lindas do percurso, até ver duas placas indicando a chegada à Praia Bela. Cerca de 5 minutos de estrada de terra e pronto. É só curtir mais um lugar da Paraíba.
Foto - Passeio pelo maceió de praia Bela em uma simples canoa-barca leva o turista a conhecer ainda mais este lugar.
Gostou tanto e já está pensando em ficar um pouco mais e conhecer as belezas das praias vizinhas? A praia conta com duas pousadas, dentre elas está a Pousada Aconchego (ops, não estou fazendo merchan), uma das melhores estrutura e serviço em termos de pousada em todo litoral sul paraibano.

Infelizmente, a infraestrutura do lugar ainda é um ponto negativo, o acesso é por estrada de terra (o que não é algo ruim para mim); os serviços de telefonia é bastante falho; nos finais de semana há muitos grupos, a praia fica um pouco tumultuada, é verdade, mas a praia tem um charme e uma incrível paisagem natural que supera os pontos comentados. Ou seja, vale a pena conhecer esta praia que é bela até no nome.

Praia Bela e o encontro entre o rio e o mar.

Nos despedimos da Praia Bela com esta imagem panorâmica onde é possível ver toda a extensão do lugar - o mar, o rio, o mangue e as barracas de praia.

Lugar relacionado: 41. Praia de Coqueirinho, Conde.
continue reading Praia Bela, Pitimbu #51

domingo, 1 de dezembro de 2013

Calendário de Eventos da Paraíba 2014



Calendário de Eventos da Paraíba - trazemos para nossos leitores a agenda dos principais eventos artísticos, religiosos, esportivos e gastronômicos da Paraíba. Como, muitas vezes, a programação dos eventos são divulgadas próximo a data de sua realização, traremos, sempre que possível, a atualização deste calendário.

Fique ligado, convide os amigos e programe sua agenda!
Janeiro      

O ano já começa com muito agito e diversão com festivais e shows de verão, é tempo do Salão de Artesanato da Paraíba (João Pessoa), das atrações nacionais do Extremo Cultural, do Fest Verão, além das tradicionais festas populares como a Festa da Luz em Guarabira.

- Festival Extremo Cultural
Categoria: Festival de rua. Entrada: Gratuito.
Quando: 4, 10, 11, 17, 18, 24, 25, 31 de janeiro e 1º de fevereiro.
Local: Ponto de Cem Réis e Praia de Tambaú (Busto de Tamandaré), João Pessoa.
Descrição: O verão de João Pessoa tem programação gratuita para todos os gostos, é o projeto Extremo Cultural, realizado pela prefeitura com programação nos finais de semana de janeiro. Então fique ligado pois a programação vai do samba, sertanejo, MPB até o rock e pop nacional.
 
- Fest Verão, Cabedelo
Categoria: Festival/Show. Entrada: Pago.
Quando: 5, 12 e 19 de janeiro.
Local: Praia de Ponta de Campina/Intermares - Cabedelo.
Descrição: evento que aquece ainda mais o verão com sons de vários estilos como axé, pop, rock e forró. Atrações como  Lulu Santos, Asa de Águia, Babado Novo  (05/01) Claudia Leitte, Ivete Sangalo e Capital Inicial (12/01) e, encerrando o festival, Chiclete com Banana, Saulo Fernandes, Bruno & Marrone (19/01) prometem levar animação a milhares de pessoas na praia de Intermares em Cabedelo. Informações em http://www.facebook.com/FestVerao.

- Festa de Reis/ Nossa Senhora do Livramento, Bananeiras
Categoria: Evento Religioso/ Festa de rua. Entrada: Gratuito.
Quando: 05 e 06 de janeiro.
Local: centro, Bananeiras.
Descrição: Dia 05/01 (domingo) Yegor Gomez, Ranniery Gomes, Forro de Montão. Dia 06/01(segunda-feira) Guto e Forró Universitário, Lucy Alves & Clã Brasil, Niedson Lua.

- Salão de Artesanato da Paraíba,  João Pessoa
Categoria: Exposição/Feira. Entrada: Gratuito.
Quando: 19 de dezembro até 26 de janeiro.
Horário das 15h às 22h.
Local: Jangada Clube, Praia do Cabo Branco, João Pessoa.
Descrição: espaço que divulga o artesanato paraibano. Exposição de artistas locais e artes em cerâmica, barro, madeira, tecido, fibra, dentre outros materiais. Não deixe de visitar e conhecer as belezas do artesanato paraibano.

- Festa Nosso Senhor do Bonfim, Pitimbu
Categoria: Evento Religioso/ Festa de rua. Entrada: Gratuito
Quando: 26 de janeiro.
Local: Pitimbu
Programação da Festa Nosso Senhor do Bonfim 2014:
- Dia 24/01/14 - sexta-feira:Forró da Massa, Banda Grafith e Musa do Calypso.
- Dia 25/01/14 – Sábado: Bicho do Mato, Companhia do Calypso e Forró dos Balas.

- Festa da Luz, Guarabira
Categoria: Evento Religioso/ Festa de rua.
Quando: 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2014.
Local: Igreja de Nossa Senhora da Luz/ Praça Novo Milênio.
Descrição: Procissão, novena, missa são alguns do momentos da programação religiosa da festa. Shows com artistas nacionais estão e entre as principais atrações da programação profana que é conhecida como uma das principais festas do brejo paraibano. Em 2014 alguns nomes confirmados são:  29/01 - Leo Santana e Parangolé // Bonde do Brasil.  30/01 - Aviões do Forró.  31/01 -Saulo Fernandes // Banda Magnificos.  01/02 - Solteirões do Forró // Forró de Griff // Lucy Alves .
Veja abaixo a programação da festa:


Fevereir
Fevereiro inicia já com a prévia do carnaval. Em João Pessoa acontece uma das prévias carnavalescas mais conhecidas do país - o Folia de Rua, com a saída de blocos como Cafuçú, Picolé de Manga, Muriçocas do Miramar, Virgens de Tambaú, dentre outros.

- Folia de Rua 2014, João Pessoa
Categoria: Evento de rua/ Prévia carnavalesca. Entrada: gratuito (alguns blocos cobram o abadá).
Quando: abertura dia 20 de fevereiro de 2014 (quinta-feira). A programação segue nos bairros da cidade com o desfiles dos blocos na semana que antecede os festejos carnavalescos. 
Local: bairros de João Pessoa.
Descrição: Em João Pessoa o carnaval chega mais cedo com o Folia de Rua, dezenas de blocos, dos mais variados tamanhos e públicos, saem pelas ruas da cidade antecipando os festejos carnavalescos. Blocos como Picolé de Manga, Virgens de Tambaú, dos Atletas, Baratas dos Bancários, Anjo Azul e Cafuçú são alguns que participam deste movimento. Um dos primeiros blocos a sair as ruas, no dia 21 de fevereiro, é o Picolé de Manga, que este ano será contagiado pelo Aviões do Forró - o Avião Elétrico e percorrerá a Av. Epitácio Pessoa. Acompanhe a programação oficial do Carnaval de João Pessoa.

- Encontro da Nova Consciência, Campina Grande
Categoria: Encontro Holístico.
Quando: período do carnaval.
Local: Campina Grande
Descrição: Anualmente, durante o período de carnaval, a cidade de Campina Grande se transforma em um espaço para a ciência, a cultura, a arte, as tradições religiosas do mundo. Conta com oficinas, momentos holísticos e shows.


Muriçocas do Miramar 2014 - Alegria campeã do mundo!
- Muriçocas do Miramar 2014- "Alegria campeã do mundo!"
Categoria: Bloco Carnavalesco. Entrada: gratuito.
Quando: 26 de fevereiro "quarta-feira de fogo" (uma semana antes da quarta-feira de cinzas)
Local: concentração na Praça das Muriçocas, Av. Tito Silva, Miramar descida pela Av. Epitácio Pessoa com chegada no Busto de Tamandaré, Tambaú.
Descrição: É o bloco mais tradicional da prévia carnavalesca de João Pessoa e um dos maiores blocos do país - perdendo apenas para o Galo da Madrugada (Recife) e o Cordão da Bola Preta (Rio de Janeiro) em número de foliões. Orquestras de frevo, grupos de maracatu e os estandartes abrem o desfile; O cantor Fuba canta o hino das muriçocas e pede passagem para as outras atrações do bloco se apresentarem; mais de 10 trios elétricos animam a multidão na Epitácio Pessoa; Elba Ramalho, Diana Miranda, Renata Arruda e outros artistas consagrados já se apresentaram no bloco. Em 2014 o bloco trará a cantora participante do 'The Voice Brasil', Lucy Alves como uma das atrações principais; Em clima de Copa do Mundo, o paraibano e jogador de futebol da seleção brasileira, Hulk será o homenageado, com o tema "Alegria campeã do mundo". A expectativa da organização do bloco é atrair cerca de 400 mil pessoas que descerão a Av. Epitácio Pessoa ao som de 12 atrações.  
Março        

- Carnaval Tradição

Abril           

- 6º CINEPORT - Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa.
Categoria: Festival Cultural.
Quando: 04 a 13 de abril/2014.
Local: Usina Cultural Energisa - Av. Juarez Távora , 243 – João Pessoa.
Descrição: um dos principais eventos de cinema do eixo formado por países de língua portuguesa, o Festival Cineport vem sendo realizado a cada duas edições na cidade de João Pessoa. A programação cinematográfica é o grande centro das atividades do evento, como mostras competitivas de longa e curta metragens, em diversas categorias; mas há espaço para reconhecer e premiar obras e artistas, além de espaços para apresentações artísticas.

- Paixão de Cristo, João Pessoa


Maio           

- Festa da Padroeira Santa Rita de Cássia, Santa Rita
Categoria: Evento Religioso/ Festa de rua. Entrada: Gratuito.
Quando: 22 de maio.
Local: Praça principal e Igreja de Santa Rita de Cássia.
Descrição: evento religioso e profano em homenagem a padroeira da cidade. O ponto principal da cidade acontece com a procissão de Santa Rita de Cássia no dia 22/05. A noite, há shows musicais e um parque instalado na área central da cidade.

- Forró Fest
Categoria: Festival/ Festa de rua. Entrada: Gratuito.
Quando: meses de maio e junho.
Local: itinerante. cidades da Paraíba como Cabedelo, Conde, Guarabira, Monteiro, Campina Grande, dentre outras.
Descrição: Maior festival de música regional do nordeste, com eliminatórias em várias cidades da Paraíba e com a final durante o 'Maior São João do Mundo', Campina Grande. É promovido pelas redes Cabo Branco e Paraíba de Televisão.

Junho         

- Festa do Bode Rei, Cabaceiras
Categoria: Festival/ Festa de Rua.  Entrada: Gratuito.
Quando: início do mês de junho.
Local: município de Cabaceiras.
Descrição: um dos principais eventos do cariri paraibano, a festa do Bode Rei reverencia o seu personagem principal. Da gastronomia ao artesanato, o bode é o  tema central da festa, com exposições, gincanas e concurso Cabra Leiteira, além da tradicional escolha do Bode Rei da festa. http://festadoboderei.com/.

- Salão de Artesanato da Paraíba - Campina Grande
Categoria: Exposição/Feira. Entrada: Gratuito.
Quando: mês de junho.
Local: a definir.
Descrição: espaço que divulga o artesanato paraibano durante o maior São João do Mundo. Exposição de artistas locais e artes em cerâmica, barro, madeira, tecido, fibra, dentre outros materiais.

- Vila São João, Campina Grande
Categoria: Festa. Entrada: Pago.
Quando: mês de junho.
Local: Campina Grande. Av. Manoel Tavares, Alto Branco.
Descrição: Espaço que resgata a cultura do interior e os festejos juninos, sendo possível sua visitação apenas no período de São João. A vila é uma representação histórica da cidade de Campina Grande, ou como era conhecida anteriormente "Vila Nova da Rainha" e traz para turistas e visitantes um pouco do cotidiano e das construções da época, como a igreja, a bodega, a casa de Mangaio, a Casa de Farinha, dentre outros espaços.

- Barqueata de São Pedro, João Pessoa
Categoria: Evento religioso. Entrada: gratuito.
Quando: 29 de junho.
Local: Praia da Penha à Tambaú de barco.
Descrição: Tradicional procissão de barcos com a imagem de São Pedro. Os pescadores com a imagem do santo saem em barqueata da praia da Penha em direção à praia de Tambaú, são cerca de 300 barcos. Depois que a imagem do santo chegar à praia de Tambaú será realizada uma procissão até igreja de São Pedro Pescador e por volta das 17h, será celebrada uma missa.



Julho          

- Festival de Inverno de Campina Grande
Categoria: Festival. Entrada: pago/gratuito.
Quando: mês de julho.
Local: área de eventos, praças, teatros da cidade.
Descrição: evento artístico e cultural que ocorre anualmente no mês de julho reunindo grandes nomes da cultura nacional marcado por grandes shows, espetáculos de dança, teatro e artes plásticas.

- Caminhos do Frio Rota Cultural, Brejo Paraibano
Categoria: Festival. Entrada: Gratuito.
Quando: último final de semana de julho e finais de semana de agosto.
Local: municípios do brejo paraibano.
Descrição: evento itinerante que passa pelas cidades do brejo paraibano enaltecendo a arte e cultura locais; com shows, oficinas, exposições, trilhas ecológicas, entre outras ações. A novidade em 2014 é a entrada do município de Solânea na programação do evento, que passa também por cidades como Bananeiras, Areias, Alagoa Grande, Pilões, entre outros.

- Festival de Artes de Areia, Areia
Categoria: Festival. Entrada: Gratuito.
Quando: Julho.
Local: vários polos divididos na cidade de Areia.
Descrição: Festival que congrega artes plásticas, audiovisual, dança, circo, música, literatura, teatro no município de Areia.
Agosto        

 - Festa das Neves 05/06, João Pessoa
Categoria: Evento de Rua/ Evento Religioso.  Entrada: Gratuito.
Quando: Semana do dia 05/06.
Local: Centro - Ponto de Cem Réis, Praça do Bispo - João Pessoa.
Descrição: uma semana de festejos profanos e religiosos na área central da cidade para comemorar o aniversário de João Pessoa e homenagear Nossa Senhora das Neves, a padroeira da capital paraibana.

Setembro  


Outubro    


Novembro

- Festival Paraibano de Coros, João Pessoa
Categoria: Festival de música. Entrada: pago.
Quando: mês de novembro.
Local: Sala Radegundis Feitosa - Universidade Federal da Paraíba.
Descrição: Corais da Paraíba e de todo o Brasil se apresentam neste que é o maior evento do gênero no estado.

- Festival de Sons e Sabores do Brejo
Categoria: Festival. Entrada: Gratuito.
Quando: Finais de Semana de novembro e dezembro.
Local: cidades do brejo paraibano.
Descrição: festival gastronômico e cultural que acontece nos finais de semana de novembro e dezembro e envolve as cidades de Bananeiras, Alagoa Grande, Areia, Guarabira, Solânea, Serraria, Remígio e Pilões.

- Romaria da Penha, João Pessoa 
Categoria: Evento Religioso. Entrada: Gratuito.
Quando: penúltimo sábado do mês de novembro.
Local: saída da igreja de Lourdes até o Santuário de N. S. da Penha.
Descrição: acontece no último sábado do mês o tradicional evento religioso de João Pessoa que percorre 14km entre o centro até o Santuário da Penha, na praia de mesmo nome, num trajeto de muita comoção e religiosidade.

- Festa do Abacaxi, Sapé
Categoria: Festa Popular. Entrada: Gratuito.
Quando: a definir.
Local: Sapé/ Clube Atlético Sapeense.

- Festival da Carne de Sol, Picuí
Categoria: Festa Popular. Entrada: Gratuito.
Quando: a definir.
Local: Picuí.
Descrição: apresentações artísticas, concurso para a escolha da rainha da carne de sol, corrida de garçons, dentre outras atividades.

- Festa da Laranja, Matinhas
Categoria: Festa Popular. Entrada: Gratuito.
Quando: 30/novembro e 01/dezembro.
Local: Parque da Laranja, Matinhas.
Descrição: A festa acontece no pequeno município que se destaca por sua considerável produção de laranja.


Dezembro

- Festa de Santa Luzia, Santa Luzia.
Categoria: Evento Religioso / Festa Popular. Entrada: Gratuito.
Quando: 04 a 13/dezembro.
Local: Paróquia Santa Luzia.


- Auto de Natal Colégio Marista Pio X, João Pessoa

- Festival Música do Mundo, João Pessoa



Contribua para aumentar nossa lista de eventos da Paraíba. Eventos tradicionais, turísticos e culturais podem fazer parte do nosso calendário de eventos, para isto, encaminhe um e-mail para turis.rafael@gmail.com e peça a inclusão de eventos que se enquadrem na proposta.
continue reading Calendário de Eventos da Paraíba 2014

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Romaria da Penha 2013



 A Romaria de Nossa Senhora da Penha é, sem dúvida, o principal evento religioso da Paraíba e um dos maiores do Nordeste. Anualmente milhares de fiéis, cerca de 300 mil, se reúnem em uma caminhada de aproximadamente 14km, que vai do centro da cidade (Igreja de Nossa Senhora de Lourdes - Jaguaribe), percorrendo as principais avenidas da cidade como João Machado, Dom Pedro II, principal dos Bancários e a av. Hilton Souto Maior, conhecida também como estrada da Penha até a chegada no santuário que simboliza toda devoção do povo pessoense e paraibano a Nossa Senhora.

Conheça mais do Santuário de Nossa Senhora da Penha em João Pessoa.


Realizada na madrugada do último sábado/domingo do mês de novembro, a romaria atrai pessoas de todo o estado, assim como romeiros de estados vizinhos. Durante o trajeto é possível observar pessoas carregadas pela fé e a esperança depositada na virgem da Penha, seja trajando roupas brancas e azuis, ou levando consigo os ex-votos, objetos que representam as graças alcançadas por intermédio da santa.

Este ano a arquidiocese da Paraíba, organizadora do evento religioso, comemora a 250ª edição com o tema, "Dede a minha juventude, com fé, eu sigo com Maria no Caminho que é Jesus".  A festa em homenagem a santa vai de 20 a 24 de novembro, a saída da romaria acontece no sábado (23) com concentração na Igreja de N. Sra. de Lourdes, às 22h. Certamente, um dos momentos de maior emoção será parada na tradicional santinha localizada na av. D. Pedro II, com o monumento restaurado após a colisão de um veículo que destruiu a pequena construção.

 


Capela de Nossa Senhora da Penha - João Pessoa

Sobre a história do Santuário:

Construído no alto de uma falésia, em cima de um pequeno resquício de mata atlântica e com vista privilegiada para o mar está localizado o Santuário de Nossa Senhora da Penha. Conta a história que um navegador, ao passar por uma tormenta em alto mar, realizou uma promessa que se conseguisse salvar a sua vida e a da sua tripulação iria construir uma pequena capela dedicada a Nossa Senhora. Ao aportar em segurança no mar calmo de uma praia ao sul de João Pessoa o navegador cumpriu sua promessa e edificou o Santuário em homenagem a Nossa Senhora da Penha.
Desde então, a pequena capela recebe muitos fiéis da cidade e de todo o Brasil com o objetivo de pedir graças ou agradecer por milagres e curas. Para 'pagar as promessas' alguns fiéis chegam a subir a escadaria da Penha ajoelhados, esta escadaria dá acesso a área de cima do santuário a praia e é muito utilizada pela comunidade que ali se fixou.
Em homenagem a esta santa é tradição, a mais de 200 anos, a realização da Procissão de Nossa Senhora da Penha, que sai da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, corta grande parte de João Pessoa, até chegar ao santuário em uma manifestação de fé e agradecimento.

Programação completa da Romaria de Nossa Senhora da Penha

Dia 20/11 (quarta-feira)
19h: abertura da programação religiosa com o Tríduo.
Procissão e Celebração Eucarística “Viver a fé na família”.
20h30: abertura da programação festiva.

Dia 21/11 (quinta-feira)
19h: Celebração Eucarística “Viver a fé na comunidade eclesial”.
20h30: apresentação de grupos culturais.
22h: show com bandas de artistas regionais.

Dia 22/11 (sexta-feira)
19h30: encerramento do Tríduo. Celebração Eucarística “Viver a fé na sociedade (mundo)”.
21h30: apresentação de show musical com Padre João Carlos e Banda.

Romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Penha
Dia 23 (sábado)
16h: Momento de Oração no Santuário de Nossa Senhora da Penha.
17h: Carreata com a imagem de Nossa Senhora da Penha para a igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa.
22h: Noite de Louvor no campo de futebol na Praia da Penha.
Romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Penha, saindo da igreja de Nossa Senhora de Lourdes.

Dia 24 (Domingo)
5h: previsão de chegada ao Santuário de Nossa Senhora da Penha. Encerramento do Ano da Fé na Arquidiocese da Paraíba. Celebração da Santa Missa presidida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto.

continue reading Romaria da Penha 2013

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

50. Museu Pedro Américo, Areia


O Museu Pedro Américo é um dos pontos turísticos mais relevantes da cidade de Areia. Nele estão contidos alguns objetos, obras e prints de um dos mais conhecidos filhos de Areia e entre os mais renomados artistas paraibanos, consagrado nacionalmente pelo seu principal quadro 'O Grito do Ipiranga' encomendado por Dom Pedro II. 

Mesmo não tendo um acervo vasto sobre a vida e obra do pintor, vale uma visita ao local e conhecer um pouco deste paraibano notável que vez seu nome no Brasil e na Europa.

Um pouco da história

Nascido em uma família de músicos, a vida artística de Pedro Américo começou bem cedo, já aos 10 anos ele foi convidado pelo naturalista francês Jean Brunet a compor uma expedição científica que passava pelo  Nordeste do Brasil, em 1852, na condição de desenhista. Muito habilidoso, Américo muda-se para o Rio de Janeiro, onde estuda no Colégio Pedro II e no ano seguinte matricula-se na Academia Imperial de Belas Artes. Após passagem por vários países europeus, como França, Bélgica, Itália, estudando arquitetura, teologia, literatura e filosofia, ciências naturais, dentre outras disciplinas. Sua tela mais conhecida, sem dúvidas, é 'Proclamação da Independência', também chamada de "Grito do Ipiranga". Em 1890, elege-se deputado pela Paraíba. Morre aos 62 anos na cidade de Valência na Itália em 1905.



continue reading 50. Museu Pedro Américo, Areia

sábado, 2 de novembro de 2013

É da Paraíba! Praias Litoral Norte


Não tem jeito, falar da Paraíba é falar das suas belas praias, das tonalidades verde-azul de suas águas, da temperatura que beira os 30ºC e do convite ao descanso, ainda mais agora, quando o verão já se aproxima. Reunir um pouco das belezas do nosso litoral de norte a sul até aqui registradas no PB em 1000 lugares não é tarefa fácil. Registrar cada detalhe da Barra de Camaratuba, no encontro da Paraíba com o Rio Grande do Norte, até Acaú, já na região limítrofe com o litoral Pernambucano em um único post seria praticamente impossível. Tanto é que dividimos este post em outros dois: Praias de João Pessoa e Praias do Litoral Sul, que em breve divulgaremos para vocês.

Aqui nos propomos a te levar as principais praias e atrativos do litoral norte paraibano, cada um com um detalhe especial. Neste passeio pelo litoral norte, não irão faltar belos cenários naturais, gastronomia, personagens, histórias e curiosidades, pois esta é a Paraíba, a Paraíba dos 1000 lugares.

Barra de Camaratuba, Mataraca - O encanto na divisa com o RN
A primeira praia do litoral norte paraibano partindo no sentido Natal-João Pessoa, é também a mais distante da capital paraibana. Leva este nome devido ao rio Camaratuba, que chega ao oceano nas divisas desta praia. De difícil acesso, é bastante preservada, com poucas e pequenas pousadas. Devido ao seu mar agitado, é bastante frequentada por surfistas em busca de boas ondas, mas também atrai famílias e amantes da natureza. continue lendo.
  

APA da Barra do Rio Mamanguape - O Projeto Peixe-Boi



Unidade de Conservação Ambiental Federal que abrange cerca de 14.000 hectares dos municípios de Rio Tinto, Marcação e Lucena. Nela é desenvolvido o Projeto Peixe Boi, através do Centro Nacional de Mamíferos Aquáticos, que visa recuperar e proteger a espécie Peixe-Boi Marinho, um dos animais aquáticos mais ameaçados de extinção no país, que tem a Barra do Mamanguape um de seus últimos refúgios. É possível fazer a visita a unidade, conhecer mais sobre o trabalho de preservação ambiental e conhecer os habitantes mais famosos deste local. continue lendo

 
Praia de Oiteiro, Rio Tinto-PB - Praticamente intocada
  É uma praia do litoral norte da Paraíba, de paisagem (semi) deserta, pertencente ao município de Rio Tinto e inserida dentro da APA da Barra do Rio Mamanguape, fazendo divisa com as praias de Miriri (ao sul) e Campina (ao norte). Muito verde rodeia esta praia, mas há também a presença de poucas habitações de moradores locais. É também utilizada para área de camping e está próxima a área de atuação do Projeto Peixe-Boi. continue lendo.

  
Ruínas de Bonsucesso, Lucena - Verde, histórias e mistérios
Sem dúvida, uma obra de arte formada pelo homem e finalizada pela natureza, numa sinergia entre a histórica edificação e a grande árvore que a sustenta. As ruínas estão próximas a foz do rio Miriri e para conhece-las é preciso atravessar o rio a nado (trecho raso) e seguir em trilhas de nível moderado abertas nos resquícios de mata Atlântica existentes em cima das falésias. Após a subida vale a pena parar e observar o mirante natural que é a vista do local, uma visão privilegiada do litoral paraibano, é possível ver, até mesmo, alguns prédios de João Pessoa e Cabedelo. continue lendo.

Praia de Forte Velho - Santa Rita
O braço de mar que adentra ao rio Paraíba forma um local de rara beleza cênica, com belos lugares para se visitar, como a famosa praia do Jacaré, a ilha da Restinga e a praia fluvial de Forte Velho. O acesso principal se dá através do próprio rio, em um belo passeio pelas águas turvas do velho Paraíba. Partindo de Cabedelo, chega-se em menos de 30 minutos a praia, a dica é curtir o melhor da gastronomia local, com o camarão no espeto e os deliciosos a base de peixe. continue lendo.
  
 
Praia de Formosa, Cabedelo - O azul que impressiona

Formosa possui muitas casas, principalmente de veraneio, bares e algumas pousadas. A hospedagem nas pequenas pousadas da praia é uma ótima alternativa para quem quer aproveitar as férias ou o verão em um ambiente mais tranquilo, mesmo em área urbana, estando próximo de vários atrativos como o pôr-do-sol na praia do Jacaré, Areia Vermelha, a Fortaleza de Santa Catarina e distante cerca de 15km da capital, João Pessoa. Também fica a poucos quilômetros do porto de Cabedelo e da balsa que faz o trajeto Cabedelo-Lucena pelo rio Paraíba. continue lendo.
 
Praia de Campina, Cabedelo - Águas calmas e céu colorido. 
 
Partindo de João Pessoa, esta é a  segunda praia do município de Cabedelo. Diferentemente da vizinha, Intermares, a Praia de Campina nos mostra um cenário um pouco menos urbano, mas não menos bela e movimentada. De mar calmo e azul turquesa, Ponta de Campina apresenta parte de sua vegetação preservada e escolhida por famílias, grupos de amigos e kite e windsurfistas para a prática destes esportes. Também há bares famosos a beira-mar que oferecem, além da gastronomia, shows ao entardecer. continue lendo.
 
 
continue reading É da Paraíba! Praias Litoral Norte

sábado, 19 de outubro de 2013

[Álbum de Fotos] 3ª Caminhada Falésias de Tambaba



Quem acompanha o blog sabe que já divulgamos outras caminhadas na APA de Tambaba. Em março mostramos para vocês a trilha Piscinas de Tambaba, já em julho, participamos e cobrimos a caminhada Rio Graú e agora em outubro chegamos a Falésias de Tambaba, a última trilha de 2013 cadastrada na Anda Brasil em Tambaba.
 
 As trilhas pela APA  de Tambaba têm realização do Restaurante e Pousada Arca de Bilú e estão atraindo um número significativo de participantes que buscam atividades ao ar livre, contato com a natureza e a melhoria da qualidade de vida. Também é possível agendar previamente a ida de pequenos grupos para conhecer as belezas e atrativos de cada um dos circuitos. 
 
O PB em 1000 lugares traz um pequeno registro fotográfico da trilha.

>> Acompanhe o PB em 1000 Lugares no facebook.

O ponto de partida é o conhecido restaurante A Arca de Bilú, do Casal Marcos Bilú e Rosana Diniz, é justamente ela, a Rosana, que coordena a realização da programação anual das caminhadas juntamente com a Anda Brasil. Na foto, um detalhe da entrada do equipamento gastronômico. Antes do início da trilha um belo café da manhã com frutas é servido nas instalações do restaurante.


A trilha teve início por volta das 09h e pouco tempo depois já conseguimos ter uma visão panorâmica do litoral sul paraibano, sem dúvida, a vista é de surpreender e maravilhar a todos, ainda mais nesta época do ano, nas proximidades do verão, quando o mar ganha a tonalidade ainda mais azul.

Sem dúvida, a paisagem de cima da falésia é de tirar o fôlego. A brisa aí de cima ajudava um pouco a amenizar o calor que fazia.
 
Não demorou muito para adentrarmos em áreas onde a vegetação era um pouco mais fechada.  Resquícios de Mata Atlântica  que abriga pequenas propriedades, comunidades rurais, assim como é ambiente de várias espécies de animais como raposas, cotias e tamanduás.

 
Aqui parte do grupo na parada para fotos. Uma preparação para a descida até a praia.

Já conseguimos ver as formações peculiares das falésias da Praia de Coqueirinho, também chamadas de "castelinhos". A praia de Coqueirinho é uma das mais conhecidas do litoral paraibano e atrai milhares de turistas e apreciadores pela sua beleza cênica e por seus restaurantes e centro de gastronomia.
Grupo de Caminhantes - Praia de Coqueirinho, Costa do Conde - PB.

E de repente (ou nem tanto assim, nem tanto MESMO), já estamos em cima da falésia de novo, (UFA!)... contemplando a paisagem de Coqueirinho. Neste momento, a chuva já se aproximava para dar uma aliviada no calor intenso que fazia.
No retorno da trilha para o restaurante ainda passamos pela comunidade rural Assentamento Tambaba. Além da pausa para o descanso tivemos a oportunidade de degustar os deliciosos doces feitos pela comunidade. Hummm, uma delícia que o caminhante e o turista pode levar para sua casa (Compramos vários, inclusive).

>> Conheça mais sobre a Área de Proteção Ambiental de Tambaba aqui.

Terminamos a caminhada Falésias de Tambaba após percorrermos mais de 09km entre subidas, descidas, areia da praia, resquícios de mata, pequenas áreas de cultivo familiar. Passamos por várias paisagens, descobrimos novas amizades e tivemos nova oportunidade de contato com o espaço natural. Esperamos ansiosos a próxima programação de trilhas pelas belezas da Costa do Conde.

Organização: Restaurante A Arca de Bilú - Tambaba.
Apoio: Pousada e Hostel do Inglês, SEBRAE, Pousada Aconchego - Praia Bela, Pousada Ancoradouro - Praia de Carapibus, Slow Hostel - João Pessoa.
continue reading [Álbum de Fotos] 3ª Caminhada Falésias de Tambaba