Escondida em meio aos canaviais do município de Santa Rita, a Capela de Santana do Gargaú é um belo exemplar do barroco na Paraíba e uma das construções históricas existentes e em ruínas na zona rural do município. A edificação da capela é atribuida a Duarte Gomes da Silveira, uma das figuras mais importantes do Estado, a constatação é a existência do brasão de sua família na fachada da obra.
A capela, que teve sua glória a visita de D. Pedro II e a sua hospedagem no antigo Engenho São João, hoje assiste ao abandono, esquecimento e vandalismo. O altar foi roubado anos atrás e as imagens estão de posse de algumas pessoas da região, que temem o roubo. As missas não são mais realizadas e uma outra igreja está em fase de conclusão na comunidade de Gargaú.
PS: ao (tentar) chegar ao lugar, temos que passar por canaviais e pequenas casas (pedimos autorização para passar) até chegar ao ponto da foto... fomos recebidos por uns 15 cachorros que impediram nossa passagem.
LUGAR RELACIONADO: Gargaú, Santa Rita, PB.
LUGAR RELACIONADO: Gargaú, Santa Rita, PB.
È uma pena que não valorizamos o nosso passado.Só sabemos destruir
ResponderExcluiro patrimônio histórico brasileiro.É lamentável!
Lugar lindo.. pena que não existe um projeto que venha a restaurar o monumento..
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFui criado nesse lugar chamado bebelandia tive o privilegio de ver de perto pena que as pessoas nao selam pela nossa historia muito triste
ResponderExcluir