quarta-feira, 2 de abril de 2014

CINEPORT 2014 - Programação Musical

 
Não são "apenas" os filmes que atraem os olhares para o 6º Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa - o CINEPORT 2014. A programação musical traz grandes artistas e performances. Destaques da programação, o grupo Troça Harmônica abre os trabalhos no dia 04/04 (sexta-feira), o som regional de 'Os Gonzagas' será apresentado dia 07/04 - o grupo recém chegados de turnê na Europa vem fazendo bastante sucesso por onde passa divulgando a música do Nordeste, já a Cabruêra encerra a programação de música do festival no dia 12/04. Há espaço ainda para artistas de outras nacionalidades como os portugueses do Osso Vaidoso, Dj White Haus e Carminho. Depois de tudo isso não dá para perder. Fique ligado!

Segue a programação oficial disponibilizada no site do CINEPORT 2014.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

Dia 04 -Troça Harmônica (PB) - 23h

Dia 05 – Osso Vaidoso (Portugal) e DJ White Haus (Portugal) - 23h45

Dia 06 – Os Trilhas (PB) - 21h45

Dia 07 –Os Gonzagas (PB) - 23h

Dia 08 – Seu Pereira e Coletivo 401(PB) - 23h

Dia 09 –Lohanny Lorenzzi (África). Star 61 (PB) - 22h30

Dia 10 - Carminho ( Portugal) - 22h

Dia 11- Lula Pena (Portugal) e DJ Mike Stellar (Portugal) - 23h

Dia 12- Cabruêra (PB) - 22h30
A sexta edição do Cineport acontece de 04 a 13 de Abril na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa.

Veja mais sobre o CINEPORT 2014.
continue reading CINEPORT 2014 - Programação Musical

sexta-feira, 28 de março de 2014

6º CINEPORT - 4 a 13 de Abril 2014


Entre idas e vindas a capital paraibana, o Festival de Cinema de Língua Portuguesa - CINEPORT, chega a sua sexta edição trazendo uma programação diversificada que inclui exposições, mostras competitivas, apresentações musicais, entre outras atividades.

O CINEPORT se prepara para desembarcar mais uma vez em terras paraibanas. Nesta sexta edição o festival se consolida no calendário de eventos da cidade, assim como, dentre os festivais e premiações do gênero no mundo e traz a integração com várias culturas que compartilham entre si a mesma língua - dentre elas Moçambique e outras nações africanas, Brasil e, obviamente, Portugal  - país homenageado na edição 2014.

O Festival é composto de mostras competitivas de longa e curta metragens, em diversas categorias; mostra homenagem a personalidades do cinema do Brasil, Portugal e África, além de mostra infantil. Além disso, o Cineport concede troféus: Andorinha Longa Metragem, Andorinha Curta Metragem, Andorinha Técnica, Andorinha Criança e Humberto Mauro, além do Prêmio Energisa de Estímulo ao Audiovisual Paraibano, voltado exclusivamente para filmes produzidos e realizados no estado da Paraíba por equipes paraibanas e diretores residentes no estado.
 
O evento, que é realização da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, acontecerá entre os dias 04 a 13 de abril de 2014 na Usina Cultural Energisa.
 
Onde? Usina Cultural Energisa - Av. Juarez Távora , 243 – João Pessoa – Paraíba
http://www.festivalcineport.com.br/

Programação de abertura - Dia 4 de abril
18h - Abertura das exposições dos artistas portugueses Daniel Blaufuks e Pedro Bastos.
18h30 - Sessão de Abertura na Tenda Andorinha com convidados, autoridades  e cineastas dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
19h - Exibição dos curtas da Mostra Guimarães Capital da Cultura Europeia:  'O bravo som dos tambores' de João Botelho, 'A Palestra' de Bruno de Almeida  e 'Em honra de São Gualter' de Rui Simões.

A programação completa do festival pode ser acessada no site do evento: http://www.festivalcineport.com.br/programacao
continue reading 6º CINEPORT - 4 a 13 de Abril 2014

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Carnaval Multicultural - João Pessoa (AbradOs Zoio e Khrystal)


Uma união sinérgica e despretensiosa entre vozes e instrumentos paraibanos e potiguares - assim poderia resumir o carnaval multicultural realizado na noite do dia 22/02 no Ateliê Elioeonai Gomes - aos que não conhecem, uma casa de cultura localizada na ladeira da Borborema no Centro Histórico de João Pessoa. No "menu musical" da noite o som do "funk-rock-oxente" da banda paraibana AbradOs Zoio, ou simplesmente, ADZ e da regionalidade da cantora potiguar, Khrystal.
 
A galera do ADZ apresentou um show bastante autoral, com músicas do seu trabalho "Cidade das Neves", mas também tocou canções de compositores paraibanos como Kátia de França. Nem a chuva que caiu minutos que antecederam a entrada da banda pareceu desanimar o público que dançou e cantou as músicas do ADZ do início até o fim da apresentação.
Na sequência Khrystal e sua banda apresenta um show empolgante e maduro. A plateia interagia a cada refrão,  o que mostra que Khrystal já tem um público próprio na cidade pós sua participação no The Voice Br. No repertório do show músicas de seu cd Dois Tempos, como "Bem ou Mal", "Zona Norte, Zona Sul" e "Esse meu baião". Além disso, a potiguar cantou artistas renomados como Jackson do Pandeiro e Seu Jorge. A cantora esbanjou simpatia e atenção para com o público e distribuiu sorrisos e fotos após o show. Sem dúvida, uma noite de boa música.

 
continue reading Carnaval Multicultural - João Pessoa (AbradOs Zoio e Khrystal)

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Programação - Carnaval de João Pessoa


De 20 de fevereiro a 1o de março, 40 blocos vão desfilar pelas principais avenidas de bairro e Centro Histórico de João Pessoa, na comemoração dos 21 anos de existência do Folia de Rua.
Na programação do carnaval o bloco 'Picolé de Manga' sairá às ruas puxado pelos Aviões do Forró Elétrico na sexta-feira (21); enquanto Margareth Menezes será a responsável pela animação das irreverentes "Virgens de Tambaú" na saída do bloco no domingo (23); o bloco infantil 'Muriçoquinhas' será animado pela cantora paraibana Diana Miranda e o Palhaço Pipi; os músicos Carlinhos Brown e Lucy Alves serão os destaques da quarta-feira de fogo do Bloco Muriçocas do Miramar (26).Além dos blocos do Folia de Rua, a festa nos bairros e o carnaval tradição fecham a programação carnavalesca da cidade.
 
A programação do Carnaval 2014 de João Pessoa pode ser conferida abaixo:
 
Folia de Rua
 
 
- Dia 20 (Quinta)
Abertura do Folia de Rua com as atrações Monobloco e Orquestra Splok – Local: Ponto de Cem Réis, às 19h.

- Dia 21 (Sexta)
Picolé de Manga:
Aviões do Forró. Ramon Schneider, Amazan, Samba da Elite, Lis Albuquerque, Gracinha Teles e Diana Miranda.

Bloco Jaguaribe Folia
Praça Bela Vista - Jaguaribe - 19h.

- Dia 22 (Sábado)
Bloco dos Atletas:
Xexéu (ex-Timbalada) e Banho de Cheiro: Play Way

- Dia 23 (Domingo)
Virgens de Tambaú:
Margareth Menezes, Eletricaz, Liss Albuquerque, Eudinho Arruda, Jairo Madruga e Rayane Stefanny

- Dia 24 (segunda)
Bloco da Melhor Idade:
Orquestras de Frevo
Muriçoquinhas:
Diana Miranda e Palhaço Pipi

- Dia 26 (quarta)
Muriçocas do Miramar:
Carlinhos Brown, Lucy Alves, Gracinha Teles, Fuba e Maiara Gonçalves.
Concentração: Praça das Muriçocas - Av. Tito Silva, Miramar.

- Dia 28 (sexta)
Cafuçu: vista sua "melhor" fantasia e caia na folia na elegância dos cafuçús.
Atrações: Orquestras de Frevo e DJs. Concentração na Praça do Bispo e Praça Barão de Rio Branco - Centro de João Pessoa.

Polos Carnavalescos

Mangabeira (Praça do Coqueiral)
Dia 28/02
20h – Bateria da Malandros do Morro
21h – Totonho
22h30 – Rayanne Steffany
Dia 1/03
20h – Urso Panda
21h – Forró da Burguesinha
22h30 – Swing Estourado

Rangel (Praça da Amizade)
Dia 28/02
20h – Bateria Império do Samba
21h – Swing Levado
22h30 – Pressão Hits
Dia 1/03
20h – Urso Amigo Batucada
21h – Nosso Jeito
22h30 – Toque de Samba

Mandacaru (5 Bocas)
Dia 28/02
20h – Afoxé Orin Axé
21h – Banda Abala
22h30 – Banda Bereguedê
Dia 1/03
20h – Urso Macaco Louco
21h – Forró Primeira de Luxo
22h30 – Samba da Elite

Carnaval Tradição
 Dias: 1 a 4 de Março (a partir das 18:00h)
Local: Av. Duarte da Silveira, Centro
Desfiles das campeãs: 4 de março

Escolas de Samba
Malandros do Morro
Império do Samba
Independente de Mandacaru
Pavão de Ouro

Clubes de Orquestras
Ciganos do Esplanada, São Rafael Frevo e Folia, Sai da frente Dona Emília, Gigantes do Frevo, corda de Frevo do Bairro da Torre, Adolescente e Criança Feliz, Alegria do Frevo, Bandeirantes da Torre.
Tribos Indígenas
Tupinambás, Tabajara, Guanabara, Tupi Guarany, Xavantes, Ubirajara, Pele Vermelha, Flecha Negra, Tupi Guanabara, Papo Amarelo.

Ursos e batucadas
Urso anos Dourados, Urso Verde, Urso Panda, Urso Celebridade, Urso Gavião, Urso Jamaica, Urso Amigo Batucada, Urso Sem Lenço e Documento, Urso Reboliço, Urso Santa Cruz, Urso Macaco Louco, Urso Simpático, Urso Preto, Urso Cachorro Louco, Urso Carnavalesco Canibal, Urso da Paz, Águia de Ouro, Nova Liberdade.

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa
continue reading Programação - Carnaval de João Pessoa

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Lembranças do carnaval de João Pessoa

 
Não! Este post não tem pretensão de fazer uma análise histórica do carnaval de João Pessoa e da Paraíba - até porque o  autor que o escreve talvez não tenha nem vivido o suficiente para isto, ainda. Gostaria apenas de fazer um relato despretensioso sobre alguns fatos e memórias que marcaram o meu carnaval. Talvez eu tenha até um pouco de vergonha dele depois, mesmo assim, resolvi compartilhar.
 
Uma das primeiras imagens que tenho do carnaval é a de um simples rádio de pilhas (ganhado de presente de aniversário da minha madrinha) e um punhado de confete e alguns metros de serpentina. Era com ele (o rádio), sintonizado em alguma rádio FM, que conseguia escutar as marchinhas e músicas carnavalescas - rompendo um pouco do silêncio do bairro do Cristo - (quase) vazio (de gente) por conta das festas de carnaval no interior e outros estados. O pouco de batuque que escutava neste período vinha de um pequeno bloco, que mais tarde vinha a saber de seu nome -o ''Desmantelados do Cristo".

Aliás, desde pequeno era acostumado a ver a cidade esvaziar por conta desta época do ano. Em alguns dos meus carnavais de criança cheguei a ir a Santa Rita, Lucena e Conde. As lembranças de Santa Rita remetia, primeiramente, as várias alas-ursa que rondavam a cidade cantando o conhecido refrão "ala ursa quer dinheiro, quem não dar é pirangueiro" e aos desfiles de tribos indígenas e cirandas na praça central da cidade. Lucena era destino certo de várias famílias no carnaval - inclusive da minha. Na época, e estamos falando da década de 1990, a cidade tinha uma das festas mais comentadas e badaladas do estado; a infraestrutura precária da cidade parecia não incomodar os foliões, pelo menos não a ponto de fazer com que estes turistas mudassem de destino no ano seguinte - as faltas d'água eram constantes, mas não havia problema, o povo não perdia a animação e brincava mesmo assim, nas casas de veraneio ou nas areias da praia; Já no Conde minhas lembranças estavam muito associadas aos blocos carnavalescos que saiam em Jacumã, assim como no carnaval das famílias - lembro, inclusive, da ida ao litoral sul quando da construção da PB-008 e dos famosos congestionamentos no período carnavalesco.

Mas meu carnaval de tempos atrás se deu mesmo em João Pessoa. As bandeirinhas coloridas enfeitavam as ruas, escolas e prédios da cidade.  Na prévia de carnaval a saída do bloco Muriçocas do Miramar tornava e continua a tornar um dia qualquer no calendário, a quarta-feira mais esperada do ano pelo menos para o pessoense - o zum-zum-zum era tanto que na quinta pós "quarta-feira de fogo" as escolas e repartições públicas estavam praticamente vazias.
E na Tv, assistíamos ao carnaval tradição resistir ao tempo (e as dificuldades financeiras); as escolas de samba Catedráticos do Ritmo e Malandros do Morro desfilavam pela Av. Duarte da Silveira, acompanhadas de outras agremiações como Clubes de Orquestra e das Tribos Indígenas; contrastando com a realidade do carnaval  do Rio/São Paulo. Ah, não vivi os tempos áureos dos bailes, mas não há como não falar dos tradicionais bailes Vermelho e Branco no Clube Cabo Branco - que movimentava a sociedade paraibana no período carnavalesco.
 
O carnaval das alas-ursas, da elegância dos Cafuçús, do zum-zum-zum das muriçocas, dos clubes de orquestra e frevo, das virgens de Tambaú e Valentina e muito mais - este é o carnaval que venho a lembrar no momento na minha cidade.
continue reading Lembranças do carnaval de João Pessoa

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Programação Carnaval Jacumã /Conde 2014


Não é de hoje que o Carnaval de Jacumã é um dos mais agitados e conhecidos de toda a Paraíba. Seja nas residências ou nas ruas, a bela Jacumã, na Costa do Conde atrai foliões de várias partes do país, interessados em curtir um carnaval animado e de festa, assim como apreciar as belezas naturais do lugar. Este ano, a programação, que inicia  em 28 de fevereiro, trará nomes nacionais de destaque como a cantora paraibana que dispensa apresentações,Elba Ramalho; o ex-vocalista do Cidade Negra, Toni Garrido, e; a cantora de tecnobrega paraense, Gabi Amarantos. Mais uma vez o palco central da festa será erguido na quadra de Jacumã, e cerca de 25 blocos saíram pelas ruas do distrito entre os dias 28/02 até o dia 4 de março. Um outro destaque será a saída do bloco ecológico, Pega na Biluca, no dia 03 de março (segunda-feira de carnaval) e concentração no restaurante Pega na Biluca com percurso até a praça/estacionamento da praia de Tambaba.
 
A promessa é que seja um carnaval de muita alegria e responsabilidade.
 
 
Programação oficial do Carnaval 2014 em Jacumã:
 
- Sexta-feira (dia 28/02)
Bichinha Arrumada
As Coleguinhas
Ramon Schnayder
Cheiro Baiano

- Sábado (dia 1/03)
Geração é Massa
Yegor Gomez
Elba Ramalho
Banda Leva

- Domingo (dia 2/03)
Mayara Gonçalves
Patusco
O Rodo
Sacarada

- Segunda-feira (dia 3/03)
Toque de Samba
Voa Voa
Gaby Amarantos
Vagalumes

- Terça-feira (dia 4/03)
Banda Folia
Banda Kitara
Tonho Matéria
Toni Garrido
 
continue reading Programação Carnaval Jacumã /Conde 2014

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Rio Graú #53


Este post continua a nossa contagem de belos lugares da paraíba, mas de uma maneira diferente. Os registros aqui apresentados foram realizados durante a caminhada ecológica Circuito Rio Graú; uma trilha pela APA de Tambaba, na Costa do Conde, percorrendo áreas de mata atlântica fechada, campos, falésias, faixa de areia e solo pantanoso até chegarmos num belo cenário onde o rio Graú encontra o mar - a divisa entre os municípios do Conde e Pitimbu. Esta caminhada faz parte do projeto de ecoturismo do Restaurante e Pousada Arca de Bilú, em parceria com a Anda Brasil, para divulgar o patrimônio natural da Área de Proteção Ambiental de Tambaba - área esta que vem sendo alvo de especulação imobiliária, desmatamento, queimadas e outras agressões.

Tênis adequado a prática de caminhadas, ok! Roupas leves, ok! Protetor solar nível 30 ou superior, ok! Cantil com água, ok! Alongamento, ok! Então vamos à Caminhada Ecológica Circuito Rio Graú.

O ponto de saída das caminhadas é sempre na Arca de Bilú- somos recebidos com um café da manhã de frutas para dar energia e nutrientes necessários a uma boa caminhada. Vale dizer que fizemos a trilha de maneira invertida e com algumas adaptações do roteiro original.


1. A trilha tem início percorrendo a mata fechada. Muito verde e algumas surpresas pela trilha.Logo de início já vemos a placa que indica a preservação da APA.

2. Poucos minutos de trilha em mata fechada e chegamos na beira-mar da praia de Tambaba.


3. Este trecho é o final da área naturista da praia de Tambaba. Como estamos na trilha ecológica há o entendimento da administração da área que podemos atravessar esta área sem precisar nos despir. Fora isto, não é possível caminhar na praia de roupas.


4. Aqui já podemos ver a pedra do cachorro (a esquerda) e as falésias que seguem para a praia de Graú. A trilha neste local tem um nível de dificuldade médio, mas necessita de bastante fôlego do caminhante para as subidas e descidas nas pedras e falésias. Nada que uma bela paisagem não recompense todo o esforço.

5. Nesta foto já estamos em cima da falésia. O que nos rendeu ótimas fotos como esta. O registro da maré cheia avançando sobre as pedras da praia.
6. Mais um registro do litoral sul da paraíba. As falésias contrastam com o verde da vegetação nativa e o mar. Um belo cenário quase desértico.


7. Estamos andando em direção ao rio Graú - quase divisa entre os municípios de Conde e Pitimbu. Neste trecho da caminhada ecológica já podemos ver que não há mais falésias e a vegetação já muda. Estamos chegando em área de manguezal.
8. Muito fôlego para andar na areia fofa. Já estamos chegando na foz do rio Grau.
9. Cá chegamos! Estamos no rio Graú - limite entre Conde e Pitimbu. O rio convida para um bom banho ou, quem sabe, um passeio de caiaque. Infelizmente, neste momento, o céu estava chuvoso o que prejudicou nossas fotos, mas não tirou a beleza do lugar. A caminhada não acaba por aqui, mas preferimos deixar nossos leitores com a curiosidade de fazer o passeio.

10. Antes de finalizar, um agradecimento a Rosana Diniz, a organizadora e realizadora deste projeto de ecoturismo, educação ambiental e sustentabilidade no litoral sul. Parabéns a ela e todos os envolvidos.
Há muitos registros que deixei de lado para fazer esta para fazer a postagem. Pode acreditar é um belo passeio. Por fim, no dia 08 de ferevereiro/14 haverá outra caminhada. desta vez a Falésias de Tambaba, olha só o banner.

continue reading Rio Graú #53

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Ô vida boa... é verão em João Pessoa!



A temporada mais esperada do ano já começou. O verão é capaz de movimentar o litoral paraibano e trazer atrações e eventos para as cidades litorâneas como em João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Conde. De acordo com órgãos oficiais de turismo neste período, a capital paraibana e cidades da região receberão cerca de 200 turistas em busca das belezas naturais da nossa região. Mas não pense que esta época é sinônimo apenas de sol e praia, há também diversas atividades e eventos movimentando vários pontos das cidades. Já falamos um pouco sobre o litoral norte e suas belezas quase intocadas e do litoral sul, com seus lugares paradisíacos. Chegou a vez de falarmos sobre João Pessoa - a capital verde das Américas que vem sendo cada vez mais descoberta por turistas de todo mundo. Fato é que em 2013.

Basta citar que "Jampa", como também é conhecida foi escolhida em 2013 como um dos destinos em alta para a temporada, sendo um dos vencedores do Vencedor do Travellers' Choice™ 2013 - prêmio do sites de viagens TripAdvisor.

Esta resenha foi dividida por tópicos, apresentando atividades e atrações a serem experimentadas na cidade durante o verão. Tentamos sair do óbvio, se conseguiremos ou não é você quem poderá dizer. Embarque na viagem:

João Pessoa verde: Foto 1- Jardim Botânico Benjamim Maranhão; Foto 2 - Parque Solon de Lucena (Lagoa); Foto 3 - Árvore na praça da Independência; 4 - O verde mar de João Pessoa - corais do Seixas.

João Pessoa das trilhas e do verde

Já que João Pessoa foi considerada uma das cidades mais verdes do planeta (tá bom, sei que o título é contestável...) nada melhor que aproveitar as áreas naturais preservadas da cidade para ter maior contato com a natureza e o que ela oferece. Em meio ao 'caos', comum a todo centro de uma capital, há áreas verdes preservadas como parques e praças. O parque Solon de Lucena (Lagoa) é um dos principais cartões postais da cidade; a Praça da Independência é uma outro espaço verde nas proximidades centrais da cidade, um ótimo lugar para uma caminhada diurna ou para simples contemplação.

A Bica - Parque Zoobotânico Arruda Câmara, é um dos espaços parcialmente preservados mais visitados pela população da cidade. O parque, que abriga cerca de 700 animais de 98 espécies nativas e exóticas, oferece de terça a domingo atividades para toda a família. No período que vai do dia 14/01 a 02/02 a 'Bica' desenvolve o projeto "Férias no Parque" com a programação diária (sempre as 9h00 – 10h00 – 14h30 e 15h00), onde os visitantes poderão participar de oficinas e trilhas, orientadas por profissionais, veja aqui toda programação.
Funcionamento do parque: terça à domingo das 08h às 17h (entrada no parque até as 16h).
Ingresso: R$ 1,00 (criança abaixo de 7 anos e idosos acima de 65 anos não pagam).

Outro local verde de João Pessoa é o Jardim Botânico Benjamim Maranhão que oferece trilhas guiadas pelo segundo maior resquício de Mata Atlântica em área urbana do país, a mata do Buraquinho. O Jardim apresenta várias espécies nativas da mata atlântica, como o imponente visgueiro, assim como espécies de outros biomas, como os bambuzais, com um pouco de sorte é possível observar algumas espécies animais como micos e bichos-preguiça. As trilhas variam em relação ao nível de dificuldade e duração do percurso, mas em geral são de fáceis a moderadas, mesmo assim é importante avaliar a condição física antes da sua participação.  O uso de roupas adequadas (calça jeans) e tênis é obrigatório. 
Funcionamento: segunda à sábado das 08h00 às 17h00.
Ingresso: gratuito.

O verde azulado (ou azul esverdeado) das águas da praia de Tambaú escondem formações de corais de grande beleza. O passeio é realizado durante as  marés baixas  por catamarãs credenciados com o valor que custa entre R$30,00 a R$45,00 por pessoa. Não é permitido alimentar os peixes ou sair da área delimitada, pois pode prejudicar o ecossistema local. A dica é realizar fotos aquáticas. Passeio semelhante é realizado nos corais da praia do Seixas também em João Pessoa.

João Pessoa das artes

O Salão de Artesanato da Paraíba é um evento que reúne o melhor do artesanato paraibano com edições em janeiro em João Pessoa e em junho, durante o maior São João do mundo, em Campina Grande. Em 2014 o XIX Salão de Artesanato traz o tema 'Nossa Arte tem Fibra'.
Local: Jangada Clube, Praia do Cabo Branco.
Funcionamento: diariamente das 15h00 às 22h00.
Ingresso: Gratuito.
A estação Ciência Cultura e Arte também é parada quase obrigatória neste período de verão. Tanto por ser uma das últimas obras do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, como pela sua programação de eventos, cursos livres de músicas e artes. A estação promove pequenos eventos e apresentações ao público gratuitamente. Além das obras do acervo permanente a Estação Cabo Branco realiza até o dia 02 de fevereiro a exposição "Feminino Quilombola" do fotógrafo italiano Alberto Banal, que retrata em 350 fotos e 12 vídeos, o papel da mulher em áreas quilombolas na Paraíba.  Já a exposição "Amiga é pra essas coisas", da artista plástica Ana Christina Mesquita Melo homenageia a amizade entre mulheres expressa na forma de 30 bonequinhas feitas de papel machê e fica em cartaz até o dia 02 de fevereiro. "Nossa Terra, Nossos Valores" é outra exposição em cartaz na Estação até o dia 02 de fevereiro com vários nomes das artes paraibanas uma parceria com a Galeria Gamela comemorativa aos seus 33 anos de fundação. Na área astronômica a Estação Cabo Branco traz a possibilidade de observar um pouco do universo através de telescópios no terraço panorâmico; no dia 22 de janeiro haverá a observação dos planetas Júpiter e Vênus das 19h00 às 20h30. 
Local: Av. João Cirilo Silva, s/n, Altiplano - João Pessoa/PB - CEP 58046-010. http://joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb/.

A galeria de Arte Louro & Canela expõe seu acervo de artes contemporâneas de artistas paraibanos na praia de Manaíra. Vale uma visita, assim como adquirir algumas peças de arte. No final vale a visita na cafeteria ao lado, o Café Galeria, que une o mundo das artes à gastronomia. 

João Pessoa da música e dos sons

Não há como falar do verão de João Pessoa sem falar sobre música. É justamente neste período que vários festivais e shows acontecem na cidade. O Extremo Cultural é um festival gratuito de música popular que acontece nos finais de semana nas areias da praia de Tambaú. Na programação estão artistas locais e nacionais. O cantor paraibano Ramon Schnayder e o sambista carioca Dudu Nobre irão se apresentar na sexta-feira (17/01), no sábado (18) é a vez de Mira Maya e Frejat. Dando sequência ao projeto musical se apresentam as bandas pop-rock Rock Retrô e Jota Quest na sexta (24) e o MPB de Eloisa Olinto e Gal Costa no sábado (25). Fechando a programação musical de verão da cidade os shows de Renata Arruda e Roberta Sá na sexta (31) e Val Donato e Titãs no sábado (01/02).
Local: os show acontecem nas areias da praia de Tambaú, nas proximidades do Busto de Tamandaré.
Horários: show de abertura às 20h00 e os shows principais às 22h00 com término às 00h00.
Ingresso Gratuito.


João Pessoa histórica

Um passeio pelo terceiro centro histórico mais antigo do país. As ladeiras do centro antigo de João Pessoa levem o visitante a várias construções importantes no contexto da colonização brasileira. Na cidade baixa é possível visitar o antigo Hotel Globo, no largo da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, de frente ao rio Sanhauá; bem próximo dali a praça Antenor Navarro e seus casarios coloridos é outro ponto de visitação; subindo as ladeiras históricas, a Casa da Pólvora é uma das construções mais antigas ainda de pé e em bom estado de conservação, onde é possível observar uma visão panorâmica da região histórica da cidade, do rio Sanhauá e da área verde do entorno; as igrejas também merecem atenção neste passeio; o complexo da Igreja de São Francisco e convento de Santo Antônio que possui visitação aberta ao público, com condutores que explicam um pouco da história do lugar; há também igrejas como a Basílica de Nossa Senhora das Neves, a Igreja de São Bento e a Igreja da Misericórdia, todas relativamente próximas uma das outras.
continue reading Ô vida boa... é verão em João Pessoa!

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Galeria de Arte Louro & Canela #52

Um espaço que agrega arquitetura, arte, eventos e gastronomia - esta é a Louro & Canela, uma galeria de arte contemporânea que vem atraindo a atenção daqueles que apreciam uma proposta inovadora e sustentável de valorização da arte paraibana. Tudo isso de frente a uma das mais conhecidas praias de João Pessoa - a praia de Manaíra.
A Louro & Canela surge do vislumbre do arquiteto Jonas Lourenço e de sua esposa, a artista plástica Jô Cortez, em divulgar a arte e os artistas paraibanos. É também um ambiente onde o público da cidade e visitantes possam adquirir telas de vários artistas plásticos e prints decorativos, ou simplesmente apreciar o que está exposto nos vários ambientes da galeria.
Já na fachada você vê que não se trata de uma galeria nos moldes convencionais. O colorido contemporâneo chama a atenção de quem passa e já é um convite para entrar neste lugar. O legal é que a visita pode ser realizada com o apoio dos profissionais da Louro & Canela, que possuem conhecimentos sobre arte e arquitetura, além de informações técnicas sobre cada tela exposta, para caso você se interesse por alguma tela exposta; mas a visita também pode ser autoguiada, quando o visitante, por ele mesmo, visita as instalações e ambientes e solicita o apoio da equipe apenas quando necessário.
1. Obra do artista plástico Fred Svendsen exposta na Louro & Canela; 2. Detalhe da Decoração da galeria; 3 e 4. Obras do artista plástico e arquiteto Jonas Lourenço expostas na exposição Casa Galeria. 

No dia da nossa visita estava acontecendo a CASA GALERIA, um evento promovido anualmente com a participação de projetos de arquitetura de vários profissionais da cidade, com o apoio de parceiros. Obras como dos artistas Jô Cortez, Fred Svendsen e do próprio Jonas Lourenço, dentre vários outros, decoram a galeria.
...........
Na parte de trás da galeria há uma pequena loja onde é possível comprar algumas lembranças e prints de telas expostas; há também uma área verde interna que impressiona pela beleza e detalhes, neste espaço são realizados alguns eventos e é possível fazer o aluguel da área para pequenas confraternizações, eventos sociais, lançamentos de livros, etc.

Para finalizar, não podemos deixar de falar do Café Galeria, um lugar super charmoso que une  gastronomia e arte. Além do café delicioso e ter cardápio inovador, o Café Galeria é um ambiente  acolhedor e sempre traz elementos das artes e ótima música.  Vale muito a  visita!

PS: E eu não poderia deixar de fazer um pedido inusitado, não deixe de fazer uma visita nos banheiros da galeria. Sim, eles são sensacionais (não vou postar foto aqui para ficar como surpresa ^^,).
1. Jardim interno da Galeria Louro & Canela, local reservado para pequenos eventos. 2 e 3. espaço para venda de produtos da galeria, 4. Espaço Kids.

Endereço: Av. João Maurício, 1443, Manaíra - João Pessoa.
(83) 35661172/ 9342 4023.
Funcionamento da Galeria Louro e Canela:
Funcionamento do Café Galeria: terça à domingo das 16 às 22 hs.
 
continue reading Galeria de Arte Louro & Canela #52

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

É verão! Trilhas e Ecoturismo na Costa do Conde


Aproveitar os dias de férias no litoral não é sinônimo apenas de sol e praia. No litoral Sul, Costa do Conde,  da Paraiba, cerca de 36 Km de João Pessoa, mais precisamente na APA (Área de Preservação Ambiental) de Tambaba, Costa do Conde, turistas e moradores encontrarão outra opção de lazer para suas férias. São trilhas que exploram as belezas naturais da região. Durante as  caminhadas, o turista pode se deparar  com mirantes, falésias, riachos e mangues, assim como as praias. É diversão, aventura e ecologia para todas as idades.

O Restaurante Arca de Bilu, por exemplo, promove neste mês passeios para que moradores e turistas possam conhecer estas maravilhas. A programação que começa neste sábado (11/01/2014), com a trilha do CIRCUITO RIO GRAÚ, que explora as belezas da Mata Atlântica, mangues, coqueirais, falésias e ainda se refrescar num banho entre o encontro do Rio Graú e o mar de Praia Bela.

 No domingo (25/01/2014) acontece a Trilha CAMINHADA ECOLÒGICA PISCINAS de TAMBABA, caminhada entre trilhas pela Mata Atlântica, Piscinas Naturais, Falésias e Praia. Nessa o caminhante irá visitar o Canyon da Praia da Arapuca, um dos Picos de Surf do Litoral Sul, subir numa  Falésia  que deixará o turista "sem fôlego" de ver tanta beleza diante da paisagem das praias observada no mirante da escadaria. Errata: devido a pedidos houve a alteração na caminhada do dia 25/01, que novamente irá ser a CIRCUITO RIO GRAÚ. Já a Caminhada Piscinas de Tambaba será realizada em outra data a ser comunicada.
Já no sábado dia (08/02/2014) acontecerá a CAMINHADA  FALÉSIAS DE TAMBABA. Caminhada nível médio, com trilhas de  vegetação densa de Mata Atlântica, Mata de Encostas, Voçorocas e Praias. Visita a  ASSENTAMENTO RURAL, com parada para degustação de DOCES CASEIROS, elaborados por moradoras da área.
Todos os passeios ecológicos tem o valor de R$ 30,00 por pessoa, que dá direito, além do percurso, o café da manhã serviço antes da realização da caminhada. Todas as trilhas partem do Restaurante A Arca de Bilú, na PB-008 - praia de Tambaba, onde é servido o café da manhã e é realizado o alongamento. É importante usar roupas leves (e roupas de banho opcional), calçar tênis adequado a realização de caminhadas, usar protetor solar, levar cantil com água.
Contato: Restaurante e Pousada A Arca de Bilú - Rosana Diniz (83) 9972-2369. rosana-dinizz@hotmail.com.
Facebook A Arca de Bilu.

continue reading É verão! Trilhas e Ecoturismo na Costa do Conde

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014