sábado, 22 de dezembro de 2012

Especial Verão - Todos os Caminhos te levam para a Paraíba


Na Paraíba é assim, de dezembro a fevereiro o sol esquenta ainda mais, o mar fica ainda mais azul e as praias convidam a um bom mergulho. Opções não faltam para quem quer curtir e aproveitar as belezas naturais do estado - principalmente as nossas praias. Mas não é só elas que agradam os residentes e turistas, há também programações especiais e eventos que só rolam no verão, fique ligado nas dicas que vamos trazer para você.
Especial Verão - Todos os Caminhos te levam para a Paraíba

Neste post iremos falar um pouco sobre as visitadas praias do estado, contando um pouco sobre o que fazer, onde ficar e o que visitar.

1. Praia do Cabo Branco - Praia de Tambaú

Coqueiro praia de Tambaú

Estas duas das principais praias urbanas de João Pessoa. Nelas estão a maior parte de todos os equipamentos turísticos da capital paraibana - hotéis, pousadas, restaurantes, agências de receptivo e shoppins. Cabo Branco é uma das praias mais belas e tranquilas da orla da cidade e dispõe de calçada para caminhadas e ciclovia, também possui barzinhos a beira-mar e ótimos restaurantes como o Marítimos, Fellini, Tererê, Terraço Brasil e Pontal do Cabo - o cardápio é variado, assim como o preço. Do alto da falésia do Cabo Branco, onde estão inseridos o farol e a Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes, é possível observar a linda paisagem de toda extensão da praia.

Já Tambaú (4. Praia de Tambaú, João Pessoa) possui ótimos hotéis, o principal deles é o hotel Tropical Tambaú, dois centros de artesanato e a tradicional feirinha de Tambaú, onde além de fazer compras de artesanato, é possível provar a gastronomia local, como as variadas tapiocas. Também há bares na calçadinha e é possível realizar ótimas caminhadas no início do dia ou a noite. É nesta praia que saem os catamarãs para Picãozinho - corais que são visitados na maré baixa - estes passeios giram em torno de R$30,00 por pessoa e duram cerca de 02h30. Todos os finais de semana de janeiro a praia recebe shows musicais de artistas locais e nacionais na faixa programados pela prefeitura municipal.

 

2. Praia de Intermares e Camboinha, Cabedelo

Estas praias são bastante frequentadas na época do verão. Muitas famílias de João Pessoa, Campina Grande e possuem casas de veraneio nestas praias e outras alugam residências para passar a temporada. Também há a opção de reserva em pousadas, como a Pousada Vila do Ventos ou no Hotel Caju. Intermares é conhecida nacionalmente por ser um bom ponto para a prática de surf (mar do macaco) e pela desova das tartarugas marinhas e não é raro assistir o nascimento das pequenas tartarugas no período da tarde. Já Camboinha dispõe de bons bares a beira-mar e, perto dalí, é possível contratar passeios náuticos para a ilha de Areia Vermelha e Praia do Jacaré.

Lugar relacionado: 37. Praia Formosa, Cabedelo.

 

3. Costa de Conde, Conde (litoral sul)

 
 
As praias do Conde são  incríveis o ano inteiro, o bom mesmo é reservar um final de semana ou três dias para passar lá (em especial 36. Praia de Carapibus, Tabatinga e Tambaba), mas é possível fazer um passeio "bate-volta" em buggys a partir de João Pessoa. O mar agitado contrasta com a paisagem natural - falésias, piscinas naturais e mangues. Neste período as praias ficam cheias de turistas e visitantes. O destino possui ótima infraestrutura de hospedagem e alimentação, mas peca um pouco pela falta de programação noturna, mesmo assim, alguns hotéis oferecem, por conta própria, algumas atividades. De dia, além das praias, existe a possibilidade de fazer esportes náuticos e trilhas que beiram o mar ou que adentram as matas, como as realizadas por Bilú, um restaurante-pousada de Tambaba que oferece, em dias definidos, caminhadas e passeios ecoturísticos. Para sabe mais sobre as praias do Conde procure por nossas resenhas já apresentadas aqui no blog.

 
4. Praias do Litoral Norte

Praias do Litoral Norte - PB: Barra do rio Mamanguape
Da praia de Costinha (Lucena) até a Barra de Camaratura o litoral norte apresenta cenários e paisagens bem diferentes. Há opções para quem quer muita agitação no verão, nas praias de Lucena, Baía da Traição e Barra de Camaratuba e praias mais tranquilas  como a Praia de Oiteiro e Coquerinho do Norte. Há trilhas ecológicas, como a trilha para visualizar as ruínas da Igreja de Bonsucesso (lucena) e as da APA da Barra do Rio Mamanguape, no município de Rio Tinto, onde há o projeto Peixe-Boi. Passeios de barco também são ótimas opções e esportes náuticos também podem ser realizados em algumas dessas praias. O patrimônio histórico desse conjunto de terra se mostra de grande importância, parada quase obrigatória acontece na Igreja da Guia, onde é possível observar uma vista panorâmica do litoral de Lucena, na baía da Traição há exposto canhões da época da colonização, destaque também para a arquitetura histórica do município de Rio Tinto. A opção de hospedagem no litoral norte ainda é pequena, mas já há bons lugares, como o Costa Brava Hotel, na tranquila praia de fagundes (lucena), a Pousada e Restaurante Luar nas Dunas, próximo a Barra do rio Mamanguape (Rio Tinto), além de várias pousadas em Barra de Camaratuba. Agências de receptivo em João Pessoa também oferecem passeios de 01 dia para várias praias do litoral norte. Para quem vai de carro próprio o acesso se dá pela BR-101 e há placas indicativas nas entradas que dão acesso a estas praias, exceto a ligação para as praias do município de Lucena, as outras são caminhos de terra, o que garante um ar de mais aventura ao passeio. 

Leia aqui a resenha completa: É da Paraíba! Praias Litoral Norte

5. Forte Velho, Santa Rita



Forte Velho, Santa Rita PB
Diferentemente das outras praias apresentadas, Forte Velho é uma praia fluvial formada a partir do encontro do rio Paraíba com o mar. O acesso se dá através de barcos e catamarã que realizam o passeio por vários pontos do estuário do rio como a Praia do Jacaré e a ilha da Restinga. Forte Velho é uma comunidade ribeirinha isolada, mas que possui bons atrativos para o turista, principalmente para aquele mais aventureiro e desbravador. A comunidade é conhecida por seus pratos típicos ligados ao camarão, peixes e frutos do mar.


0 comentários:

Postar um comentário