domingo, 9 de dezembro de 2012

39. Praia de Jacumã, Conde


A praia de Jacumã é a porta de entrada para as demais praias da Costa de Conde-PB - o principal destino de Sol e Praia da Paraíba. Originou-se de uma vila de pescadores que foi se expandindo para povoado e, atualmente, considerada distrito do município do Conde. Localiza-se a pouco mais de 20 km de João Pessoa, sendo visitada por turistas hospedados em João Pessoa (bate-volta de buggy ou microonibus) ou por turistas que escolheram o lugar para sua estada principal.
A praia faz divisa com outras duas belas praias - praia do Amor e praia de Carapibus. Mesmo sofrendo problemas de infraestrutura urbana ligados ao desenvolvimento desordenado, a praia é própria para o banho e possui grande beleza. Já na sua entrada observamos o quanto o mar é azul e a natureza generosa neste lugar. Do alto das falésias é possível ter uma visão ampla de grande parte do litoral da Costa de Conde, um convite a contemplação.
Na praia existem várias opções de hospedagem, todas são pequenos meios de hospedagem de conforto e estrutura razoáveis - hotéis, pousadas, aluguel de casas para temporada e, até mesmo, um hostel associado a HI - Hostelling Internacional. É bom pesquisar bastante pois preço, qualidade e localização dos empreendimentos variam bastante. Outra possibilidade é a hospedagem em praias vizinhas - num raio de 10 km, que compreende as praias de Carapibus, Tabatinga, Tabatinga II e Tambaba, também há outras opções de pousadas e hotéis - muitas delas de maior conforto e preços semelhantes.
Bastante urbanizada, a praia é o centro comercial de todo o distrito, boas opções de compras e alimentação. É também na praia de Jacumã que estão disponíveis terminais eletrônicos dos bancos como o BB e a Caixa - ou seja, é parada quase que obrigatória para os turistas e visitantes, já que a parte do comércio local não aceita meios de pagamento eletrônico (cartão de crédito).
Carnaval em Jacumã
Jacumã também é conhecida por sua festa de Carnaval - uma das mais tradicionais da Paraíba. São várias as apresentações de bandas de axé locais, também blocos carnavalescos saem pelas ruas do distrito animando os foliões. Mas, o maior destaque são as festas 'privadas', famílias de João Pessoa, Campina Grande e outras cidades do estado vem até Jacumã para um carnaval saudável e alegre - mas se você preferir tranquilidade não vá para lá nesta época - as praias próximas, como Tabatinga e Tambaba são mais calmas.
Acesso
O acesso se dá pela Rodovia PB-008 saindo de João Pessoa, a sinalização  e estado de conservação da pista estão ótimas. De carro, a duração do percurso JPA-Jacumã/Conde é de cerca de 30 minutos e passa pela praias da Barra de Gramame e Praia do Amor. Quem vem de Recife o acesso se dá pela BR-101 - entrada para a sede do município do Conde, passando pela comunidade quilombola de Gurugy. 

Lugar relacionado: 36. Praia de Carapibus, Conde.

0 comentários:

Postar um comentário