segunda-feira, 5 de agosto de 2013

De Nossa Senhora das Neves a João Pessoa, 428 anos de história

 
Hoje, 05 de agosto, é uma data especial para todos os pessoenses, a tão amada cidade de João Pessoa completa mais um ano de vida. Chegamos a 428 anos de história, ou melhor de uma pluralidade de histórias, estórias e memórias contadas pelo seu povo, marcadas em nossa arquitetura e difundidas para todo o país. João Pessoa das batalhas entre Tabajaras, Potiguaras e Portugueses que envolveram a conquista da margem direita do rio Sanhauá; da fundação da 'Cidade Real de Nossa Senhora das Neves' em  1585, considerada a 3ª cidade mais antiga do Brasil; dos fatos marcantes como a conquista das terras pelos holandeses ou a rápida passagem de D. Pedro II pelo território pessoense e paraibano; do traçado urbano peculiar e do crescimento da cidade do 'rio para o mar'; da cultura popular e seus personagens e das personalidades nascidas em seu chão, como o escritor e dramaturgo Ariano Vilar Suassuna, o cantor e compositor Geraldo Vandré, do esportista Kaio Márcio de Almeida, dentre tantos outros.

A João Pessoa que cresce,  perdendo aos poucos o ar de cidade de interior, é a mesma que tenta preservar alguns hábitos.  A João Pessoa dos shoppings é também a dos passeios pela calçadinha das praias de Tambaú e Cabo Branco, das tradicionais feiras e mercados - o Mercado Central e o Mercado da Torre ainda são pontos de grande circulação de pessoas, a feira de Jaguaribe às quartas-feiras ainda atrai muitos consumidores. A João Pessoas das novas e badaladas casas gastronômicas é também a cidade das tradicionais comidas típicas, da tapioca da esquina, do milho verde da Lagoa, do cachorro-quente com caldo-de-cana (que tal um suco de cajá?) da praça, do arrumadinho de feijão verde a beira-mar e do espetinho (miau!) das calçadas.
 
Parque Solon de Lucena: a lagoa, área central da cidade, ícone dos pessoenses: lugar de encontros.
 
 E o que dizer das nossas ruas e avenidas? E a mobilidade urbana? Dos constantes congestionamentos e das vias que crescem e alargam, abrem espaço para os carros passarem e levam um pouco do nosso verde (o que dizer da "cidade das Acácias"? Sim, estamos falando de João Pessoa, elas quase já não são vistas por aqui), é também a cidade que busca alternativas para os veículos alternativos através da delimitação das ciclovias e ciclofaixas. Falando nisso, a bicicleta começa a ser observada enquanto meio de transporte, mais ainda, começam a fazer parte do cotidiano dos moradores da cidade (de várias classes), o passeio noturno de grupos de ciclistas levam qualidade de vida para os praticantes, ao mesmo tempo em que embelezam as noites com o brilho de suas luzes.

Calçadinha e ciclovia da praia do Cabo Branco e o passeio do fim de tarde de domingo de famílias, jovens e idosos. Prática de esportes, caminhadas e corridas.
E o transporte público, que chega a ser divulgado um dos mais eficientes da região Nordeste (cof,cof,cof), mesmo assim necessita de investimentos constantes. As linhas circulares como 5100 e 1500 levam o passageiro em uma viagem que passa pela periferia, centro e as regiões nobres da cidade - quem nunca fez uma viagem dessas? Nesse percurso é possível observar as várias faces da cidade, as deficiências e disparidades na infraestrutura urbana, as diferenças nas habitações e áreas comerciais de cada lugar e no skyline da regiões de João Pessoa, que verticaliza-se cada vez mais. 
 
A cidade que assiste a chegada de problemas ligados ao seu próprio crescimento (violência, drogas, prostituição, mobilidade urbana, degradação ambiental...), também é a cidade que se posiciona como um dos destinos mais promissores do turismo nacional e que vem atraindo os olhares do Brasil para suas belezas. João Pessoa, a cidade verde das américas, onde o sol nasce primeiro, a cidades das acácias, ou simplesmente Jampa, completa mais um ano de existência com os desafios do passado e uma visão de futuro promissora.

 #JPA428anos #JP428anos. Veja mais fotos de João Pessoa nesta comemoração de aniversário.

Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. 


Praia do Cabo Branco - João Pessoa-PB.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo: estilo barroco no centro João Pessoa.

 
 

0 comentários:

Postar um comentário