As cidades do brejo paraibano são conhecidas pelas belezas de seu traçado arquitetônico e pelo verde dos remanescentes das matas que as rodeiam. Além do charme e encanto das cidades brejeiras soma-se o clima ameno e agradável característicos das regiões serranas. Alagoa Grande, alia todas as características faladas acima e agrega ainda fatos importantes da história da Paraíba e local de nascimento de personalidades ilustres, como Jackson do Pandeiro, a líder camponesa Margarida Maria Alves e o político Oswaldo Trigueiro. Ahhh... Não podemos esquecer que Alagoa Grande é uma das cidades participantes do projeto Caminhos do Frio - Rota Cultural.
Alagoa Grande e seus lugares
São cerca de 105 km partindo de João Pessoa para Alagoa Grande pela BR-230 e PB-079, num total de pouco mais de 01 hora de viagem, passando pelas paisagens do interior paraibano [Roteiro da Viagem João Pessoa-Alagoa Grande]. Logo na entrada da cidade somos recebidos por um belo e inusitado pórtico - um imenso pandeiro, instrumento que transformou um alagoa-grandense em um dos ícones da música popular, estamos falando de Jackson do Pandeiro.
Adiante, seguimos pela rua principal da cidade até chegar naquela que dá nome a cidade, a lagoa do Paó ou ''Alagoa Grande''. As margens da lagoa de águas esverdeadas e tranquilas o município foi se desenvolvendo e subindo pela pequena serra, onde do alto foi construído um cruzeiro que pode ser acessado através de uma grande escadaria.
Um outro ponto interessante da cidade que merece ser visitado é a praça central, onde está situada a igreja matriz. Um imponente prédio em área elevada da cidade onde é possível ter uma vista panorâmica da área central da cidade e suas construções. A bela igreja carrega em sua fachada o estilo barroco, duas grandes torres, a inscrição do ano em que foi fundada (1868) e o nome de sua padroeira - Nossa Senhora da Boa Viagem, isto mesmo (foto abaixo). Nas proximidades da igreja matriz prédios históricos, entre residências, pontos comerciais, se destacam o Theatro Santa Ignês e o Memorial Jackson do Pandeiro. No dia e horário da nossa visita (domingo pela manhã) todos estes espaços estavam fechados o que impossibilitou a nós conhecermos ainda mais dessa bela cidade.
Continuando nosso roteiro por Alagoa Grande sugerimos
a ida até o Engenho da Cachaça Volúpia para uma pausa para o almoço. A Cachaça Volúpia é
um dos produtos paraibanos mais premiados no Brasil e sinônimo de qualidade
entre os rótulos nacionais. O empreendimento está localizado
na área rural, a cerca de dois 2 km da sede do município, um
lugar com resquício de mata atlântica e as margens do rio. Logo na
chegada fomos recebidos por um condutor local ('guia')que nos apresentou o processo
produtivo da cachaça, da chegada da cana-de-açúcar, moagem, fermentação,
destilação, envelhecimento e engarrafamento do produto. (Mas para ver o
processo produtivo realmente só no período de outubro a março, quando da
chegada da cana-de-açúcar). No restaurante anexo tudo remete à cultura do interior paraibano, da decoração ao cardápio, que serve várias opções de pratos
regionais, além de ofertar produtos Volúpia como as várias cachaças da marca,
doces e até camisetas. Após o almoço a pedida é descansar nas redes
penduradas próximas a cada mesa, um convite a uma cochilada ou
contemplação. Sob agendamento a empresa oferece a pequenos grupos passeios pelas trilhas ecológicas do lugar, este serviço não foi realizado durante a visita, mas deixou vontade de voltar para conhecer um pouco mais da natureza deste belo lugar da Paraíba.
Nosso roteiro bate e volta a Alagoa Grande termina aqui, espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais dessa cidade brejeira. Quem quiser esticar a programação e subir até a serra para conhecer Areia, patrimônio histórico nacional, saiba que vale muito a pena! Em breve novidades em nosso blog!
Curta o PB em 1000 lugares no facebook.
0 comentários:
Postar um comentário