sábado, 22 de dezembro de 2012

Especial Verão - Todos os Caminhos te levam para a Paraíba


Na Paraíba é assim, de dezembro a fevereiro o sol esquenta ainda mais, o mar fica ainda mais azul e as praias convidam a um bom mergulho. Opções não faltam para quem quer curtir e aproveitar as belezas naturais do estado - principalmente as nossas praias. Mas não é só elas que agradam os residentes e turistas, há também programações especiais e eventos que só rolam no verão, fique ligado nas dicas que vamos trazer para você.
continue reading Especial Verão - Todos os Caminhos te levam para a Paraíba

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

40. Casa da Pólvora. João Pessoa

A Casa da Pólvora é uma construção que data do século XVIII, localizada na ladeira de São Francisco, considerada a primeira rua da cidade de João Pessoa. Como seu próprio nome diz, a Casa da Pólvora era utilizada como depósito de armas e munições, mas também era um posto de observação da região Porto do Capim (primeiro porto da cidade, localizado no rio Sanhauá, sendo de grande importancia na defesa das terras contra ataques de invasores.

Hoje, em tempos de paz, o espaço perdeu sua função original, mas abriga exposições de fotos em memória a cidade e também eventos. Devido a sua localização, do alto de um mirante natural, há quem diga que o pôr-do-sol no terraço da Casa da Pólvora é um dos mais belos da capital paraibana - lá é possível observar a paisagem panorâmica do Centro Histórico de João Pessoa, onde impera a imponente torre da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, a tranquilidade do velho rio Sanhauá e o verde das matas e mangues ao fundo. Este é mais um local de passagem do roteiro João Pessoa a pé.






continue reading 40. Casa da Pólvora. João Pessoa

domingo, 9 de dezembro de 2012

39. Praia de Jacumã, Conde


A praia de Jacumã é a porta de entrada para as demais praias da Costa de Conde-PB - o principal destino de Sol e Praia da Paraíba. Originou-se de uma vila de pescadores que foi se expandindo para povoado e, atualmente, considerada distrito do município do Conde. Localiza-se a pouco mais de 20 km de João Pessoa, sendo visitada por turistas hospedados em João Pessoa (bate-volta de buggy ou microonibus) ou por turistas que escolheram o lugar para sua estada principal.
A praia faz divisa com outras duas belas praias - praia do Amor e praia de Carapibus. Mesmo sofrendo problemas de infraestrutura urbana ligados ao desenvolvimento desordenado, a praia é própria para o banho e possui grande beleza. Já na sua entrada observamos o quanto o mar é azul e a natureza generosa neste lugar. Do alto das falésias é possível ter uma visão ampla de grande parte do litoral da Costa de Conde, um convite a contemplação.
Na praia existem várias opções de hospedagem, todas são pequenos meios de hospedagem de conforto e estrutura razoáveis - hotéis, pousadas, aluguel de casas para temporada e, até mesmo, um hostel associado a HI - Hostelling Internacional. É bom pesquisar bastante pois preço, qualidade e localização dos empreendimentos variam bastante. Outra possibilidade é a hospedagem em praias vizinhas - num raio de 10 km, que compreende as praias de Carapibus, Tabatinga, Tabatinga II e Tambaba, também há outras opções de pousadas e hotéis - muitas delas de maior conforto e preços semelhantes.
Bastante urbanizada, a praia é o centro comercial de todo o distrito, boas opções de compras e alimentação. É também na praia de Jacumã que estão disponíveis terminais eletrônicos dos bancos como o BB e a Caixa - ou seja, é parada quase que obrigatória para os turistas e visitantes, já que a parte do comércio local não aceita meios de pagamento eletrônico (cartão de crédito).
Carnaval em Jacumã
Jacumã também é conhecida por sua festa de Carnaval - uma das mais tradicionais da Paraíba. São várias as apresentações de bandas de axé locais, também blocos carnavalescos saem pelas ruas do distrito animando os foliões. Mas, o maior destaque são as festas 'privadas', famílias de João Pessoa, Campina Grande e outras cidades do estado vem até Jacumã para um carnaval saudável e alegre - mas se você preferir tranquilidade não vá para lá nesta época - as praias próximas, como Tabatinga e Tambaba são mais calmas.
Acesso
O acesso se dá pela Rodovia PB-008 saindo de João Pessoa, a sinalização  e estado de conservação da pista estão ótimas. De carro, a duração do percurso JPA-Jacumã/Conde é de cerca de 30 minutos e passa pela praias da Barra de Gramame e Praia do Amor. Quem vem de Recife o acesso se dá pela BR-101 - entrada para a sede do município do Conde, passando pela comunidade quilombola de Gurugy. 

Lugar relacionado: 36. Praia de Carapibus, Conde.
continue reading 39. Praia de Jacumã, Conde

terça-feira, 20 de novembro de 2012

38. Largo São Frei Pedro Gonçalves, João Pessoa

É um relevante conjunto arquitetônico tombado no centro histórico de João Pessoa que tem na igreja de São Frei Pedro Gonçalves sua principal referência, somado ao requinte e charme do Hotel Globo e das edificações residenciais contribuindo para a formação de um cenário singular no contexto histórico da cidade. 

Veja também: As igrejas da Paraíba.

O início da construção da igreja data do século XIX, precisamente em 1843, mas sua conclusão só aconteceria décadas após, com a influência eclética que predominava nas primeiras décadas do século XX. A igreja se destaca como uma obra imponente no centro histórico de João Pessoa - sua torre é vista de vários pontos da cidade. No ano de 1999 a Oficina Escola de Restauração iniciou a recuperação da área com fins de salvaguardar o patrimônio histórico da área e dar novos tons e usos a este espaço- neste trabalho foram encontradas diversas peças históricas, principalmente cerâmicas e sacras, que atualmente são expostas para os visitantes nas dependências da própria igreja e que podem ajudar a contar um pouco da história da própria cidade.
O  largo, juntamente com a praça Anthenor Navarro, é palco de algumas para apresentação de atrações artísticas e local da cena alternativa de João Pessoa. O restaurante Vila do Porto foi inaugurado no ano de 2012 e desponta como uma das mais novas opções culinárias de João Pessoa na área histórica e vale uma visita.


De lá é possivel se ter ainda hoje uma visão privilegiada do rio Sanhauá - importante afluente do rio Paraíba - onde era instalado o antigo Porto do Capim, sendo uma importante área para de recebimento de mercadorias. No final da tarde o largo oferece um pôr-do-sol que une a paisagem natural do rio Sanhauá com a história e cênica do patrimônio ali edificado.
continue reading 38. Largo São Frei Pedro Gonçalves, João Pessoa

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

37. Praia Formosa, Cabedelo



Apesar de pequeno, o município de Cabedelo guarda belas paisagens litorâneas - a praia Formosa é uma delas.  Não é a toa que a praia tem este nome, ela mantém a combinação perfeita entre as belezas naturais e o ambiente construído, com um ar de tranquilidade, principalmente quando não nos referimos ao verão. A rua que margeia a beira-mar é de areia e com a presença de coqueiros e árvores, dando uma ótima sombra e mantendo o ambiente ainda mais rústico.
De modo geral, o mar é calmo e também ideal para a prática de esportes náuticos como o widsurf e kitesurf. A cor do mar varia acordo com a época do ano - de tons mais escuros até o verde e o azul turqueza principalmente entre os meses de novembro até fevereiro.
Não muito distante dalí encontramos a 'ilha' de Areia Vermelha (Parque Estadual), um banco de areia que apresenta formações em corais a poucos km da costa que surge apenas nas marés baixas, e é possível pegar um barco para conhecê-la. Areia Vermelha é muito visitada e sem dúvida será mais um lugar da PB a ser mostrado aqui no blog futuramente.
Praia formosa - Cabedelo PB: vegetação bem preservada em pequenas formações de dunas, ao fundo podemos observar o mar e um pequeno ponto branco - o Farol da Pedra Seca.

O Turismo
Formosa possui muitas casas, principalmente de veraneio, bares e algumas pousadas. A hospedagem na praia, assim como nas demais do município, é uma ótima alternativa para quem quer aproveitar as férias ou o verão em um ambiente mais tranquilo, mesmo em área urbana, estando próximo de vários atrativos como o pôr-do-sol na praia do Jacaré, Areia Vermelha, a Fortaleza de Santa Catarina e distante cerca de 15km da capital, João Pessoa. Também fica a poucos quilômetros do porto de Cabedelo e da balsa que faz o trajeto Cabedelo-Lucena pelo rio Paraíba.

Acesso: BR-230 com destino ao município de Cabedelo-PB, a praia fica no km 2 da rodovia. Há placas de sinalização indicando a área.


Fotos da Praia Formosa em Cabedelo PB.
continue reading 37. Praia Formosa, Cabedelo

sábado, 13 de outubro de 2012

36. Praia de Carapibus, Conde


As praias do litoral sul da Paraíba são conhecidas como as mais belas e agitadas do estado (mas, é bem verdade que o litoral norte não fica muito atrás). Algumas praias são quase intocadas, enquanto outras a urbanização, o desenvolvimento e o turismo por lá fazem morada.


Formações em pedras, praia e, ao fundo, falésias onde estão as pousadas.
É o caso da praia de Carapibus, no município do Conde. Localizada entre as praias de Jacumã e Tabatinga, Carapibus apresenta uma bela paisagem natural composta por coqueiros, falésias, mangues e, claro, o verde-azul do mar - as tonalidades e cores da água mudam constantemente e é um espetáculo a parte. Mas, o que mais diferencia este lugar são as formações de corais e pedras que, unidas, formam belas e tranquilas piscinas naturais onde é possível ver pequenos peixes coloridos e outros animais da fauna aquática - verdadeiro paraíso e um convite ao descanso e a contemplação.

E mais, além de todo o capricho da natureza deste lugar, a praia apresenta ótimas opções de hospedagem. Grande parte das pousadas e hotéis estão no alto das falésias com linda vista panorâmica do litoral sul - as mais conhecidas são Pousada Corais de Carapibus, Pousada Aruaña e Pousada da Luz . No verão, carnaval e feriados a praia fica lotada de turistas e visitantes, já em outros momentos Carapibus fica bem tranquila - ideal para quem quer sossego e privacidade, ótimo para casais em lua de mel.

Piscina natural na beira-mar da praia de Carapibus - maré baixa.
As pousadas da praia de Carapibus oferecem pacotes em datas comemorativas agregando serviços como passeios de buggy por toda orla do Conde, atividades ecoturisticas (caminhadas e passeios a cavalo) e até yoga e massagem, o que se torna uma alternativa para quem quer aproveitar um bom feriado com ótimo custo-benefício - além de ser uma experiência incrível. A noite não há muita coisa para fazer no destino, mas aproveitar o céu estrelado e o barulho do mar que sopra fortemente nos ouvidos é uma ótima opção à dois.

Acesso:
O acesso se dá através da Rodovia PB-008, Ministro Abelardo Jurema, que liga João Pessoa as praias do Litoral Sul, neste caminho a PB-008 margeia outras praias como Praia de Gramame, Praia do Amor, Jacumã, Praia de Coqueirinho e Praia Naturista de Tambaba.
continue reading 36. Praia de Carapibus, Conde

domingo, 9 de setembro de 2012

35. Hotel Globo, João Pessoa



Às margens do rio Sanhauá e próximo ao largo da igreja São Frei Pedro Gonçalves foi erguido uma importância construção para a hotelaria e o turismo em João Pessoa - o hotel Globo. Construído no início do século de XX, em uma época de glamour e glória co centro de João Pessoa,o equipamento era o principal e mais luxuoso hotel da cidade, recebendo personalidades ilustres da política e da cena artística local e nacional.


De traços arquitetônicos ecleticos com estilos neo-clássico, Art Noveau e motivos do Art Déco, o hotel hoje não tem mais o fim de hospedar pessoas, mas é utilizado como um dos mais importantes atrativos turísticos do Centro Histórico de João Pessoa. Em suas instalações funciona um centro de informações turísticas que presta atendimento a qualquer que deseje conhecer um pouco mais sobre a história do lugar. É ainda sede do consulado da Espanha.

No terraço do hotel uma bela bela paisagem irá surpreender o visitante, a vista de prédios históricos (muitos em ruínas), contrastando com o verde do mangue e rio Sanhauá. Há quem diga que é nesta paisagem que podemos observar o pôr-do-sol mais belo de João Pessoa. Vale, sim, uma visita a este monumento e comprovar o que foi dito.

continue reading 35. Hotel Globo, João Pessoa

sábado, 1 de setembro de 2012

34. Açude Velho, Campina Grande


 Construído com a missão de armazenar água para as populações ali residentes e minimizar a seca que assolava a região da borborema paraibana em idos de 1820, hoje o Açude Velho integra a paisagem cênica de Campina Grande é considerado um dos principais cartões postais da cidade.
Local atrai visitantes pela sua beleza
todos os dias para a prática de esportes Foto:
A história do açude se confunde com a própria história da cidade, pois foi as margens dele que 'Campina' nasceu e cresceu - para registrar na memória campinense a conquista, o trabalho e o suor de seus primeiros habitantes está lá, o monumento "Pioneiros da borborema", que retrata a figura dos três grupos responsáveis pela ocupação da então Vila Nova da Rainha, ou Campina Grande: o índio, o catador de algoodão e o tropeiro da borborema.
 
Atualmente, com o crescimento do município as margens do açúde estão em área totalmente urbanizada. Além de prédios residenciais,
o comércio, hotéis e bares se instalaram ali próximo e com eles chegou a poluição. Entretanto, mesmo com a poluição se fazendo ali presente a beleza e o encanto do velho Açude Velho permanece.
 
Quando for a Campina não deixe de... provar um delicioso almoço/jantar regional no Bar do Cuscuz. Caminhar no final da tarde as margens do Açúde Velho, conhecer o Parque da Criança e, em breve, visitar o Museu de Arte Popular.

Açude Velho e, ao fundo, Museu de Arte Popular, obra de Niemeyer- Campina Grande
E mais...
A obra (já em finalização) do Museu de Arte Popular de Campina Grande é mais uma renomado arquiteto Oscar Niemeyer, e promete trazer ainda mais charme e cultura para o local, mais um atrativo turístico para Campina e mais um lugar da Paraíba.

Lenda urbana...
Pergunte a qualquer morador de CG sobre um ser misterioso que habita as profundezas do açude Velho e ele te dirá sobre a existência de um jacaré lendário que passeia pelas águas tranquilas. Na verdade, a lenda foi comprovada neste ano com fotografias do animal passeando tranquilamente por uma galeria de acesso ao açúde, o bicho virou celebridade até na internet. Dias depois o jacaré foi encontrado morto boiando. Mas calma amigo leitor, dizem que um outro jacaré já foi visto nadando na área. 
 
continue reading 34. Açude Velho, Campina Grande

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

33. Catedral de Nossa Senhora das Neves

A Igreja de Nossa Senhora das Neves é uma das obras arquitetônicas religiosas mais importantes da Paraíba, tanto por ser a Catedral Basílica da capital do estado, como por sua imponência e história - que remete a própria colonização de João Pessoa.

No mesmo local, mais de 450 anos antes, foi edificada uma pequena construção em homenagem à Virgem das Neves, a padroeira da cidade (o nome de João Pessoa já foi, inclusive, Filipéia de Nossa Senhora das Neves). Foi apenas no final do século 1800 que a igreja, nas feições atuais, foi concluida, antes disso, a igreja foi reconstruída 3 vezes e a Igreja da Misericória assumiu o título de Igreja Matriz da cidade. Em 1914, a igreja foi elevada a Arquidiocese da Paraíba e em 1997 como Basílica de Nossa Senhora das Neves.


Apesar de ter elementos simples em estilo eclético, há belos elementos arquitetônicos a serem contemplados em sua fachada, possui um frontispício com um nicho, no qual se encontra uma imagem da padroeira, ladeado por duas imponentes torres (informação Memória João Pessoa).

 

Sua área interna possui vários elementos decorativos e religiosos, como belos lustres, vitrais e imagens sacras de valiosa expressão artística. Além disso, a igreja é dotada de uma nave central com dois corredores laterais, capela-mor cujo altar se apresenta sem Maior expressão artística e uma pequena sacristia (informação Memória João Pessoa).
Atualmente, a Basílica mantém sua importância religiosa, sendo grande parte das manifestações e cultos católicos realizada em suas instalações (missas da Semana Santa, Natal, Ano Novo, além das missas tradicionais).
A igreja faz parte do Roteiro João Pessoa a pé, que passa por vários pontos turísticos e históricos do centro da capital paraibana.

Veja também: 18. Centro Cultural São Francisco.
continue reading 33. Catedral de Nossa Senhora das Neves

sábado, 4 de agosto de 2012

João Pessoa 427 anos

É nas margens do Rio Sanhauá, em 1585, que nasce uma das primeiras cidades do país - a, então, Nossa Senhora das Neves.  De lá para cá a cidade carrega consigo muita história e estórias para contar... da colonização portuguesa muito ainda pode se vê numa breve caminhada no centro histórico da cidade; da conquista holandesa a cidade passou a se chamar 'Frederica' (ou Friederickstadt) mas pouco pode ser observado em termos arquitetônicos; do assassinato do então candidato a vice-presidente João Pessoa, em 1930, a cidade ganhou seu mais recente nome; das margens do Rio Sanhauá para o mar de Tambaú, a cidade cresceu e hoje já desponta como uma das mais belas e promissoras capitais do Nordeste brasileiro.

Falar de João Pessoa é, até certo ponto, fácil - ainda mais quando quem fala é realmente apaixonado por este lugar. João Pessoa do passeio verde pela 'Bica', da praia e do sol de Tambaú, do barroco do  'São Francisco', do pôr-do-sol no Hotel Globo, dos encontros inesperados na 'Lagoa', da grandiosa Mangabeira, da torcida apaixonada do Botafogo (e do Auto Esporte), da devoção a Nossa Senhora da Penha, da maça do amor da Festa das Neves, do cachorro-quente do Zé, da carne de sol, do arrumadinho (hummm... paremos por aqui rsrs).

João Pessoa chega aos seus 427 anos como um adolescente em crescimento - uma época de mudanças, de renovações e descobertas, mas também de incertezas, do até que ponto irá sustentar crescer, até que ponto este crescimento vem mudando e melhorando a vida dos pessoenses... Enfim, João Pessoa chega aos seus 427 anos com um desafio nas mãos: continuar sendo João Pessoa.
Parabéns - 427 anos. 

Não deixe de conferir o belos lugares da cidade que já postamos aqui no blog. abraço.
continue reading João Pessoa 427 anos

sexta-feira, 20 de julho de 2012

32. Pavilhão do Chá, João Pessoa


Poucos imaginariam que a atual Praça Venâncio Neiva, foi inicialmente um local público para a prática de patins. Foi o então governador João Pessoa quem determinou a construção do chamado 'Pavilhão do Chá' –  inaugurado na década de 1930, um local de encontros da sociedade da época para tomar o 'chá das cinco'.
continue reading 32. Pavilhão do Chá, João Pessoa

sábado, 14 de julho de 2012

31. Capela Santa Rita, Santa Rita PB




Capela da antiga Usina Santa Rita (Santa Rita - PB), hoje de propriedade do grupo Agroval/Japungú. É mais um dos patrimônios históricos espalhados pela zona rural do município de Santa Rita.

A edificação possui características arquitetônicas simples, com uma datação de 1930 na fachada. Não fomos autorizados a entrar na capela, mas encontramos uma das janelas entreabertas e conseguimos fotografar. No interior foi possível observar também a simpliscidade na decoração, mas um bom estado de conservaçao das imagens sacras e da capela em si. De acordo com um dos funcionários da usina ainda são realizadas missas no local.











Lugar relacionado: Capela Sant'ana de Gargaú, Santa Rita.



continue reading 31. Capela Santa Rita, Santa Rita PB

quarta-feira, 27 de junho de 2012

30. Corais do Seixas, João Pessoa

É, sem dúvidas, um dos lugares mais belos da nossa capital - João Pessoa. Pouca gente conhece, pouca gente já foi, é mais frequentado por pescadores locais e amantes de esportes náuticos. E para quem tem dúvidas, não é a famosa Picãozinho, mas sim os Corais do Seixas - que, por certo, recebeu este nome por ser a praia do Seixas a mais próxima ao conjunto de corais.

Conheça também: Praia de Tambaú, João Pessoa.

 A fragilidade encanta, a beleza enche os olhos e a tranquilidade de estar em um local como este não dá para traduzir. Os corais estão localizados próximos a costa (aproximadamente 1km) e com equipamentos simples de mergulho (máscara e snorkel) é possível ver os detalhes de um ecossistema tão único. Mas lembre-se, para visitar uma área como esta é preciso, antes de mais nada, ter uma conduta de mínimo impacto - e não custa nada repetir: alimentar os peixes e pisar ou tocar nos corais já causam prejuízos imensos a todo ambiente.

Já existem algumas agências que realizam o passeio turístico para área e a saída pode ser por Tambaú (onde estão localizadas a maioria das agências que realizam este tipo de passeio) passando ou não por Picãozinho e indo até os corais.

Corais dos Seixas e ao fundo a barreira do Cabo Brando e o Farol.

>>>Curta nossa página no facebook.
continue reading 30. Corais do Seixas, João Pessoa

sexta-feira, 15 de junho de 2012

[Especial] Festas Juninas Paraíba


Do litoral ao sertão, no mês de junho a Paraíba toda festeja com Santo Antônio, São Pedro e São João. Preparamos um especial com o que você precisa saber sobre o período junino na Paraíba.

Acompanhe nossa página no facebook e saiba todas as notícias, click aqui.

Fonte: site São João de Campina
CAMPINA GRANDE: a segunda maior cidade da Paraíba, conhecida também como a 'Rainha da Borborema' é famosa nacionalmente por sua Festa de São João. "O MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO", trinta dias de festa no Parque do Povo, nos bairros e no distrito de Galante, destino final do Trem do Forró (Expresso Forrozeiro). Grandes nomes da música popular brasileira se apresentam na festa. Fávio José, Zé Ramalho, Amazan, Banda Magníficos e Elba Ramalho são só alguns deles. No Parque do Povo uma grande estrutura é montada para atender os turistas, nas barracas o cliente pode encontrar desde os pratos típicos da culinária junina até culinária internacional, nas “Ilhas de Forró" o autêntico forró pé-de-serra dá o tom para quem tiver disposição de dançar a noite toda, também não deixe de conhecer a cidade cenográfica que é montada todos os anos, pra valorizar e divulgar o interior nordestino. Vale a pena conhecer!


BANANEIRAS - O Maior São João Pé-de-Serra do Mundo: A festa na charmosa Bananeiras é mais tradicional e acontece apenas durante a semana do São João. Todas as noites, na praia central da cidade, o forró pé-de-serra dá o tom e ninguém consegue ficar parado - só mesmo dançando para que o friozinho que faz na cidade vá embora. É um ambiente bastante tranquilo, não há grande aglomeração de pessoas e incidentes são incomuns, a festa muito frequentada por famílias. Para os jovens, o clube da cidade oferece uma programação privada as tardes.



SOLÂNEA- Do tamanho da sua alegria: Bem perto de Bananeiras, mas diferentemente dela, a festa de São João é conhecida pela agitação. As atrações são, em sua maioria, bandas de forró e atraem o público jovem da região, destaque para os solteiros.



 


JOÃO PESSOA - O Melhor da Gente: a capital paraibana não possui tanta tradição no quesito festas juninas, mas os festejos vem crescendo a cada ano e tornou-se uma ótima opção para quem irá passar o São João na cidade. Este ano a programação será bastante diversificada, nomes locais e nacionais se apresentam na festa, que este ano terá início na sexta-feira 22/06 e se prolongará até 29/06, dia de São Pedro. O ponto alto da festa será na véspera de São João (23/06) com a apresentação de Renata Arruda, Genival Lacerda e, fechando a noite, Nando Cordel. Os festejos irão ocorrer no Centro da cidade, Ponto de Cem Réis e na Praça Dom Adauto, onde acontece o Concurso de Quadrilhas Juninas. Na cidade também há festas privadas com grande estrutura, música ao vivo e uma vasta culinária regional, os preços são variados.


 
PATOS - O Melhor São João é na Capital do Sertão:  A festa mais badalada do Sertão e opção certa de muitos dos jovens de João Pessoa. Este ano serão 10 dias ao som de muito forró com grandes atrações, trios de forró e quadrinhas juninas. Depois de mudanças na programação a festa contará com a presenta de Pinto do Acordeon e Garota Safada (21/06), Forró Pegado (22/06), Gatinha Manhosa (23/06), Forró das Mina e Dorgival Dantas (24/06), Telengo Tengo e Brasas do Forró (25/06), João e Gregório e Delmiro Barros (26/06), Simone e Simaria (27/06), Os Três do Nordeste e Limão com Mel (28/06), Forrozão S/A e Valeu Boi (29/06) e finalizando a festa Mala sem Alça e Tom Oliveira (30/06).



SANTA LUZIA - O Melhor arrasta-pé do Brasil: No Sertão da Paraíba também tem São João de qualidade. Santa Luzia tem uma das mais tradicionais e conhecidas festas do estado. Este ano serão 5 noites de festa, com atrações locais e nacionais, com destaque para Tom Oliveira (20/06), Brasas do Forró (21/06), Forró Pegado e Pinto do Acordeom (22/06), Rita de Cássia e Cicinho Lima (23/06)  e para encerrar a festa a cidade recebe na noite de São João Dorgival Dantas, Redondo e Banda Som do Norte e Amazan (24/06).

São João na Paraíba: de abraços abertos para você!

continue reading [Especial] Festas Juninas Paraíba

quinta-feira, 7 de junho de 2012

29. Capela Nossa Senhora de Sant'Ana do Gargaú


Escondida em meio aos canaviais do município de Santa Rita, a Capela de Santana do Gargaú é um belo exemplar do barroco na Paraíba e uma das construções históricas existentes e em ruínas na zona rural do município. A edificação da capela é atribuida a Duarte Gomes da Silveira, uma das figuras mais importantes do Estado, a constatação é a existência do brasão de sua família na fachada da obra.

continue reading 29. Capela Nossa Senhora de Sant'Ana do Gargaú

terça-feira, 8 de maio de 2012

28. Parque Zoobotânico Arruda Câmara


O Parque Zoobotânico Arruda Câmara ... ou, simplesmente 'Bica'. É uma área verde situada no coração de João Pessoa, entre os bairro do Róger e Tambiá. O Parque é amplamente visitado principalmente nos finais de semana quando muitas famílias e casais procuram um espaço verde onde é possível respirar um ar puro, escutar o canto dos pássaros e ver o voo das borboletas mesmo na região central da capital.
continue reading 28. Parque Zoobotânico Arruda Câmara