É um relevante conjunto arquitetônico tombado no centro histórico de João Pessoa que tem na igreja de São Frei Pedro Gonçalves sua principal referência, somado ao requinte e charme do Hotel Globo e das edificações residenciais contribuindo para a formação de um cenário singular no contexto histórico da cidade.
Veja também: As igrejas da Paraíba.
O início da construção da igreja data do século XIX, precisamente em 1843, mas sua conclusão só aconteceria décadas após, com a influência eclética que predominava nas primeiras décadas do século XX. A igreja se destaca como uma obra imponente no centro histórico de João Pessoa - sua torre é vista de vários pontos da cidade. No ano de 1999 a Oficina Escola de Restauração iniciou a recuperação da área com fins de salvaguardar o patrimônio histórico da área e dar novos tons e usos a este espaço- neste trabalho foram encontradas diversas peças históricas, principalmente cerâmicas e sacras, que atualmente são expostas para os visitantes nas dependências da própria igreja e que podem ajudar a contar um pouco da história da própria cidade.
O largo, juntamente com a praça Anthenor Navarro, é palco de algumas para apresentação de atrações artísticas e local da cena alternativa de João Pessoa. O restaurante Vila do Porto foi inaugurado no ano de 2012 e desponta como uma das mais novas opções culinárias de João Pessoa na área histórica e vale uma visita.
De lá é possivel se ter ainda hoje uma visão privilegiada do rio Sanhauá - importante afluente do rio Paraíba - onde era instalado o antigo Porto do Capim, sendo uma importante área para de recebimento de mercadorias. No final da tarde o largo oferece um pôr-do-sol que une a paisagem natural do rio Sanhauá com a história e cênica do patrimônio ali edificado.
Ótima postagem. Esse tipo de informação é bem difícil de achar na internet. Esta de parabéns!
ResponderExcluirMuito obrigado. Ficamos felizes com o comntário.
ExcluirContinue nos acompanhando. abraço