sábado, 4 de agosto de 2012

João Pessoa 427 anos

É nas margens do Rio Sanhauá, em 1585, que nasce uma das primeiras cidades do país - a, então, Nossa Senhora das Neves.  De lá para cá a cidade carrega consigo muita história e estórias para contar... da colonização portuguesa muito ainda pode se vê numa breve caminhada no centro histórico da cidade; da conquista holandesa a cidade passou a se chamar 'Frederica' (ou Friederickstadt) mas pouco pode ser observado em termos arquitetônicos; do assassinato do então candidato a vice-presidente João Pessoa, em 1930, a cidade ganhou seu mais recente nome; das margens do Rio Sanhauá para o mar de Tambaú, a cidade cresceu e hoje já desponta como uma das mais belas e promissoras capitais do Nordeste brasileiro.

Falar de João Pessoa é, até certo ponto, fácil - ainda mais quando quem fala é realmente apaixonado por este lugar. João Pessoa do passeio verde pela 'Bica', da praia e do sol de Tambaú, do barroco do  'São Francisco', do pôr-do-sol no Hotel Globo, dos encontros inesperados na 'Lagoa', da grandiosa Mangabeira, da torcida apaixonada do Botafogo (e do Auto Esporte), da devoção a Nossa Senhora da Penha, da maça do amor da Festa das Neves, do cachorro-quente do Zé, da carne de sol, do arrumadinho (hummm... paremos por aqui rsrs).

João Pessoa chega aos seus 427 anos como um adolescente em crescimento - uma época de mudanças, de renovações e descobertas, mas também de incertezas, do até que ponto irá sustentar crescer, até que ponto este crescimento vem mudando e melhorando a vida dos pessoenses... Enfim, João Pessoa chega aos seus 427 anos com um desafio nas mãos: continuar sendo João Pessoa.
Parabéns - 427 anos. 

Não deixe de conferir o belos lugares da cidade que já postamos aqui no blog. abraço.

0 comentários:

Postar um comentário