sexta-feira, 20 de julho de 2012

32. Pavilhão do Chá, João Pessoa


Poucos imaginariam que a atual Praça Venâncio Neiva, foi inicialmente um local público para a prática de patins. Foi o então governador João Pessoa quem determinou a construção do chamado 'Pavilhão do Chá' –  inaugurado na década de 1930, um local de encontros da sociedade da época para tomar o 'chá das cinco'.
Além do já conhecido e charmoso pavilhão central, de arquitetura que lembra a oriental, a praça conta com um belo coreto e amplos jardins com a presença de flamboyants, acácias, palmeiras que oferecem sombra e brisa para quem está de passagem pelo centro da cidade e, mais ainda, para aqueles que decidem parar um pouco e contemplar a paisagem.
Ápós anos de glória e de efervescência cultural, e a valorização dos bairros da orla em detrimento ao centro, o Pavilhão do Chá chega as décadas de 1990 e 2000 esquecido e marginalizado - o local passou a assistir o aumento da prostituição e de pequenos furtos, a praça depredada e pouco parecia aquela que tanto aproximou os cidadãos pessoenses.

Com sua recente revitalização a praça ganhou novos ares, os antigos frequentadores retornam, enquanto novos visitantes chegam para conhecer o local. Um restaurante tradicional de comida chinesa foi instalado na praça e é uma nova opção gastronômica no centro de João Pessoa.

Então, fica o convite para conhecer mais este belo lugar da capital paraibana.
Flores do flamboyant e coreto lateral da Praça Venâncio Neiva.

Outras Informações:
- Não deixe de conhecer também a praça dos 3 Poderes, o Palácio da Redenção (sede do governo estadual) e a antiga Escola de Direito.
- A Praça Venâncio Neiva (Pavilhão do Chá) faz parte do roteiro a pé do Centro Histórico de João Pessoa, as placas turísticas ajudam a encontrar o lugar.

Lugares relacionados: Praça da Independência, João Pessoa.

0 comentários:

Postar um comentário