quarta-feira, 15 de agosto de 2012

33. Catedral de Nossa Senhora das Neves

A Igreja de Nossa Senhora das Neves é uma das obras arquitetônicas religiosas mais importantes da Paraíba, tanto por ser a Catedral Basílica da capital do estado, como por sua imponência e história - que remete a própria colonização de João Pessoa.

No mesmo local, mais de 450 anos antes, foi edificada uma pequena construção em homenagem à Virgem das Neves, a padroeira da cidade (o nome de João Pessoa já foi, inclusive, Filipéia de Nossa Senhora das Neves). Foi apenas no final do século 1800 que a igreja, nas feições atuais, foi concluida, antes disso, a igreja foi reconstruída 3 vezes e a Igreja da Misericória assumiu o título de Igreja Matriz da cidade. Em 1914, a igreja foi elevada a Arquidiocese da Paraíba e em 1997 como Basílica de Nossa Senhora das Neves.


Apesar de ter elementos simples em estilo eclético, há belos elementos arquitetônicos a serem contemplados em sua fachada, possui um frontispício com um nicho, no qual se encontra uma imagem da padroeira, ladeado por duas imponentes torres (informação Memória João Pessoa).

 

Sua área interna possui vários elementos decorativos e religiosos, como belos lustres, vitrais e imagens sacras de valiosa expressão artística. Além disso, a igreja é dotada de uma nave central com dois corredores laterais, capela-mor cujo altar se apresenta sem Maior expressão artística e uma pequena sacristia (informação Memória João Pessoa).
Atualmente, a Basílica mantém sua importância religiosa, sendo grande parte das manifestações e cultos católicos realizada em suas instalações (missas da Semana Santa, Natal, Ano Novo, além das missas tradicionais).
A igreja faz parte do Roteiro João Pessoa a pé, que passa por vários pontos turísticos e históricos do centro da capital paraibana.

Veja também: 18. Centro Cultural São Francisco.
continue reading 33. Catedral de Nossa Senhora das Neves

sábado, 4 de agosto de 2012

João Pessoa 427 anos

É nas margens do Rio Sanhauá, em 1585, que nasce uma das primeiras cidades do país - a, então, Nossa Senhora das Neves.  De lá para cá a cidade carrega consigo muita história e estórias para contar... da colonização portuguesa muito ainda pode se vê numa breve caminhada no centro histórico da cidade; da conquista holandesa a cidade passou a se chamar 'Frederica' (ou Friederickstadt) mas pouco pode ser observado em termos arquitetônicos; do assassinato do então candidato a vice-presidente João Pessoa, em 1930, a cidade ganhou seu mais recente nome; das margens do Rio Sanhauá para o mar de Tambaú, a cidade cresceu e hoje já desponta como uma das mais belas e promissoras capitais do Nordeste brasileiro.

Falar de João Pessoa é, até certo ponto, fácil - ainda mais quando quem fala é realmente apaixonado por este lugar. João Pessoa do passeio verde pela 'Bica', da praia e do sol de Tambaú, do barroco do  'São Francisco', do pôr-do-sol no Hotel Globo, dos encontros inesperados na 'Lagoa', da grandiosa Mangabeira, da torcida apaixonada do Botafogo (e do Auto Esporte), da devoção a Nossa Senhora da Penha, da maça do amor da Festa das Neves, do cachorro-quente do Zé, da carne de sol, do arrumadinho (hummm... paremos por aqui rsrs).

João Pessoa chega aos seus 427 anos como um adolescente em crescimento - uma época de mudanças, de renovações e descobertas, mas também de incertezas, do até que ponto irá sustentar crescer, até que ponto este crescimento vem mudando e melhorando a vida dos pessoenses... Enfim, João Pessoa chega aos seus 427 anos com um desafio nas mãos: continuar sendo João Pessoa.
Parabéns - 427 anos. 

Não deixe de conferir o belos lugares da cidade que já postamos aqui no blog. abraço.
continue reading João Pessoa 427 anos