sexta-feira, 27 de abril de 2012

27. Praia de Oiteiro (Rio Tinto-PB)


É uma praia do litoral norte da Paraíba, de paisagem (semi) deserta, pertencente ao município de Rio Tinto e inserida dentro da APA da Barra do Rio Mamanguape, fazendo divisa com as praias de Miriri (ao sul) e Campina (ao norte).

De acesso difícil e sem construções como restaurantes , hotéis e pousadas é uma das poucas praias do litoral paraibano quase que totalmente 'virgem', inexplorada pelo turismo - isso por estar inserida em uma unidade de conservação. São características marcante da praia o mar agitado, a existência de muitos coqueiros, vegetação nativa bem preservada e pequenas formações de dunas, assim como uma área plana e contínua ideal para a prática de camping.
 Atualmente, é justamente este seu principal uso - comumente são vistas barracas e acampamentos no local, o surf pode também ser um atrativo desta praia, fora isso há também a visita de alguns turista, mas certamente ele deve ter um perfil mais 'aventureiro' ou é desavisado (rs).

O acesso é o mesmo para quem vai para a APA da Barra do Rio Mamanguape, já citado aqui.
continue reading 27. Praia de Oiteiro (Rio Tinto-PB)

sábado, 21 de abril de 2012

26. Estação Cabo Branco - e o traçado de Oscar Niemayer


Um dos mais recentes cartões-postais da capital paraibana a Estação Cabo Branco - Ciências, Cultura e Arte é o atrativo turístico mais procurado por quem passa pela cidade.
continue reading 26. Estação Cabo Branco - e o traçado de Oscar Niemayer

domingo, 15 de abril de 2012

25. Casa do Artista Popular



O já consagrado artesanato paraibano possui um local de exposição à sua altura - estamos falando da Casa do Artista Popular. Localizado na região central de João Pessoa e instalado em um casarão do inicio do século XX,em frente a Praça da Independência, a casa foi fundada no ano 2006 com o objetivo de reunir, difundir e divulgar o artesanato e os artesãos paraibanos para turistas e população em geral.

No museu podemos encontrar peças em cerâmica, tapeçaria, xilogravuras, renda, metal, couro, pano, entre outros tipo de materias e de vários estilos, como profano, sacro, infantil, moda, decoração; que juntos formam um acervo de grande relevância cultural no que tange ao artesanato paraibano.

A visita ao local é bem agradável, visto que o visitante poderá ter ótimas surpresas a cada cômodo que adentre. Em geral todo o acervo (de mais de 1000 peças) pode ser visto em pouco mais de 01h00, para isso você pode solicitar a ajuda de um monitor que fará breve explanação sobre as principais peças do museu.

Outras informações:
- Localização: Praça da Independência, 56.
- Visitas de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h (entrada gratuita).
- Há presença de monitores que auxiliam na visitação.
- O intuíto principal é expor o artesanato, mas há uma pequena área onde alguns produtos são comercializados, como doces e cocadas.
- Na parte de trás da casa há um espaço de convivência bem agradável, com mesas e cadeiras para descanço e degustação de de produtos típicos locais como a cocada na quenga.
Ps: como a visita foi rápida não consegui o nome dos artistas das obras apresentadas.

Legenda de fotos: 1- Entrada Casa do Artista Popular. 2- Cachorros em madeira. 3- Representação da última ceia por artista paraibano. 4- Mandala de bonecas de pano. 5 - Xilogravura - José Costa Leite.

Lugares relacionados: Praça da Independência, João Pessoa.

Casa do Artista Popular, João Pessoa - PB
continue reading 25. Casa do Artista Popular