quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

11. Rio Tinto

Quem vê hoje a pequena e pacata  Rio Tinto,localizada no território da Mata Paraibana/Litoral Norte da Paraíba, não imagine o quanto sua história é rica e importante para todo o estado. Sua fundação tem início após a instalação de uma antiga fábrica de tecidos, a Companhia de Tecidos Rio Tinto, no início do século XX, pela família sueca Lundgren, em uma área antes habitada por pequenos fazendeiros e índios. Para acolher o numeroso corpo técnico da fábrica (muitos deles de origem europeia) foram construídas várias edificações como igrejas, vilas residenciais, chalés, cinema, barracão, palacete e outras, muitas vezes seguindo o padrão arquitetônico da Europa e assim a cidade foi tormando forma - muitas das construções estão de pé até os dias atuais e podem ser consideradas potenciais atrativos turísticos, apesar de não haver estímulos diretos para a atividade.

Vários conflitos e fatos históricos são registrados na história da cidade e os principais estão ligados a própria história da fábrica de tecidos, a mais marcante foi a tensão da população local e empregados sobre o alinhamento dos Lundgren ao nazismo alemão que gerou o confronto com os técnicos europeus. Com o encerramento das atividades da fábrica, Rio Tinto perdeu nortoriedade no cenário político-econômico do estado e hoje tem um economia estreitamente ligada com a cidade vizinha, Mamanguape.Atualmente, a cidade ganha importância graças a instalação do campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O município possui recursos interessantes a serem visitados, devido a sua arquitetura, história e natureza. O centro da cidade é bastante arborizado e dispõe de praça central (morada de preguiças) e uma igreja matriz de sigular arquitetura na região - utilizando tijolos aparentes em cerâmicas vermelhas. O palacete da Família Lundgren também é uma construção que atrai curiosidade, mas que não é explorada pelo turismo. A Apa da Barra do Rio Mamanguape (Projeto Peixe Boi) e praias semidesertas são outros atrativos de Rio Tinto.

Lugares relacionados:

0 comentários:

Postar um comentário