sexta-feira, 16 de junho de 2017

Mangaba: sabor da Paraíba



O pequeno fruto da mangabeira, árvore nativa do litoral nordestino cultivada de forma rústica - isto é com poucas técnicas de manejo -, é fonte de renda para centenas de famílias em comunidades e assentamentos litorâneos na Paraíba e em outros Estados da região Nordeste. De coloração predominantemente amarelada e com pigmentos em vermelho (quando já amadurecida), a mangaba possui um sabor marcante e aromático entre adocicado e o ácido, o que para muitos torna a sua degustação uma experiência única. Os índios já sabiam disso há muito tempo, tanto é que seu nome quer dizer "coisa boa de comer".

A mangaba é encontrada em tabuleiros na região litorânea de parte do Nordeste
A mangaba é consumida in-natura ou, como é mais apreciada, como um delicioso e refrescante suco, mas também pode ser encontrada como sorvete, coquetéis, doces, geleias e compotas. Além disso, a saborosa mangaba tem sido utilizada para fins medicinais e, por ser rica em fibras, vitaminas (vitamina A, Vitamina C, Vitamina B1 e B2) e minerais é também consumida como complemento alimentar.

Juntos, os municípios do Conde e de Pitimbu, no litoral sul paraibano, abrigam uma das maiores áreas de cultivo das mangabeiras e é comum observar os moradores locais venderem em pequenas bancas a produção do fruto, junto a outros produtos da agricultura familiar. Assim, ao consumir o fruto, seja comprando nas simples barraquinhas à beira da estrada ou se deliciando em um requintado restaurante, é provável que você esteja ajudando as famílias produtores a mantém esta atividade tradicional.


0 comentários:

Postar um comentário