quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Araruna (PB) e o turismo


Uma pequena cidade no curimataú paraibano, com aproximadamente 20 mil habitantes, com paisagens rurais exuberantes e pouco exploradas pelo turismo, que preserva parte de seus casarios antigos  e que, graças a sua localização e altimetria, apresenta características climáticas dos brejos (temperaturas mais amenas, especialmente a noite, em grande parte do ano) - essa é Araruna, cidade ainda pouco conhecida turisticamente, mas que buscado mostrar o seu valor e assim chamar a atenção de turistas e visitantes.

A cidade em si é mais visitada em períodos de eventos, como o São João na Serra, a Festa da Padroeira de Nossa Senhora da Conceição ou Araruna Moto Fest. O antigo mercado da cidade hoje acolhe um centro de atendimento aos visitante e oferece as honras aos turistas que querem conhecer um pouco da história dessa tradicional cidade. O equipamento (foto) está instalado ao lado da arborizada praça principal da cidade, que ainda hoje é local de encontro nos moradores - especialmente em dias de missa na igreja matriz - e de apresentações culturais locais.

Saindo de sua área central e indo ao encontro de seu espaço rural, é possível conhecer uma paisagem bucólica formada por fazendas, sítios e pequenas comunidades. Belas e imponentes árvores, um clima serrano e construções históricas como a fazenda Maquiné - uma das mais prósperas fazenda de algodão do passado do município. Infelizmente, ainda não há roteiros estruturados de visitação turista que promova os equipamentos e atrativos turísticos rurais o município, mas mesmo assim é possível conhecer e conversar com os moradores locais.

Não vamos esquecer ainda de seu ponto mais conhecido e visitado, o Parque Estadual da Pedra da Boca. Criada para resguardar o bioma caatinga e as feições formadas por um conjunto de rochas de suma importância do ponto de vista geológico, a unidade de conservação recebe praticantes de esportes de aventura e ecoturistas e são acompanhados, quando solicitados, por condutores locais e guias experientes de escalada. No entorno do parque é possível acampar e fazer as refeições em um singelo restaurante de propriedade dos moradores da comunidade local.

Araruna, em conjunto com outros municípios de sua região, tem trabalhado para tornar realidade a Rota Aventuras na Serra. Assim, é possível que nos próximos anos a visitação turística seja uma vertente mais bem articulada e aproveitada na cidade. Mesmo que o turismo ainda não esteja totalmente organizado no município é possível encontrar pontos de visitação e opções de hospedagem e alimentação.

Serviços:
- Hospedagem Afink - 83 3373- 1473.
- Araruna Hotel Pousada - 83 3373-1147.
- Pousada Rural Vale da Serra - 3373-1002.
- Camping do Seu Tico(Pedra da Boca) - 83 9 9967-5037.




As ruralidades do município de Araruna, PB.

Agradecimento: à Wellignton Rafael por ter sugerido o tema deste post.

0 comentários:

Postar um comentário