sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Paraíba do litoral ao sertão



Passamos quase 01 ano longe do blog, na verdade não exatamente longe, apenas não postamos, mas acompanhamos o desempenho deste, postamos esporadicamente em nossa fanpage, além de inserir as tags #pbem1000lugares e #Paraíbaem1000lugares no instagram. Durante estes meses continuamos a conhecer e a registrar pelas paisagens do nosso Estado e isto nos inspirou a continuar com este projeto. 

Litoral paraibano repleto de belos lugares a exemplo do farol do Cabo Branco - do alto da falésia do mesmo nome é possível observar o ponto mais oriental das Américas - a Ponta do Seixas.
Nas minhas últimas andanças pela Paraíba podemos ver como somos ricos de ambientes, atividades culturais e patrimônio histórico. O litoral abre as portas do Estado para o turismo, João Pessoa e a Costa do Conde juntos são os maiores destinos de sol e praia da Paraíba, suas praias de águas mornas em cores que variam do verde ao azul, como Cabo Branco, Coqueirinho e Tambaba, somados a rica gastronomia praiana encantam os moradores e também os turistas. 

No brejo, o clima mais ameno, o verde das matas de altitude, a produção da cachaça e da rapadura em engenhos e a arquitetura histórica de cidades como Areia e Bananeiras trazem de volta, ou ao menos tentam, os tempos de glória e apogeu do ciclo da cana-de-açúcar no Nordeste brasileiro e levam o turista em uma viagem ao passado.

Na borborema o maior destaque fica por conta da bela e moderna cidade de Campina Grande que com charme e inovação tornou-se referência no que tange a setores como tecnologia e eventos no interior da região Nordeste - não podemos esquecer dos trinta dias de festejos no parque do Povo durante o Maior São João do Mundo. 

No cariri, uma das áreas mais secas do estado, o desenvolvimento local é visto na perspectiva de incluir os pequenos produtores e empreendedores em atividades produtivas e o turismo e suas atividades conjuntas também são vistas como meios de gerar renda e visibilidade a cidades como Cabaceiras, Monteiro, São João do Cariri, Congo, entre outras, que articulam seu patrimônio natural (serras, vales, riachos, matas de caatinga) e sua cultura para atrair os visitantes. 
As regiões do cariri e sertão e seus lajedos, mares de pedra que parecem brotar do solo e se estende por km. Este ai fica na região do município de Cabaceiras, no cariri paraibano.

De modo semelhante, o sertão chega com seus atributos próprios como as tradições de seu povo aliado ao patrimônio natural representado pela geodiversidade e pelos sítios arquelógicos a exemplo do Pico do Jabre (Matureia), da Pedra do Tendó, Teixeira e do Vale dos Dinossauros, no município de Sousa, sem esquecer das festas populares como o São João de Patos e o carnaval de Cajazeiras, entre outras atrações.

E olha, isso é só uma pequena parte do que a Paraíba ainda tem a oferecer. Diante disso, apesar das riquezas de atrativos, apesar do grande número de manifestações culturais, apesar do grande potencial ecoturístico a Paraíba ainda é vista pelo seu litoral exuberante e pela seca que assola todo o interior (o que não é verdade). Há muito a conhecer e visitar no estado e temos o papel de levar um pouco disso para cada leitor.
Os contrastes e as belezas dos pontos turísticos e atrações da Paraíba. Praias, patrimônio geológico, matas preservadas, cultura, religiosidade e artesanato.



2 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo blog. Muito importante e que nos brinda com excelentes imagens e um breve informativo. Convido o idealizador do espaço á visitar e poder mostrar aos paraibanos, brasileiros e cidadãos do mundo em geral as belezas de Araruna, no curimataú do estado, município de região serrana, com casarões históricos, clima ameno e sobretudo o Parque Estadual da Pedra, local de beleza ímpar. Um grande abraço, gostei demais.

    ResponderExcluir