sábado, 27 de julho de 2013

É da Paraíba! A Turmalina da Paraíba para o mundo



O azul de nosso litoral não é o único a ser conhecido e apreciado pelo mundo afora. Em pleno semiárido paraibano, pedras raras e de coloração intensa surgem encravadas nas profundezas de um solo seco, onde a vida insiste em habitar.  São as famosas Turmalinas Azuis da Paraíba, que atualmente está em evidência graças a sua presença constante na trama das seis da rede Globo - 'Flor do Caribe'.

Encontrada pela primeira vez no município de São José da Batalha, na Paraíba, na década de 1980 por um minerador. Pela exclusividade, seu preço superou o do diamante, chegando a custar US$ 30 mil o quilate, contra US$ 25 mil da gema mais conhecida (diamante). Pouco tempo depois foi confirmado que as pedra encontradas eram formações únicas, o que movimentou o setor da mineração e estudiosos do setor - a tão bela joia rara encontrada em solo paraibano recebeu o nome de onde foi encontrada e foi sendo divulgada pelo mundo inteiro como uma das mais valiosas pedras preciosas do mundo.
Joalherias e Grifes como H. Stern, Dior e Channel são algumas que utilizaram a pedra para compor suas coleções e trabalhos. Além disso, a turmalina Paraíba segue ganhando destaque e ainda há espaço para muito mais. Em 2011 uma Turmalina de 191,87 quilates, conhecida como Ethereal Carolina Divine Paraíba, extraída em solo paraibano, entrou para o livro dos recordes (Guinness Book of World Records) como a maior Turmalina lapidada do mundo, o valor da pedra pode superar os 100 milhões de dólares no mercado internacional.
Turmalina Paraíba é utilizada nas mais diversas joias: colares, broches, braceletes, dentre outras.

Além das pedras azuis, descritas em tonalidades de azul-turquesa, azul-neon, azul esverdeado, azul safira, verde azulado, dentre outros,  as turmalinas encontradas no semiárido paraibano variam de coloração. A Turmalina Bicolor, por exemplo, possui duas colorações distintas, um verde intenso e vermelho. O exemplar desta pedra foi vendido por 1,3 dólares.


De acordo com dados do governo, a Paraíba é considerada a terceira potência brasileira na exploração mineração, sendo superada apenas pelos estados de Minas Gerais e Bahia, gerando renda para cerca de oito mil famílias. Minérios como Quartzo rosa, feldspato, água-marinha, lítio, mica, urânio e turmalina estão entre as principais pedras encontradas. Em 2011, somente a região do Seridó produzia 600 toneladas de minério. Apesar da grande importância econômica da atividade, ainda há precariedade no trabalho dos garimpeiros, que arriscam suas vidas em escavações abaixo da terra; e informalidade no setor ainda se faz como um obstáculo para o crescimento e a distribuição dos ganhos desta atividade para todos.

___É da Paraíba! é uma coluna especial do blog Paraíba em 1000 Lugares que traz o que é destaque da Paraíba em cenário local, nacional e internacional. Da PB para o mundo mostramos o que há de melhor da nossa culinária, gastronomia, design, lugares, enfim da nossa gente e da nossa terra. 
Fonte: Amsterdam Sauer, IstoÉ Dinheiro, blog das joias, Revista Notícias da Paraíba/Governo do Estado da Paraíba. Fotos: Internet.

0 comentários:

Postar um comentário