domingo, 25 de março de 2012

24. Lajedo de Pai Mateus, Cabaceiras


Eis aqui um dos lugares mais belos e únicos da nossa Paraíba e do Brasil. No coração do Cariri a aridez predomina, mas nem por isso a vida não insiste em continuar. É no ambiente de caatinga, sempre lembrado por distanciar, sufocar e reprimir, que o turismo vem sendo desenvolvido. Um fluxo constante de turistas são atraidos em busca da cultura, das paisagens e da simplicidade do povo do cariri - muito mais que seca, fome e miséria. É nesse cenário que encontramos o Lajedo de Pai Mateus, um ambiente de paisagens que encantam o visitante.

Mais que um conjunto geológico incomum, a área é cercada por mistérios e lendas. A ação do vento, do sol e da chuva (este último certamente em menor intensidade) esculpiu e moldou os afloramentos rochosos e intrigam muitos que ali visitam. As figuras rupestres feitas nas rochas são indícios de uma antiga civilização indígena que habitava a região em outras eras.



A vegetação da caatinga também nos traz espetáculos únicos. Não apenas de caules secos e espinhosos são formadas as plantas de lá. O cinza e o branco coexistem com uma cartela de cores infinitas. Não se surpreenda se você encontrar as flores do cariri - que resistem em um ambiente de altas temperaturas com beleza e graciosidade.
Talvez, o Lajedo de Pai Mateus seja uma das atrações mais conhecidas e visitadas por turistas, no entanto, o cariri ainda tem muito mais o que oferecer. Em breve postaremos novos lugares, fiquem ligados!

 

 Informações:

- Distância: João Pessoa - Cabaceiras: 180 km.
- O lajedo é uma área privada, portanto há cobrança de uma taxa de visitação. Há também um hotel que facilita para aqueles que querem pernoitar próximo (não conheço a qualidade dos serviços, mas já ouvi falar que é uma boa opção).
- É claro que você deve também dá uma passada na sede do município de Cabaceiras - a Roliúde Nordestina e em outras cidades da região como Monteiro e Serra Branca para apreciar a gastronomia local como o bode e a carne de sol. 



Pôr-do-sol no Lajedo de Pai Mateus

0 comentários:

Postar um comentário