domingo, 15 de fevereiro de 2015

As belezas do interior da Paraíba

Devido as belezas naturais da costa nordestina, o turismo de sol e praia na região vem sendo fomentado há no mínimo trinta anos. Hotéis, resorts, parques aquáticos, condomínios de segunda residência, dentre outros equipamentos e atrações formam uma oferta turística bem desenvolvida em grande parte o litoral nordestino. Mas nem por isso o interior do nordeste deve ser esquecido ou menosprezado enquanto destino turístico, muito pelo contrário, as paisagens e a cultura do povo sertajeno e caririzeiro chamam a atenção e despertam para um Brasil ainda pouco explorado no roteiro turístico nacional.

E falando no contexto paraibano há também muito do que vivenciar da cultura, das paisagens, das histórias, do patrimônio e da natureza do interior da Paraíba. Certamente este post trará apenas pouco do que o interior do estado tem a oferecer, mas que será o suficiente para que você considere as belezas do interior paraibano em seu próximo roteiro.

Brejo, borborema, cariri e sertão... cada um com suas características, suas vocações e cenários. Tem calor, mas também tem um friozinho bom; tem o cinza da caatinga seca, e também o verde das matas de altitude; tem religiosidade e festejos; água e aridez; suor e lágrimas. Sim, é uma Paraíba de contrastes e este é o seu maior valor. 

Uma das regiões mais áridas do Brasil, o cariri paraibano, registramos um dos momentos mais esperados: a chuva. É possível observar as nuvens carregadas no céu, o sol querendo reaparecer e o fio de esperança que é a água que escorre no lajedo.



As belezas da caatinga e a imensidão dos lajedos de pedra do Cariri. Este é um dos pontos mais conhecidos e visitados do interior - o lajedo de pai Mateus no município de Cabaceiras. Um por do sol incrível.


O patrimônio geológico do interior da Paraíba impressiona qualquer leigo ou pesquisador que passe pela região. Não é para menos são muitas formações esculpidas pelo vento, pela água e pelo sol. Na foto observa-se a Serra de Teixeira, de cima da Pedra do Tendó, município de Teixeira, uma das maiores formações do tipo do Estado. Um belo por do sol que contrasta com o fogo e a fumaça da caatinga em chamas. 


A vegetação da caatinga chama a atenção - espinhosa, seca, rasteira. É também de uma beleza singular e singela, as flores da caatinga, como desta cactácea, são tidas como representações da sua força e de sua resistência.

Não são só as belezas naturais que chamam a atenção, Campina Grande, a segunda maior cidade do interior do Estado, é referência tecnológica e em inovação. Além disso, suas paisagens construídas também chamam a atenção, como o açude velho, antigo reservatório que abastecia a cidade. Muitos moradores caminham às margens do açude velho e tem este visual todos os dias.

Falou em friozinho, falou no brejo paraibano que tem em Areia seu principal expoente. Patrimônio cultural do país através do tombamento de seu centro histórico junto ao IPHAN, a cidade vem, aos poucos, atraindo os olhares dos turistas e da mídia especializada. E atributos não faltam para que ela possa, cada vez mais, conquistar o posto de um dos maiores destinos turísticos da Paraíba e do interior do Nordeste - terra do Pintor Pedro Américo, do primeiro teatro da Paraíba, o Theatro Minerva, do tradicional colégio Santa Rita, da comunidade de Chão de Jardim, dos casarões, dos engenhos, da cachaça e da rapadura. Sem falar dos eventos turísticos como o roteiro Caminhos do Frio, do Brega Areia e do festival de inverno.


-----------------------------
Atenção: As fotos e imagens contidas nestes blog são de uso exclusivo do mesmo, não sendo permitida a reprodução parcial ou total sem autorização de seu criador e editor, bem como seus textos. Autorizações  para uso sem fins comerciais podem ser feitas através do e-mail turis.rafael@gmail.com.br
continue reading As belezas do interior da Paraíba

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Paraíba do litoral ao sertão



Passamos quase 01 ano longe do blog, na verdade não exatamente longe, apenas não postamos, mas acompanhamos o desempenho deste, postamos esporadicamente em nossa fanpage, além de inserir as tags #pbem1000lugares e #Paraíbaem1000lugares no instagram. Durante estes meses continuamos a conhecer e a registrar pelas paisagens do nosso Estado e isto nos inspirou a continuar com este projeto. 

Litoral paraibano repleto de belos lugares a exemplo do farol do Cabo Branco - do alto da falésia do mesmo nome é possível observar o ponto mais oriental das Américas - a Ponta do Seixas.
Nas minhas últimas andanças pela Paraíba podemos ver como somos ricos de ambientes, atividades culturais e patrimônio histórico. O litoral abre as portas do Estado para o turismo, João Pessoa e a Costa do Conde juntos são os maiores destinos de sol e praia da Paraíba, suas praias de águas mornas em cores que variam do verde ao azul, como Cabo Branco, Coqueirinho e Tambaba, somados a rica gastronomia praiana encantam os moradores e também os turistas. 

No brejo, o clima mais ameno, o verde das matas de altitude, a produção da cachaça e da rapadura em engenhos e a arquitetura histórica de cidades como Areia e Bananeiras trazem de volta, ou ao menos tentam, os tempos de glória e apogeu do ciclo da cana-de-açúcar no Nordeste brasileiro e levam o turista em uma viagem ao passado.

Na borborema o maior destaque fica por conta da bela e moderna cidade de Campina Grande que com charme e inovação tornou-se referência no que tange a setores como tecnologia e eventos no interior da região Nordeste - não podemos esquecer dos trinta dias de festejos no parque do Povo durante o Maior São João do Mundo. 

No cariri, uma das áreas mais secas do estado, o desenvolvimento local é visto na perspectiva de incluir os pequenos produtores e empreendedores em atividades produtivas e o turismo e suas atividades conjuntas também são vistas como meios de gerar renda e visibilidade a cidades como Cabaceiras, Monteiro, São João do Cariri, Congo, entre outras, que articulam seu patrimônio natural (serras, vales, riachos, matas de caatinga) e sua cultura para atrair os visitantes. 
As regiões do cariri e sertão e seus lajedos, mares de pedra que parecem brotar do solo e se estende por km. Este ai fica na região do município de Cabaceiras, no cariri paraibano.

De modo semelhante, o sertão chega com seus atributos próprios como as tradições de seu povo aliado ao patrimônio natural representado pela geodiversidade e pelos sítios arquelógicos a exemplo do Pico do Jabre (Matureia), da Pedra do Tendó, Teixeira e do Vale dos Dinossauros, no município de Sousa, sem esquecer das festas populares como o São João de Patos e o carnaval de Cajazeiras, entre outras atrações.

E olha, isso é só uma pequena parte do que a Paraíba ainda tem a oferecer. Diante disso, apesar das riquezas de atrativos, apesar do grande número de manifestações culturais, apesar do grande potencial ecoturístico a Paraíba ainda é vista pelo seu litoral exuberante e pela seca que assola todo o interior (o que não é verdade). Há muito a conhecer e visitar no estado e temos o papel de levar um pouco disso para cada leitor.
Os contrastes e as belezas dos pontos turísticos e atrações da Paraíba. Praias, patrimônio geológico, matas preservadas, cultura, religiosidade e artesanato.



continue reading Paraíba do litoral ao sertão