domingo, 23 de outubro de 2011

8. Estátua de Frei Damião, Guarabira, PB


Estátua de Frei Damião: uma das maiores estátuas do Brasil.
Foto: Zanine Tomé.
O Santuário de Frei Damião, localizado na rainha do Brejo - a cidade de Guarabira, é um local de peregrinação e fé dedicado ao frade Capuchinho mais conhecido do Nordeste. Fundado em 2004, o local atrai centenas de visitantes nos finais de semana, geralmente pessoas humildes, que tem em Frei Damião um dos símbolos da religiosidade e bondade.


O local conta um pouco da história do 'Missionário do Nordeste' através de objetos pessoais, escritos, imagens e relatos de fé e de cura. A Estátua, construída no alto de uma serra, é uma das maiores já construídas no país e pode ser contemplada dos vários pontos da cidade e até em cidades próximas. Fiéis mais fervorosos sobem a pé a colina até chegar a imagem do beato do nordeste, passando neste caminho por representações artísticas que remetem as estações da via sacra e um imponente cruzeiro.


 
Sobre o Frei Damião:
O frade de origem italiana veio à região nordeste do Brasil para cumprir com sua missão de evangelizar. Ficou conhecido por suas histórias, sua simplicidade e por suas missões que percorreram grande parte do Nordeste, incluindo várias visitas à Paraíba, ajudando a curar pela fé o sofrimento do povo e a disseminar e evangelizar as pessoas em praças, ruas e igrejas. Muito debilitado, faleceu em 1997, aos 98 anos de idade, sua morte foi motivo de grande comoção popular e até hoje permanece vivo no imaginário e crença popular no Nordeste.

continue reading 8. Estátua de Frei Damião, Guarabira, PB

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

7. Gargaú, Santa Rita, PB

Por-do-sol na zona rural de Santa Rita.
A zona rural do município de Santa Rita possui tesouros quase perdidos em meio resquícios de mata atlântica, grutas, riachos, pequenas comunidades tradicionais e grandes áreas de cultivo da cana-de-açúcar e abacaxi. Esta região apresenta construções importantes da época da colonização da Paraíba, como igrejas seculares, capelas e engenhos, alguns em ruínas. Infelizmente, não há roteiros formatados pelas agências de receptivo para esta área e há dificuldades de acesso e sinalização.
Igreja de Nossa Senhora de Santana de Gargaú.
ONDE? Comunidade rural de Gargaú, Santa Rita, PB. O acesso se dá através da BR-101, sentido João Pessoa - Natal, seguindo após a antiga manzuá em Santa Rita entrando após a passagem da pista por dois morros. Estrada parcialmente calçada, seguindo apróximadamente 5km. É o mesmo caminho para chegada à Forte Velho.

NÃO PERCA: Visitar ruínas das igrejas históricas rurais, como a Igreja de Sant'ana de Gargaú.

LUGAR RELACIONADO: Forte Velho, Santa Rita - PB.

continue reading 7. Gargaú, Santa Rita, PB

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

6. Fortaleza de Santa Catarina, Cabedelo, PB


Fortaleza de Santa Catarina
Responsável por salvaguardar o território paraibano de invasores, principalmente os holandeses, no período da colonização a Fortaleza de Santa Catarina é um dos marcos da colonização portuguesa no Estado e atualmente possui bom estado de conservação. No espaço do forte há uma capela, um pequeno museu com quadros, cartas náuticas e mapas antigos e canhões antigos.

A edificação está localizada no encontro do Rio Paraíba com o mar e possui uma bela vista para o pôr-do-sol e ainda é palco para alguns eventos sociais como festas de formaturas e casamentos. Também é utilizada para as apresentações da nau catarineta - uma manifestação folclórica que conta as desventuras dos tripulantes do navio Santo Antonio durante a longa travessia marítima de Olinda(PE) a Portugal.

Para quem quer fazer uma visita ao forte fique atento, é necessário taxa de visitação que contribui para a manutenção da fundação que administra a fortaleza e o passeio pode ser orientado por um condutor local.
 
ONDE? Fica no município de Cabedelo, próximo a João Pessoa.
NÃO PERCA: Para turistas o mais legal da Fortaleza é conhecer sua história e tirar boas fotografias. No final da tarde o pôr-do-sol encanta, mas se tiver pouco tempo na cidade prefira conhecer o pôr-do-sol da Praia do Jacaré.

Lugar relacionado: 37. Praia Formosa, Cabedelo.
continue reading 6. Fortaleza de Santa Catarina, Cabedelo, PB

sábado, 15 de outubro de 2011

5. Bananeiras (Centro)

Bananeiras: praça central durante o período junino.
Uma cidadezinha que acho linda e agradável e que está, aos poucos, se preparando para o recebimento do turismo. Bananeiras, localizada no brejo paraibano, faz parte do roteiro Caminho dos Engenhos, é uma das cidades mais acolhedoras do interior do estado, possui uma rede hoteleira em formação (hotéis e pousadas, além dos condomínios fechados que também são utilizados por aqueles que visitam o município), presença de condutores locais e de um centro de visitação. Possui ainda, trilhas ecoturísticas, como as trilha da reserva Goiamunduba e da Área de Proteção Ambiental Cachoeira do Roncador - duas unidades de conservação existentes no município.

Por ser uma região de serra a cidade possui duas grandes características: a geogragia e o clima. Bananeiras possui um terreno bastante acidentado, com existências de muitas ladeiras, também é conhecida por sua temperatura amena durante o inverno. Durante este período a cidade, assim como outros municípios do brejo registram as temperaturas mais baixas da Paraíba (chegando a cerca de 12ºC entre julho e agosto). Por falar em frio, a cidade recebe a rota cultural Caminhos do Frio, que aquece o município durante a última semana do mês de julho e é considerado o principal evento turístico do breijo paraibano, envolvendo 6 municípios. Com apresentações culturais, festival gastronômico e oficinas de arte Bananeiras recebe muitos turistas interessados em curtir o frio da serra e as atrações.

Não podemos esquecer que durante o mês de junho ocorre a tradicional festa de São João, conhecida como "O Maior São João Pé-de-Serra do Mundo", três dias ao som do tradicional forró pé-de-serra na praça principal da cidade (foto). Bananeiras tem muito mais a ser conhecido, mas isso já é assunto para outros posts, aguardem!

ONDE? cidade de Bananeiras.
ACESSO: Anel do Brejo
HOSPEDAGEM:  Pousada da Estação (Centro), Serra Golf (Centro), Eco Spazzio Tropical (próximo a UFPB - mais afastado da cidade), Hotel Fazenda Vale do Paraíso (área mais afastada da cidade) ou ainda nos condomínios fechados que a cidade dispõe.
NÃO PERCA: Provar a Peteca, doce a base de banana, sorvete de creme e mel de engenho. Conhecer as demais cidades que formam o brejo paraibano como Areia, Pirpirituba, Serraria, Alagoa Grande, Solânea, dentre outras e conhecer o roteiro Caminho dos Engenhos.

São João
 São João de rua, na praça principal da cidade. Muito 'arrasta-pé' ao som do melhor forró pé-de-serra. O público em geral é formado por famílias da região e de Campina Grande e João Pessoa que procuram uma festa mais tranquila.
continue reading 5. Bananeiras (Centro)

domingo, 9 de outubro de 2011

4. Praia de Tambaú (João Pessoa, PB)



Praia de Tambaú: lugar de encontros e desencontros. Símbolo do turismo na Paraíba

Há cerca de 40 anos atrás a praia de Tambaú era apenas um distrito isolado do município de João Pessoa. A ligação entre a cidade e o Tambaú exigia grandes esforços. Lá existiam algumas vilas de pescadores e pessoas tidas como 'aventureiras', ou que preferiam o isolamento como o escritor José Américo, que residiu no agora bairro do Cabo Branco.
Atualmente, é quase impossível pensar em uma Tambaú de outrora. O bairro se tornou um dos mais valorizados da cidade e é onde o processo de verticalização e turistificação se deu com mais voracidade.
Tambaú é o locus turístico da cidade de João Pessoa - encontro de turistas e moradores, hotéis e residências. O Hotel de mesmo nome deu brilho e modernidade ao bairro e observou silenciosamente o crescimento turístico de João Pessoa e foi um marco da hotelaria em todo o estado.
Tambaú do mercado de artesanato, do Busto de Tamandaré,  dos restaurantes, dos hotéis, dos receptivos, dos corais de Picãozinho, dos turístas e da própria João Pessoa.

ONDE? Praia de Tambaú, João Pessoa, PB.
QUE É? Praia urbana e principal área turística de João Pessoa, concentra os principais hotéis (Hotel Tambaú, Hotel Litoral Express, Pousada Tamandaré, Atlântico Praia Hotel, Hotel Caiçara  entre outros) e restaurantes (Famiglia Muccini, Mediterrâneo, Adega do Alfredo, Churrascaria Bastos, Lion Creperia, Toca do Caju, Emporio Café, Gulliver, entre outros).
ACESSOS: Av. Epitácio Pessoa ou Av. Rui Carneiro.


NÃO PERCA: São várias as dicas, mas o mais legal de Tambaú é o passeio no final da tarde pela calçadinha beira-mar. Há muitas pessoas caminhando e praticando esportes. Há a possibilidade de alugar patins e bicicleta para realizar uma caminhada mais longa entre Tambaú e Cabo Branco. Após a atividade a dica é sentar em um quiosque e tomar uma água de coco para repor as energias, vale também esperar pelo nascer da lua sentado nas áreias da praia. Outra opção é fazer um passeio de catamarã  (cerca de R$ 35,00) aos corais de picãozinho, passeio possível apenas quando a maré está baixa.
continue reading 4. Praia de Tambaú (João Pessoa, PB)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

3. Rio Miriri (Lucena, PB)

Lugar número 3: Rio Miriri
Belo visual na barra do rio Miriri no município de Lucena, litoral norte da Paraíba. O acesso se dá através da balsa que liga o município de Cabedelo (vizinho a João Pessoa) a praia de Costinha, no município de Lucena. Após a passagem pelas praias de Costinha, Fagundes, Praia do Holandês e Lucena (centro) temos uma área pouco habitada, onde prevalece o verde dos resquícios de mata atlântica e paredões de rocha sedimentar.

Para chegar até a barra do rio Miriri são cerca de 30 minutos de caminhada, a paisagem vai ficando cada vez mais deserta, aproveite para ver o verde, apreciar a imensidão do mar e o soprar dos ventos, que aliás, são intensos. Para chegar até o local da foto é necessário subir pelas falésias, o acesso é através de uma trilha que corta a mata, não é recomendado subir sem a presença de um condutor local ou pessoa que conheça a trilha.


ONDE? Lucena, PB.
QUE É? Rio Miriri.
ACESSOS: feito pelo centro de Lucena.
NÃO PERCA: É possível fazer uma caminha por uma trilha até as ruínas da Igreja de Bonsucesso.
continue reading 3. Rio Miriri (Lucena, PB)

sábado, 1 de outubro de 2011

2. Pirpirituba, PB

Lugar número 2: Pirpirituba, PB.
Legenda da foto:
ONDE? Pirpirituba, PB.
O QUE É? Igreja Matriz e Praça principal do município de Pirpirituba.
ACESSOS: Se dá através da BR-230.
NÃO PERCA: Percorrer o anel do brejo e conhecer as cidades próximas como Baneneiras, Areia e outros.

continue reading 2. Pirpirituba, PB